Economize seu dinheiro. Não compre carne pré-temperada

Eu sempre achei que carne temperada era coisa da ana maria braga. E pra falar a verdade, eu sempre estive certo e continuo achando isso. Se você quer fazer um bom churrasco, compre a carne sem tempero e sem nada, meta sal grosso e manda pra brasa. Salvo uma carne ou outra, churrasco em geral é carne crua + sal grosso + brasa = alegria.

Pois olha a cilada em que eu me meti ontem... Voltando de uma reunião, parei no melhor Pão de Açúcar da região, pois havia combinado um churras com os amigos e sabia que viriam umas 15 pessoas em casa, pelo menos. É, aqui em casa os amigos são bem tratados, é só falar de churrasco que aparece todo mundo :-) 

Minha vontade era fazer uma ponta de agulha, porque o comentário do Roberto no post da costela me deu vontade de encher a peça de manteiga pra ver qual-é-qui-é. Além do inferno que foi pra parar o carro no PDA, não tinha nenhuma pecinha de ponta de agulha. Só uma congelada, da Wessel, que parecia um espetáculo, mas não daria tempo de descongelar, e meter carne congelada na churraca é serviço porco.

Fazendo um adendo a respeito do timing: churrasco tem que demorar, parceiro. O legal é levar horas churrasqueando e enchendo a cara, não é como um jantar. Diante disso, é burrada encher o bucho da galera de uma vez, porque você mata o churras cedo. E é burrada também demorar pra sair carne, porque o povo fica com fome. Então você tem que comprar carnes que ficam prontas rapidinho, como fraldinha ou picanha, por exemplo. E carnes que demoram, como a ponta de agulha ou o cupim. Assim o pessoal sacia a fome com as carnes rápidas, e as demoradas vêm pra galera se lambuzar. O pessoal come o tempo todo sem se empanturrar.

Ok, adendo feito, estava eu no PDA procurando carnes pro segundo tempo. Ponta de agulha não tinha, então pensei num cupim. Cupim não tinha também. Chupa essa manga, Abílio Diniz: Eu estava no melhor pão de açúcar da região de moema, numa sexta feira às 18:30 e não tinha carne boa pra churrasco? Gol do paraguay hein parceiro!!

O único cupim que tinha lá era um daqueles pré-temperados, numa bela embalagem, onde vinha escrito: "Cupim ao alho". Pô, parece promissor, não? Levei, paguei 10,58 uma peça que devia ter 1kg. Uma excelente oportunidade aos olhos de qualquer incauto. Até eu caí nessa.

Cheguei em casa e comecei os preparativos, antes que o pessoal chegasse. Quando abri a embalagem, um cheiro delicioso. Até alí, estava diante dos 10,58 mais bem gastos do mundo.  Como todo bom cupim, segui o script: o boizim foi devidamente embrulhado e levado ao lugar mais alto da churraca, e ali permaneceu durante algumas horas. 

Na hora de abrir o celofane, a decepção. O cheiro já não era aqueeeeele, e a cor do cupim já não era mais aquela beleza. Até aí ok, porque o cupim sai cinza do celofane mesmo. Mas o cheiro me estranhou, porque ao abrir o celofane o cupim cheira bem demais. Esse não, cheiro de nada. 

Cortei a carne, e cautelosamente experimentei o primeiro pedaço. E sabe como tava? Macio, sinal que ele foi preparado direito. E o gosto? Meio amargo, esquisito demais, um lixo. Gosto de tudo, menos de carne. Nem servi. Foi pro lixo. Não dei nem pro cachorro. E olha que o dog de casa é um vira-latas hein!

Essas carnes temperadas são tão cheias de conservantes, aromas artificiais e o escambau que acabam perdendo o sabor da carne e só servem a quem não sabe de churrasco. Ou seja, a cor era rosinha e linda, e o cheiro era delicioso devido à quantidade imensa de quimica misturada na carne. Funcionava bem na prateleira do mercado, mas na hora que o fogo come as máscaras caem*. O famoso gato por lebre.

* Bial, explica essa pra gente

Daqui pra frente, se você se deparar aquela embalagem linda, com uma peça de carne suculenta e rosada dentro dela, corra longe. Embora eu seja adepto do carne/sal/brasa, dou uma dica que me fez custar 10,50: se quiser temperar a carne, faça isso em casa. Pelo menos você sabe o que tem dentro. 

Comentários

  1. Parabéns pelo teu blog índio velho!!
    Churrasco é isso, quanto menos viadagem melhor.
    Ou se triunfa, ou se naufraga!!
    Abç
    Carlos Sá

    ResponderExcluir
  2. Valeu Carlos!
    É isso aí, quem gosta de boiolagem, vai no site da ana maria braga. hahahahaha
    Se tiver alguma receita aí na manga, joga pra cá que a gente publica!
    Valeu a força, parceiro!

    ResponderExcluir
  3. Para receita de coração, coloco um tempero chamado "Harmonix-F" da Ajinomoto (já tem sal), meio na orelhada, deixo descansando por 30 minutos. Aí coloco orégano, um pouco de azeite (se possível, um decente, não economiza - ECONOMIA É A BASE DA PORCARIA!!), shoyo, e o que mais a pessoa queira. Logicamente, que já foram cortadas as veias e tals. Coloca em espeto fino decentemente, e coloca (polvilha) farinha de mandioca e manda prá churrasqueira. A farinha não deixa ressecar o coraçãozinho. Olha, é de engraxar o bigode (que tem lógico).
    Um abç
    Carlos Sá

    ResponderExcluir
  4. Outra de coraçãozinho (já fiz tb, e deu legal).
    Entremeia entre cada coraçãozinho, um pedaço de bacon, equivalente ao tamanho do coração. Coloca sal fino na gordura do coração, levando em consideração que o bacon já é salgado. Espeta (o espeto fica legal prá caramba, um coraçãzinho e um bacon, e assim por diante)e manda pra churrasqueira. E toma-lhe breja!! Só de olho prá não passar do ponto.

    Carlos Sá

    ResponderExcluir
  5. Carlos
    Muito rica a sua participação por aqui. No próximo churrasco, vou experimentar a sua receita, e publicar no blog. Com o seu crédito claro. E adorei a expressão "de engraxar o bigode". Genial! Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Pode mandar bala!!
    Essas duas receitas sempre dão certo, criançada e os marmanjos gostam adoidado. Tanto a da farinha de mandioca quanto a do bacon, é sucesso garantido.
    **O tempero chamado HARMONIX-F, é encontrado em lojas especializadas em produtos para açougue. Pode ser usado até nos drummets e similares. Me deram essa dica, já usei várias vezes, fica porreta!!

    Abç

    Carlos

    ResponderExcluir
  7. Daniel, teu blog é sensacional. E eu respeito mais as pessoas que gostam de comer Cupim, que é minha carne de churrasco preferida. Um abraço, valeu!

    ResponderExcluir
  8. Po Nandico, brigadao pelas palavras. Fico mega feliz de ver que não sou só eu que curto contar minhas experiências, é super rico saber que outros também compartilham no mesmo sentido. Me conta ae: como vc costuma preparar o cupim? Eu estou pra fazer um marinado no vinho branco muito legal.. Se você der alguma dica eu preparo e ponho seus créditos.

    Valeu man!!

    ResponderExcluir
  9. Mas q babacas, o q tem a ver tempero com masculinidade, esse negocio de macho q eh macho sinceramente eh bem suspeito, afffffffffffffff

    ResponderExcluir
  10. Vamo lá, senta aí que eu vou te explicar como é que funciona.

    Ja ouviu uma piada de português? E de argentino? E do joãozinho? Então, reflete um pouco que a gente já chega a uma conclusão.
    Isso fez com que todos os portugueses ficassem burros, os argentinos picaretas e.. esse joaozinho existe? Nããããooooo

    Isso se chama PIADA, compana. E a capacidade de rir é uma das características que nos diferenciam dos animais, junto com a capacidade de utilizar instrumentos.

    Logo, as coisas são escritas neste blog com o intuito de ficarem engraçadas. Se você não achou graça, ok. Acontece, posso não ter conseguido agradar ao seu senso de humor. Isso acontece, zero problema.

    Se eu realmente comparasse tempero com masculinidade, jogava o vidro de orégano na privada!

    Falando em tempero.. não tá faltando uma maracujina aí?

    Abração
    Daniel Rodrigues, o babaca temperofóbico :-)

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Concordo plenamente, a quantidade de sódio, conservantes, corantes entre outros aditivos, só confirma o que todos sabemos, nada substitui um bom tempero caseiro e uma carne fresquinha! Também ja cai nessa, carne pré temperada nunca maissss

    ResponderExcluir
  12. Fala!!

    Pois é, o problema é que essas carnes temperadas são um convite àqueles que não manjam muito de churrasco. Aí o cara acha que não sabe fazer e compra esses lixos pra garantir. Mal sabem eles que nada fica melhor do qeu uma picanhinha, e essa aí não tem como errar..

    Valeu a participação!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse blog. Vc realmente entende de churrasco!!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  14. Nossa, nem sei como agradecer quando recebo um elogio de alguem que assina como.... CHOPP

    Isso é emoção demais pra um pobre churrasqueiro :-)

    Aliás, sempre que tem link nas assinaturas das pessoas, eu clico pra ver se tem blog, como é, etc.. E cliquei no Chopp.

    Muito legal o teu site, muito bem feito, bonito, cheio de informações, etc. Adoramos chopp. Parabéns voce!! hehe

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.