Espetinho de contra filé

Eu sou paulista. E tenho uma constatação a fazer: paulista é mesmo um povo sacaneado Brasil afora. No país todo, as mulheres andam no banco de trás do carro, mas quando isso acontece, sempre tem um pra chamar de "carro de paulista". Fogo, viu. O brasileiro, esse fanfarrão, sacaneia do nosso sotaque, diz que a gente fala "orra, meu". Mentira, a gente não fala assim, não. Aí vem o Faustão, aquele babacaço mega-chato de todo domingo e fala na TV: "Oooooorra meu, ô loco!". Pãtz, aí não tem jeito.. A gente acaba virando personagem do Caceta & Planeta, do Hermes e Renato, da revista Mad e, se vacilar, até da Turma do Didi.

Pois hoje este blog mergulha de cabeça na paulicéia pra falar de um tipo de churrasco tipicamente nosso: O espetinho. 

É, além dos carros, do maldito apresentador dominical e do sotaque, dizem por aí que churrasco de espetinho também é coisa de paulista. E nós vamos provar pra esse país inteiro que a gente pode fazer um simples espetinho surpreender gaúcho, mineiro, grego e troiano. 

Observação de cunho pessoal e instransferível: Pensando pelo lado churrasquístico da coisa, eu queria mesmo era morar no pantanal, que nem na novela. O cara acorda, abre a porta do quintal e encontra 3 mil cabeças de gado. Arreia o cavalo, escolhe uma, mata e corta. Faz um tapete com a pele, um berrante com o chifre, uma garrafa de pinga com a pata, um espanador com o rabo, separa cuidadosamente o contra-filé e ainda sobram 800 kg de carne. 

Seria legal, mas eu não sou de lá. Carne, aqui, só no açougue. E se você também não tá no pantanal, seu pai não tem um avião, seu quintal não vai até o horizonte e o tudo o que você sabe de lá é que a Juma Marruá vira onça e dá um puta trabalho quando isso acontece , dirija-se até o açougue mais próximo e peça 1kg de contra-filé cortado em bifes bem grossos, de 2 dedos de espesura. 

Vamos à receita. Como espeto, utilizei aqueles de bambu que vende no supermercado. Mas você pode arrepiar na criatividade e espetar no palito de dente, vareta de pipa, antena de carro, qualquer coisa. 

Corte o contra-filé em cubinhos, pouco maiores do que um dado do Banco Imobiliário. Se você teve infância, sabe do que eu tou falando. A carne já está em bife mesmo, fica fácil cortar em cubinhos. Se der, limpe a gordura, que às vezes vem cheia de nervos, que endurecem com o calor. Na hora de comprar o bifão, escolha uma peça mais limpinha que não dá erro.

Arruma uma cebola grande. Descasca ela. Corta em 4 pedaços e vai desmontando ela. Esses pedaços que ficam você vai utilizar pra montar o espeto.

Tenha em mãos um punhado de um tal tomate-cereja, que chamaremos, pois, de tomate-cer(v)eja. Acho que fica mais bacana, faz parte do nosso estilo. O tomate-cer(v)eja é um tomatinho do playmobil, bem pequeno, do tamanho de uma bola de gude. Putz, a ana maria braga vai lavar a égua se souber que fiz churrasco com uma fruta.  Bom, corte os tomates-cer(v)eja no meio. Isso vai fazer todo o sentido na hora de montar o espeto, e você vai entender porque o escriba deste pergaminho lançou mão de tão controverso ingrediente.

Jogue todo mundo: a carne em cubos, a cebola desmontada e os tomates pela metade dentro de um pote grande. Não esqueça que você tem 1kg de carne e você vai ter que mexer, então o pote tem que ser grande. Joga lá dentro aproximadamente uma xícara de café de um bom azeite. Já falamos que o azeite vem da oliva, que vem da oliveira, que deu a Luma de Oliveira, e não precisamos mais falar disso, ok?


Taí todo mundo querendo ir pra grelha. Mistura tudo e espeta. simples assim.

Uma vez o azeite lá, é a vez do orégano. Jogue-o no pote, juntoda carne, da cebola, do tomate-cer(v)eja e do azeite. Não precisa por muito, é como se você estivesse temperando um sanduíche. 

Ponha sal com a cautela que Deus lhe deu. Utilizei sal fino, mas acho que com sal grosso deve funcionar bem.

Agora vem o pulo do gato: Jogue, sobre tudo o que já tá lá dentro, mostarda escura. Pra se certificar, gaste um real a mais e compre uma mostarda de qualidade. Quanto melhores os seus ingredientes, melhor fica a comida, naturalmente. Jogue com parcimônia, já que a mostarda preta tem um sabor forte.

Com uma colher de pau, misture tudo. O cheiro que vai subir vai te enlouquecer, mas não se esqueça: ainda não é a hora de comer a carne, convém assá-la primeiro.

Bom, passado isto, chegou a hora de montar os espetos. É como brincar de Lego, só que suja a mão e você come depois. Espete na sequencia: cebola, carne, tomate, cebola. O tomate, cortado ao meio, deve ficar com o lado aberto diretamente encostado na carne. Isso tem um  porquê: o tomate pegou o tempeiro no meio dele. O tomate perde água quando aquecido. Essa água vai direto pra carne. Já imaginou o que acontece, né?




O espeto ainda fica estiloso, as gatas piram!

Fiz 1kg de espetos aqui e consegui fazer 2 churrascos. Uma das coisas que notei, é que o legal é colocar os espetinhos perto do fogo forte, e virar sempre pra assar por igual. Quando a carne ficar branca e nitidamente molhada, já tá legal pra comer. Não deixe passar, porque a carne seca e não fica tão batuta. 


Um quilo de contra-filé deu tudo isso de espeto.

Na hora de servir, faça como quiser. Tire dos espetos e sirva tudo separado, um espeto pra cada um, pouco importa. O que vale mesmo é que essa carne fica saborosíssima, e muito cheirosa. E fica pronta rapidão, no caso de receber um monte de gente em casa, você pode perder um tempo preparando antes, mas sai rápido e todo mundo adora.

Experimenta, faz esse espeto. Depois quero ver quem é que vai sacanear o nosso sotaque. Orra, meu!!

Custo: 13 cruzeiros o quilo de contra-filé, 2,50 os tomates e o resto é irrisório.
Rendimento: Uns 10 espetinhos, que alimentam 5 cabras da peste.
Tempo de preparo: 3 latinhas na cozinha, uma na churraca.

Comentários

  1. Magistral, o espetinho. Talvez eu debatesse se o espetinho é paulistano mesmo ou carioca, já que aqui no Rio as grelhas com churrasquinho de gato já equivalem ao acarajé em Salvador. Mas diante de uma receita que leva tomate-cereja, para quê teimar? Parabéns pelo excelente blog, espero experimentar em breve a fórmula dos espetinhos (ainda por cima, creio que gastam menos carvão e tomam menos espaço)

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, beleza?

    Cara, eu não quis ficar fazendo muito barulho pra essa receita, porque muita gente torce o nariz pra espetinho, e principalmente pra contra-filé. Mas já que você tocou no assunto, posso te garantir: essa está entre as 5 melhores carnes que eu já fiz. Fica animal, você vai ver: enquanto estiver preparando, vai ter que se controlar pra não lamber as mãos. Fiz no sábado aqui em casa, teve gente roubando espeto cru pra comer, e isso não é mentira. (Van, se manifesta ae).
    Pode fazer, ela economiza carvão, sai rapidinho, não tem como errar.. só dá trabalho montar o espeto. demora um pouco na cozinha.
    Na ultima vez utilizei um tomate chamado tomate pepper, que é igual ao cereja só que menorzinho. Funciona tão bem quanto.

    Boa sorte, depois conta aqui como ficou.

    E obrigado pelos elogios. Sei que é tudo mentira, mas a gente fica feliz do mesmo jeito :-)
    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. E aí Daniel? O pessoal gosta de torcer o focinho prá tudo normalmente. Espetinho (qq. carne), coraçãozinho etc etc.
    O infeliz costuma cagar lei com afirmações do tipo:
    - Ah! Isso é comida de criança! Quero carne decente.
    Até a hora que fica pronto. Neguinho que comer até o espetinho de pau.
    Portanto, espetinho sempre!
    Sem choro e lamentações!
    Abç
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Fala Carlão!
    Então, na verdade isso tem um motivo. É que quando se fala de espetinho, geralmente pensamos no espetinho mimi e outros prontos, que são mesmo um lixo. Mas esse aí, não... eu cortei a carne, temperei, preparei e demorou pra caray pra montar isso aí.. hehehe
    O que eu falo pra todo mundo que torce o nariz pro espetinho: a receita tá aí, faz e depois me conta. Duvido que alguém vai achar ruim.
    Ontem, na hora que respondi ao comment do Gustavo, eu havia acabado de chegar do futebol (é, eu jogo bola pra evitar a pança de breja e churrasco). Você acredita que veio gente falar no meio do jogo "po, aquele espetinho de sábado tava animal, hein". hehehehe
    Faz ae pra tua galera, você vai ver o sucesso que é.

    No mais, vc tem razão, é isso aí. Sem lamentação. Engole esse choro e segura as cueca que lá vem o espeto :-)

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Carlos

    Ainda em cima do teu comentário: engraçado como muita gente relaciona churrasco diretamente à picanha. "Ah, se não tem picanha não tem churrasco". Numa boa, tá certo que a picanha e um tesão, mas isso é opinião de quem não sabe fazer carne. Não que eu seja lá grandes merdas, mas uma coisa que eu acho legal é diversificar, conhecer maneiras de fazer carnes menos importantes ficarem legais. Esse contra-filé, por exemplo.

    Veio bem esse teu comentário da "comida de criança". Estou planejando um post sobre coisas assim, vai ser bom me lembrar disso.

    ResponderExcluir
  6. olá amigo, sou vendedora de espetinho, moro no interior da Bahia,adorei a sua idéia de espetinho, vou prová-la. Tenho uma receita pra te dar também: coloque no liquidificador alho,sal,cominho,coentro e calda de limão, bata tudo com um pouco d´água. coloque na carne e deixe um tempo para o tempero grudar.Quando for montar o espeto, ponha um cubinho de carne,um de bacon e um de cebola fica uma delícia! Espero que prove!

    ResponderExcluir
  7. Olha, que idéia legal!! Vou experimentar sim, com toda a certeza!! Já faz um tempão que eu estou querendo abrir uma nova sessão "receitas dos leitores" e agora já tenho receitas pra fazer! Só tem um probleminha: você não deixou o seu nome, como eu vou te dar os créditos pelo espetinho?
    Quanto ao espetinho de contra-filé.. Olha, eu espero, de coração, que ele te ajude a vender muitos e muitos espetinhos. Ele fica mesmo muito gostoso, espero que faça sucesso aí na Bahia.
    Ah, se precisar, pode contar comigo pra ajudar a montar os espetos, porque a Bahia é tudo de bom!!!!
    Boa sorte aí!

    ResponderExcluir
  8. Daninho, gostei da idéia do espetinho de bacon e do tempero, a receita parece ser sensacional, vamos fazer na semana que vem.
    abs,
    Daninho

    ResponderExcluir
  9. Este fez sucesso aqui no churras (acho que até mais do que a picanha - quase uma heresia).

    E olha que esqueci de temperar o tomate...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Alexandre

    É incrível ver como um contra-filé consegue desbancar outras carnes fodonas como a picanha, né? Parece heresia, mas eu não ligo muito pra esse lance de "endeusar" a picanha, como muita gente faz. Tem várias outras carnes baratíssimas que ficam 10x melhores que a picanha num churras. Experimenta a costela ponta de agulha pra vc ver.

    Caramba, sem temperar o tomate e ainda ficou bom? Eu costumo jogar o tomate no pote junto com os outros ingredientes e mexer todo mundo junto. Porque o tomate perde o líquido e as sementinhas no meio da mistura, e isso ajuda a ficar bom.

    Esse espeto aí é mesmo um dos prediletos da casa. E o preço dele é ridículo. Com 10 reais vc faz um monte de espetos.

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Cara!!!! Descobri seu blog na comunidade do orkut! Sensacional!!!! Era alguma coisa do tipo que eu procurava mesmo, principalmente o lance de utilizar varios tipos de carne. Vou ver se experimento alguma dessas receitas esse fds. Parabéns! Abraço

    ResponderExcluir
  12. Adriano

    Valeu pelo confete ae compana!!
    Acho bem legal fazer vários tipos de carne, sempre faço isso. Aí eu me sinto dono da churrascaria hahaha

    Boa sorte no teu churras ae man!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Tava passando saudade aki em 'merica d' norte, daqueles espetinhos que vendiam na rua ai. Vou tentar fazer los hoje. Obrigado.. Depois vou pesquisar receita pra moreninha, lol.. David em Michigan, USA

    ResponderExcluir
  14. Fala David
    Opa, sempre bom matar um pouquinho da saudade do Brasil, né?

    Se você descobrir uma receita pra moreninha, não esquece de mandar pra gente hein! :-)

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  15. Cara, gostei muito do jeito que vc escreve. Ainda não li todo esse post, mas concerteza vou ler. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Fala ThiSanti

    Valeu!! Tomara que, quando ler até o fim, você continue gostando :-)

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. legal esta tua receita. vou seguir estes passos.

    ResponderExcluir
  18. Nilton, beleza?

    Olha, minha opinião é suspeita, mas esse espetinho aí é uma das carnes mais legais que eu já fiz. Recomendo caprichar na mostarda preta.

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  19. O blog todo é de uma presença de espírito excelente. Com um tema como churrasco, não poderia ser diferente. Nada de cozinha sisuda ou gastronomia requintada: queremos é encher a cara comendo um bom churrasco com os amigos e cabou-se tudo!

    Abração e parabéns!

    ResponderExcluir
  20. hahahaha

    é isso aí, Denis, esse é o espírito.

    comer bem e encher o balde até acabar tudo :-)

    Abração e valeu a visita
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  21. Bah que churrasco legal che... aprovado!

    ResponderExcluir
  22. Valeu ae Gaucho (ou gaúcha)!!!

    Na tua terra se faz carne com propriedade. Se tu gostou da receita, fico lisonjeado.

    Valeu

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  23. Olá Amigo, fiz a sua receita, só não coloquei a mostarda preta, mas mesmo assim ficou ótimo. Valeu pela receita.

    ResponderExcluir
  24. Caro anonimo

    Que bom que gostou! Mas da próxima vez, recomendo colocar a mostarda. Faz uma bela diferença, viu!

    Valeu!!

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  25. Daniel, já fiz sua receita 2 vzs, e posso afirmar, eh simplesmente o melhor espetinho q ja comi na vida, e com certeza tá entre os 3 melhores churrascos q já provei.
    Sobre churrasco de contra file, experimenta fazer bifes com 2 a 3 dedos de largura e pra temperar vc pega uns dentinhos de alho e ramos de tomilho coloca no sal grosso e tempera a carne no momento de assar. fica otimo. Sal de um lado, qd comecar a sair o caldo na parte de cima vc vira e coloca sal do outro lado.

    ResponderExcluir
  26. ah daniel, tomilho fresco, sem preguiça com produtos desitratados , por favor né?

    ResponderExcluir
  27. Danilo, beleza?

    Po, que legal que você curtiu! Sabe que coincidência? Eu fiz essa receita hoje, novamente. Só que coloquei pimentão vermelho no lugar do tomate-cerveja. Cara, recomendo. Experimenta que você vai adorar!!

    Sobre o contra-filé, valeu pela dica. Sou fã de contra-filé, acho super saborosa. Nunca tinha imaginado colocar alho e tomilho, vou experimentar, sim!

    Valeu!!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  28. Que mostarda é esta? Já procurei em tudo que é canto e não acho. Ninguém viu, ninguém conhece. Encontrei uma em sementes, deve ter feito parte do estoque de Noé, o da Arca, e não tinha gosto de nada. É em bisnaga ou semente? Onde encontro?

    Rinaldo

    ResponderExcluir
  29. Rinaldo, beleza?

    Cara, é mostarda escura comum. Vai no mercado, tem aquela amarelinha de bisnaga, e tem uma marronzinha.

    Nada de muito chique, não. É essa aqui, de R$3,95 => http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catMolhoCondimento&subcategoria=catCatchupMostarda&idproduto=128568

    Aliás, se não encontrar, usa mostarda comum mesmo que funciona do mesmo jeito :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  30. Aí sim, começa a se desfazer o mistério da Mostarda.
    Rapaz posso te vender uma idéia? Nãããooo!!! Então vou te dar: Você tem talento pra escrita e muita coisa na cabeça, porque você não escreve um livro e publica? Vai ganhar dinheiro.
    Faz tempo que estou percurando um tempero pra churrasquinho de gato, que caia no meu paladar. Quase cheguei lá, depois me perdi nos temperos, com a empolgação de põe isto, põe aquilo. Vou precurar de novo a mostarda. Meus churrasquinhos de gato sempre com a cebola, tomate e o pimentão.
    Vi que você também está sofrendo prá baralho ultimamente. Eita time que não vai nem com muita reza e macumba. Sem um 9 não dá. Hoje vai ser aquele sofrimento. 1 ponto vai ser demais...
    Bom jogo hoje.

    Rinaldo

    ResponderExcluir
  31. Rinaldo, beleza, companheiro?

    Pois é, essa do livro é legal. Tenho muita vontade, mas pouco tempo. Recentemente, entrei num concurso que faria os blogs mais votados virarem livro. Só que este trem aqui nem foi tão votado assim, e eu não tenho o menor talento pra ficar pedindo voto, e acabei desistindo.

    Mas já encontrei editoras que fazem livros a partir de blogs, por um preço bastante honesto. Acho que vou mandar imprimir alguns e ver o que acontece.

    Sobre a parte do talento, muito obrigado mesmo!!!!! Fico lisonjeado!

    Já sobre o Palmeiras.... compana, eu nasci sofrendo com esse time. Tirando momentos de alegria dos anos 90, o meu verdão foi SEMPRE o mesmo sofrimento. Tá entre os grandes mas nunca fica entre os primeiros. Hoje em dia, já nem dói mais. Hoje não vai ser diferente.

    Valeu pelas palavras e pelo incentivo!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  32. Rinaldo

    Ainda sobre os temperos, que eu não te respondi:

    Cara, eu tenho notado que, muitas vezes, menos é mais. Ultimamente, o churrasco de gato é feito de carne (contra, alcatra, coisa assim), cebola, pimentão, mostarda, azeite, alho e orégano. Biquinha tb ajuda.

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  33. Obrigado pelas orientações e dicas.

    Quanto ao livro, encara que não vai se arrepender, e um exemplar considere vendido.

    ABs

    Rinaldo

    ResponderExcluir
  34. Rinaldo

    Valeu, compana!!

    Vou me organizar pra isso, valeu a força!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  35. opa daniel, pode experimentar sim qeh bom demais, só coloque pouco alho, qt mais tempo o tempero ficar no sal, mais gostoso vai ficar.
    Sobre o contra file vou ser sincero, prefiro ele q picanha, sei q muita gente vai falar um monte, mas alem de ser uma carne mais barata, eu acho mais macia. A picanha só supera o contra pq vai no espeto a peça inteira, isso claro, minha opinião.
    Ah parabens pelo blog, a forma como vc escreve eh muito boa.

    ResponderExcluir
  36. Danilo, beleza?

    Legal, o final de semana taí e a gente pode experimentar esse tempero pro contra.

    Mas olha, fique tranquilo. Eu troco a picanha por algumas carnes mais baratas facinho. Contra é uma delas, costela ponta de agulha é outra, tem a fraldinha... vai longe!

    Tem o bife de ancho, que é um corte mais alto do contra-filé, que eu acho fabuloso. Realmente, em termos de sabor, deixa a picanha no chinelo!

    Valeu!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  37. Ae daniel blz?
    Cara olha q coincidencia, eu sou visitante tbm do site de hamburguer e vi um comentario seu a respeito da receita de maionese caseira. Deixei uma receita lá, depois dá uma olhada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  38. Falae Danilo, beleza?

    Vi teu comentário, sim!! Inclusive, preparei maionese nesse fds, e tomei cuidado com o tipo do óleo, como você bem disse!

    Pra quem não sabe do que estamos falando: http://migre.me/1mb5Y

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  39. Fez algum sabor especifico? Gostou do resultado?

    ResponderExcluir
  40. Danilo

    Preparei com o ovo cozido, leite (usei leite em pó, ficou mto denso), e temperei com mostarda, cebolinha e pimenta do reino.

    Mas eu só tinha mostarda preta, o sabor ficou amostardado demais.

    Além disso, ela ficou muito densa, então eu não considero que ficou correta, apesar do sabor ter ficado ótimo.

    Depois eu faço direito e coloco a receita aqui no blog

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  41. nossa , hoje descobri esse blog.. vou fazer um churrasco de aniversário,e queria algo diferente do q meu pai seeempre faz... e adoreiiii, simplesmente!! por maior q seja o texto eh um prazer lê-lo..(kkk..kasko) E pra lembrar o Tomate cereja eh duplamente uma fruta ..huahau..
    Q venha a carne!!!rs

    ResponderExcluir
  42. Oi Srta Hayba, beleza?

    Que bom que gostou!! Dá uma navegada no blog, você vai encontrar um monte de receitas legais, que fogem do trivial picanha-linguiça-maminha.

    Ah, se o aniversário em questão é o seu, parabéns!!!

    E bem lembrado. O tomate cerveja é mesmo uma fruta ao quadrado kkkkk

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  43. beleza Daniel,sou churrasqueiro aqui em Uberaba,e devo dizer seu blog e muito legal,e espero poder contribuir para o churras nosso de fim de semana,kkk.Aqui vai duas receitas que vendo bem,o queijo com file e a kafta de peixe.Primeiro queijo bolinha,nolzinho,qualquer um serve(nolzinho e melhor)temperado,e bifes de file bem fininhos(400 gr),corte tiras com 1 cm de largura,tempere com sal temperado com ervas finas a seu gosto,enrole no queijo e espete,eu espeto 5 em cada espeto,e muito bom,a kafta e o seguinte,um peixe sem gosto forte,tilapia e o ideal,em bifes moido,pra cada 600 gr de peixe moido 100 gr de bacon,sim bacon e o que vai dar a liga,duas bolinhas de queijo,e mais ou menos 150 gr de massa de peixe bem misturada,enrrole e congele,senão nao da pra assar,espero que gostem.Um abraço a todos,ass jairão

    ResponderExcluir
  44. Falae Jairão, beleza?

    Po, achei maneiríssimas as suas receitas, principalmente a do filé com queijo... Puta idéia legal, parceiro!!!

    valeu pela participação! Quando eu puder, preparo as suas e vira post com os seus créditos.

    Valeu!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  45. obrigado daniel,vou esperimentando e passando beleza,ate qualquer hora

    ResponderExcluir
  46. É isso aí, compana

    experimentando e passando beleza, parceiro

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  47. olha adorei. adoro fazer churrasco sei que nao sou um proficional mais tudo é valido porque culinaria sao coisas que nos pode enventar como tenpero e assim varias coisas a culinaria sao coisas que vc de um prtro vc podecremetar outras coisas e asim sair outros sabor nos nunca pode jugar niguem mais cada cabeça pensa diferente

    ResponderExcluir
  48. Fala Jurandir, tudo bem?

    Pois é, em culinária, vc pode inventar à vontade e pronto. Não há julgamento, há apenas o que fica gostoso e o que não fica gostoso.

    Simples assim

    Abração
    Daniel

    ResponderExcluir
  49. Nossa,adorei a receita!!!
    Também tenho uma que é imbativel aqui em casa...Peça ao açougueiro para moer junto com um quilo de patinho,duas lingüiças calabresas. Tempere com alho,sal,cominho,mostarda e um fio de azeite. Faça bolinhas e asse na churrasqueira,sai rápido e fica uma delicia!!!

    ResponderExcluir
  50. Faala companheiro!

    Nossa, essa receita aí parece maneiríssima!! Deve ficar gostoso fritinho tb, de vários jeitos..

    Acho qeu dá pra enrolar no espeto, como se fosse uma kafta, não acha?

    Putz, show de bola, valeu mesmo!!!

    abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  51. Daniel, não fiz a receita ainda, mas vou dizer que desde já estou achando SENSACIONAL, uma vez que sou apaixonado por contra filé também. Estou para abrir um churrasquinho de gato mesmo, vender em um carrinho "profissa" que possuo e à procura de receitas encontrei sem blog, desde já meu sincero parabéns. Tenho uma dúvida... após misturar todos os temperos, não preciso deixar curtindo por algumas horas? Basta misturar tudo, montar o espero e colocar na brasa quente? Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  52. Fala Leandro, beleza?

    Cara, que legal que o blog tá te ajudando.. Se uma única dica aqui for util pra que possa fazer sucesso com a sua empreitada, todo o esforço colocado aqui terá valido a pena. Como eu sempre digo: nos comentários você encontra dicas muito uteis, não deixe de le-los!

    Sobre a receita.. Não, você não precisa deixar marinar não. Aliás, se quiser deixar, é sempre bom lembrar que o sal costuma dar uma turbinada à medida que você deixa a carne marinar, hein!

    Boa sorte com o churrasquinho de gato. Se for em SP, passa o endereço que eu vou lá prestigiar!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  53. Eu poderia deixar os espetinhos prontos de um dia pro outro ? Se sim , qual a melhor maneira de fazer isso ?

    ResponderExcluir
  54. Fala parceiro

    Eu sempre faço o espetinho no dia anterior sim.. Dá muito trabalho e leva um tempão pra fazer.. então o ideal é fazer na noite anterior e deixar na geladeira coberto com papel alumínio..

    Inclusive ajuda a carne a pegar o saborzinho do tempero..

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  55. Daniel,

    Muito bom seu blog! Parabéns.
    Vê se volta com novas receitas e histórias, rs.

    Uma duvida: Já chegou a fazer com Fraldinha ao invés de contra-file?
    Será que fica bom? Contra aqui esta 26 e a fraldinha 15 o kg.

    ResponderExcluir
  56. Fala compana, firmeza?

    Obrigado, vou me esforçar mais em 2015, o blog vai voltar a rodar legal.

    Bom, seu comentário é mega pertinente, porque eu fiz esse espetinho recentemente e queria postar aqui..

    Eu já fiz ele com contra-filé, e fica bom. Fiz com alcatra, e fica marromeno. Fiz com aquela bunda gorda da picanha, sabe? Ficou mega bom.. Mas na última vez eu fiz com fraldinha, e foi o melhor de todos. A fralda é mega saborosa, macia pra espeto e super barata mesmo.

    Resumo: faz com fraldinha e seja feliz :-)

    Abração e Feliz 2015
    Daniel

    ResponderExcluir
  57. Trabalho com embalagens para espetinhos e reúno técnicas e receitas para auxiliar meus clientes na busca de diversificar e esta será uma dica para repassar. glamourdoassado.com.br

    ResponderExcluir
  58. Propaganda do próprio trabalho, desde que seja útil aqui pros leitores, pode sim :-)

    Fica a dica ae, rapazeada.

    Tomara que a dica seja útil pro teu pessoal tb.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.