Coraçãozinho de frango no espeto

Um pacote de 500g de coraçãozinho de frango tem, mais ou menos, uns 40 corações. Estamos falando de 40 ex-frangos, que tiveram família, amigos, sentiram, amaram.. Toda vez que eu vejo um coraçãozinho de frango eu fico me perguntando... por qual galinha aquele frangote teria se apaixonado antes de ir pro espeto? Será que existe uma galinha triste, em alguma granja nesse mundão de Deus, botando ovo todo dia e sonhando com a volta do seu frango amado? Será??
A Rádio Atividade leva até vocês
Mais um programa da séria série
"Dedique uma canção a quem você ama"
Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta
Uma carta d'uma ouvinte que nos escreve
E assina com o singelo pseudônimo de
"Mariposa Apaixonada de Guadalupe"
Ela nos conta que no dia que seria
O dia do dia mais feliz de sua vida
Arlindo Orlando, seu noivo
Um caminhoneiro conhecido da pequena e
Pacata cidade de Miracema do Norte
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Oh! Arlindo Orlando volte
Onde quer que você se encontre
Volte para o seio de sua amada
Ela espera ver aquele caminhão voltando
De faróis baixos e pára-choque duro

Agora uma canção canta pra mim
Eu não quero ver você triste assim

Ei, ei, o que é isso? Isso aqui é blog de macho e a gente não tem dó de mandar neguinho pro espeto aqui, não!! Pode engolir esse choro e enxugar essa lágrima aí e vamos dar início à receita: coraçãozinho de frango na grelha.

Antes de assar, você tem que limpar os coraçõezinhos. Prepare-se para uma das coisas mais nojentas que um churrasco pode te proporcionar. Isso porque você nunca vai encontrar um lugar que os venda decentemente limpos. Nesta receita, vamos ilustrar uma bandeja comum do Pão de Açúcar. Ou seja: tive que limpar.

Na granja, quando eles separam as partes do frango, geralmente arrancam o coração de qualquer jeito, e junto com ele vem todo tipo de tranqueira. O mais comum é o coração vir com artérias, o que dá um gosto ruim ao coração, caso sua preguiça te impeça de limpá-lo.


Dá uma olhada nesse coração de cima.
O primeiro que adivinhar que órgão é esse que veio anexo ganha um saco de vômito da Xuxa.

Nessa foto tem todo tipo de tranqueira. Alguns, como o penúltimo, tem uma membrana de gordura que o envolve, outros tem a artéria e tem até um fígado ou qualquer outra porra de brinde. Concordamos que não dá pra meter isso aí na grelha desse jeito, né?

Não tem outra saída: respire fundo e meta a mão na meleca. Tenha em mãos uma faca afiada, senão você acaba destruindo cada coração que limpar. Além disso, uma faca afiada vai te ajudar a acabar essa nojeira mais rápido.

O principal é fazer um corte bem no meio da gordurinha dele, tomando cuidado pra não tirá-la completamente. 


Mantenha um pouco da gordura, você vai precisar dela.


Olha eles aí. Nem parecem os 4 elementos do mal da primeira foto.

Se você tirar toda a gordura, o coração vai secar completamente, e aí ele fica uma borracha. Ao contrário do que parece, o coraçãozinho demora um tempo pra assar. Além disso, churrasco sem gordura é coisa de vegetariano, e esses aí a gente manda visitar o site da ana maria braga, que lá tem um hamburger vegetariano que é Oh! Uma merda!

Depois de limpos os coraçõezinhos, você tem que colocá-los no espeto. Se você for um mestre na arte do equilíbrio, pode deixá-los sobre a grelha, mas garanto que carvão não precisa de coraçãozinho pra viver.

Recomendo utilizar o espeto duplo, porque assa uma montanha de coraçõezinhos de uma vez. Isso é importante, porque coração costuma fazer sucesso no churrasco, e a galera come de monte.


Todo mundo no mesmo sentido. Uma dinastia inteira de frangos no seu espeto.

Uma vez cheio o espeto, manda pro fogo, de preferência no segundo andar, que fica a uns 30cm do fogo! E com a gordurinha pra cima. Primeiro porque a parte de baixo demora mesmo pra assar. Segundo porque a gordurinha derrete pra dentro do coração, dando um sabor muito bom. Terceiro, porque é sobre a gordurinha que você deve colocar o sal. Logo, ele também derrete pra dentro do coração.

Quando a parte de baixo começar a parecer mais marrom, e ter uma aparência mais "sequinha", é hora de virar e deixar a gordura pra baixo. O espeto duplo quebra um galhão nesse lance de virar. Depois de uma cervejinha, pode descer o coração mais pra perto do fogo, com a gordura pra baixo. 

Sirva e faça o mundo feliz. Coraçãozinho é o tipo da comida que faz sucesso com todo mundo. A menos que você conte a história do amor do frangote pela galinha do vizinho...

IPDA: marromeno R$4,00 um pacote com 500g. Metade das 500g são lixo que você tira dele quando limpa. Mas ainda sim é barato. 
Tempo de preparo: 2 brejas na cozinha, e 4 brejas na grelha.
Rendimento: 500g faz uns 40 ou 50 coraçõezinhos. Serve como aperitivo.

Comentários

  1. Cara apesar de ser palmeirense gostei muito do blog! Boas dicas temperadas com humor!
    Aproveito p/ mandar uma receita de pasta de alho, talvez você já saiba, mas é 'divino' e muito fácil de fazer.
    1-Coloque uns 4 dentes de alho no liquidificador, abrindo-os pela metade e tirando o miolinho, que dá aquele gosto forte;
    2-despeje um copo de leite integral junto com sal, orégano, salsinha, e outros temperos que goste, à gosto;
    3-ligue o liquidificador, deixe misturar bem vá jogando aos poucos óleo. Vai em média um copo de óleo, mas o segredo é ir jogando aos poucos, até ficar cremoso. Ponha em uma vasilha e leve a geladeira um pouco.
    Amigo, um pãozinho com esta pasta de alho na churrasqueira fica uma maravilha, além de poder ser usado direto na carne, na salada, onde quiser!
    Abraço
    Gabriel Peres

    ResponderExcluir
  2. Gabriel
    Po, valeu pela receita, vou experimentar sim. Eu já estava querendo abrir uma seção "receitas dos leitores" e vou começar com a sua. Darei os devidos créditos, claro.
    Me diga uma coisa: será que trocar o óleo por azeite não ficaria legal? Acho que vou experimentar assim...

    Eu só espero mesmo é que você não seja corintiano. Aí fica difícil elogiar a receita. haha

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Saudações alviverdes.
    Descobri por acaso o teu blog,e já indiquei para outros companheiros loucos por churrasco.
    Cara, eu sempre fazia os coraçãozinhos no mesmo sentido, e dava uma limpada por cima, mas não do jeito que vc "falou". Nunca tinha me ligado nisso, hehe. E aquele tempero de sempre: azeite, vinagre, salsinha, cebolinha, orégano, cebola. Tudo liquidificador e um tempão para pegar o tempero...
    Outro dia, Cha,ei uma galera da família aqui em casa, e fiz do jeito que li aqui. Tira TODA a sujeira, todos no mesmo sentido, e sal grosso. Cara, servi coxão mole, linguicinha fininha de 1ª, costelinha de porco, e um contra filé muito bonito, mas, o que fez sucesso, foi o coraçãozinho, e só Pink Floyd no som do carro.
    Valeu a dica!
    Um abraço palestrino, e muito Pink Floyd na radiola!

    ResponderExcluir
  4. Palestra na veia e rocknroll na mente, esse e o cara!!

    Fala Emerson, firmeza?

    Acho o coraçãozinho legal porque todo mundo gosta, e serve como um tiragosto bacana. Enquanto as carnes mais demoradas não saem, o coraçãozim vai quebrando o galho.

    Mas tem que limpar mesmo. Sinceramente, tenho um puta nojo daquelas artérias e outras cacas que vem junto.

    Valeu pela força aí, que legal que você curtiu o blog. Espero que possa ser útil nos seus churrascos mundo afora :-)

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Ontem fiz coraçãozinho no churrasco aqui em casa. Temperei no sábado, com limão, sal, alho, cebolinha verde,cebola de cabeça, azeite de oliva, óregano e cheiro verde. Deixei a noite toda e assei no almoço de domingo. Foi disputado a tapa"...hehe

    ResponderExcluir
  6. Olja só...

    Deve ter ficado legal sim... O coraçãozinho, quanto mais marinar, melhor. Ainda por cima no limão, azeite, orégano, cebola... Boa receita, vou experimentar

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Velho, eu sempre como o coração com toda a gordura, inclusive com o tubinho que vem na maioria deles.. delícia demais! tirar a gordura deixa ele pequeno e tira mto o sabor!

    ResponderExcluir
  8. Ah, camarada ig0rf

    lamento, mas discordo profundamente. a gordura até vai, mas aquela veia que vem junto é definitivamente, nojenta :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Como o coraçãozinho com tudo! Um dia desses minha esposa ficou de preparar o coraçãozinha, e para minha surpresa, ela decepou o coração, arracou tudo, ficou só a pontinha...quase matei ela!!!

    Danyllo Barbosa
    Imperatriz-Ma

    ResponderExcluir
  10. Danyllo

    Ah, gosto é gosto, né parceiro... eu não curto as arterias que vem junto, não...

    Só não mata a mulher, que isso aí dá problemão, amigo :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  11. Meu caro, cheguei aqui muito na coincidência, e fui lendo seus posts sensacionais. Direto, reto, prático, sem frescura e com um bom humor fora de série. Sem contar as ótimas dicas certamente vão melhorar muito meu churrasco. Para a leitura se tornar o churrasco perfeito, só faltou a carne e a cerveja! Vou voltar sempre. Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  12. Edmur, tudo bem, companheiro?

    Agradeço pelas palavras, fico feliz que tenha gostado dessas mal escritas linhas.

    Como diz o saco da padaria: aqui nós servimos mal pra servir de vez em quando :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  13. vou fazer um churrasco amanha, e sempre tive minhas duvidas de como assar o coração!brigado pelas dicas e espero que continues mandando mais! abraços

    ResponderExcluir
  14. Grande Rogerio

    Tomara que seu churrasco tenha sido um sucesso.. espero ter ajudado

    Grande abraço
    daniel

    ResponderExcluir
  15. Boa noite camarada.
    Adoro vosso blog. Sempre que eu faço coraçãozinho fica diferente... nem sempre bom, nunca tinha me dado ao trabalho de procurar uma receita...
    Irei esperimentar tuas dicas no próximo churas!
    Ah, sobre a arteria, eu tiro, mas é bem pratico pra se servir, tipo um palito natural :p
    Abraço.
    Guilherme Halal

    ResponderExcluir
  16. Fala Guilherme, tudo bem?

    Que bom que gosta do blog.. Mas nunca se esqueça de que o blog é NOSSO. Sempre digo pra todos os leitores que as melhores dicas e observações estão nos comentários. E isso é feito com a contribuição de vocês.

    Voltando ao coraçàozinho... eu tenho um certo nojo da artéria. Por isso eu tiro, e essa coisa de espetar todo mundo no mesmo sentido. Uma dica legal é usar shoyu pra temperar tb..

    Grande abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  17. PQP! Nunca comi um coraçãozinho tão macio e tão gostoso!
    Fiz tal qual o post. Super recomendado!
    Valeu, forte abraço
    Giilherme Halal

    ResponderExcluir
  18. Fala Guilherme, tudo bem?

    Que show que o coraçãozinho ficou bom..

    Valeu parceiro!!

    Abração
    Daniel

    ResponderExcluir
  19. Nessa receita vc usou so o sal como tempero né? Fica melhor assim sem utilizar aquele mundo de temperos ? Rsrs

    ResponderExcluir
  20. Nessa receita vc usou so o sal como tempero né? Fica melhor assim sem utilizar aquele mundo de temperos ? Rsrs

    ResponderExcluir
  21. Fala Ulisses, tudo bem?

    Neste caso eu utilizei apenas sal mesmo. Mas no caso do coraçãozinho, eu acho que outros temperos são válidos sim. Acho que aqui no blog tem uma receita com mostarda e shoyu, bem legal.

    Abração
    Daniel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.