Maturatta é maturada? => FINAL

Gosto de gente séria. Até foi por este motivo que escrevi o primeiro post sobre a Maturatta.

E você nem precisa ler os comentários que lá se encontram pra sacar que a Friboi é gente séria. Tá, a Friboi não é gente, mas o Flavio Saldanha, gerente de marketing de lá é. E gente séria.

Enviei um e-mail (na verdade 2, mas isso não tem a menor importância) à Friboi, questionando se a tal carne Maturatta era mesmo maturada. A Friboi, personificada na figura do seu gerente, o Flavio, não respondeu ao meu e-mail, mas fez coisa melhor: veio diretamente aqui no Blog responder diretamente a vocês através dos comentários. Coisa de gente séria, não?

Resposta esta que, conforme prometido, é transcrita aqui, na íntegra:

Olá, Realmente a Maturatta é Maturada. A linha toda passa por um processo de Maturação de 15 dias em túneis de Maturação nas unidades do Grupo JBS/FRiboi.
Obrigado pela dica de conteúdo do site www.maturatta.com.br; realmente temos que aprimorar e faremos isto com o auxilio de vcs.
Obrigado pelas dicas
Flavio Saldanha - Ger. Mkt - Grupo JBS

Flavio Saldanha, simples e direto: sim, a Maturatta é maturada. Pra mim, a discussão morre aí. É maturada e ponto final.

Friboi, ponto pra você. Além de preparar cuidadosamente os boizinhos que deitaremos na nossa churraca, ainda responderam ao nosso questionamento, num prazo bastante razoável, e através do seu gerente de marketing e não de um SAC qualquer com respostas prontas.

Tem um ponto que eu acho legal frisar. O site da Maturatta não deixa muito claro se a carne é maturada ou não. Isso faz com que, assim como aconteceu aqui, o consumidor suspeite. Confesso que, para escrever aqui, não fui até o açougue conferir a embalagem, mas pelo que me lembro, a mesma também não fala claramente sobre o processo. Mete um carimbo aí na embalagem: "contém carne de boizinhos alegremente maturados". É uma baita vantagem a carne ser maturada, não vejo porque não falar em letras garrafais :-)

Agora, o site da Maturatta poderia mesmo ganhar um agrado. E a Friboi pode contar conosco para o que julgar necessário.

Comentários

  1. Parabéns ao Saldanha! Coisa rara de acontecer em grandes empresas. Agora só falta mandar umas peças de brinde ao Daniel, pois com essa resposta, nós, apreciadores de uma boa carne, continuaremos sendo fiéis à marca. Mas sem exagerar né, temos amigos açougueiros para sustentar também. Amigos nem tanto, pois picanha com eles não dá, é no mínimo 2 quilos (sempre mandam o vizinho do coxão duro para festa). Então picanha vai de Friboi mesmo, que não tem erro. Tem outras boas marcas por ai, mas vou ficar quieto, para não rolar ciuminho.

    Obrigado Saldanha.
    E novamente, parabéns ao Daniel!

    ResponderExcluir
  2. Fala Mr Personal Grill!!

    O melhor comentário de todos os tempos neste blog. Não tenho como não concordar com um cara que sugere que me mandem uma picanha :-)

    Valeu Raphael. Muito show a atitude do Flavio e da Friboi mesmo. Com certeza fez um bem para a marca como um todo. Daqui pra frente, até que se prove o contrário, eu falo bem

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Pois é caro Daniel. É tão simples dar uma simples resposta e deixar os clientes satisfeitos. Poderíamos começar com uma campanha exigindo verdadeiras informações sobre as cervejas também, assim teríamos a festa completa.

    Estou começando agora no ramo de blogs e não sei se ainda visitou a minha (ainda) humilde página. Estou pensando em uma receita de "churras" bacana, mas estou sem tempo. Colocar a receita é fácil, mas elaborar um texto mais descontraído que exige tempo (e cabeça fria).

    Comecei trabalhar há pouco tempo com eventos. E estou adorando! Todo fim-de-semana está tendo trabalho e o melhor fazendo o que mais gosto e ganhando um dim-dim! O único problema é que não se pode tomar uma gelada, pois aí o lance é mais profissional, tem que mostrar seriedade. Mas não adianta, sempre o dono da festa, quer abastecer o churrasqueiro com uma gelada, e você tem que resistir bravamente. Só depois, que a galera está de barriga cheia e eu pronto para ir embora, aí sim, vou para um cantinho e abro uma "gela" só para relaxar e dar um tempo do cliente tirar a grana do bolso.
    Sem contar que você conhece tanta gente nova e de todos os tipos. O último evento que fiz, o contratante gostou tanto que fez questão de pagar a mais! Cara! Você não sabe como isso te deixa feliz e com o ego lá em cima. Não por causa da grana a mais, mas sim, pelo reconhecimento em que prestei um bom serviço e que minhas carnes ficaram bem preparadas.

    Deixa eu parar por aqui, pois daqui a pouco você vai me achar chato de tanto empolgado.

    Quanto à minha próxima postagem, estou pensando em colocar como assunto o Mercado Central de Belo Horizonte. É até uma sugestão para você fazer uma visita neste local quando um dia vier para BH. O lugar é ideal para os gourmands e apreciadores de uma boa cerveja, sem contar a história que tem este local.

    Aquele abraço cara!

    ResponderExcluir
  4. Fala Raphael

    Claro que eu vi o teu site. De onde vc acha que eu sei que o teu nome é Raphael, se vc assina como Personal Grill? heheheheh

    Olha, vou te contar pela minha experiência, que vale apenas pra o que tem nesse blog aqui, certo?

    Escrever demanda paciência, tempo, inspiração... Você pode notar que tem posts aqui que ficam bem legais, e tem outros que são totalmente desconjuntados, esquisitos. Isso acontece porque faltou algum desses 3 elementos. Acontece, mas acho que não é por isso que deve deixar de escrever. Adquirir uma frequencia é muito mais importante do que escrever o melhor post da sua vida uma vez por mês.

    Vi no teu blog que você é churrasqueiro profissional. Caracas, que coragem, brother. Eu acho mega bacana, mas juro que fazer churras profissionalmente não é pra mim. Meu trabalho é muito intenso, e quando chega no final de semana eu não tenho condições de assumir nenhum compromisso sério.. Além da cerveja, né? Acho que eu não ia conseguir segurar a bronca como vc, ia encher a cara no churrasco dos outros. hehehehe

    Uma dica que acho que pode ser legal, é escrever posts sobre os churrascos que faz. Bate umas fotos, conversa com o povo que te contratou. Acho que eles gostariam de se ver no seu blog na semana seguinte ao churras, não acha? Além disso, pras pessoas que pensam em te contratar, pode ser legal ver fotos de guloseimas e pessoas felizes ao seu lado..

    Tem um site de um churrasqueiro profissional que acho bem legal, dá uma olhada: http://ceguinhonochurrasco.blogspot.com.

    Fico no aguardo do seu próximo post! Não tenha medo de escrever, quando você for ver, está escrevendo facinho, facinho.

    Boa sorte, pode contar comigo para o que precisar!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. É Daniel, comecei lendo as dicas de algumas receitas e agora tenho o prazer de ler dicas para escrever no meu blog! Dicas excelentes! Gostei e já planejo esse lance das fotos da galera para o próximo evento.

    Realmente, para quem gosta de beber uma cerveja, não é muito fácil ficar sem "enxugar uma breja" assando aquela picanhazinha, mas tenho que resistir para causar uma boa impressão. Deixo a cerveja para os meus próprios churrascos. E se tiver uma cachacinha, melhor ainda. E esse lance de beber em serviço é perigoso, primeiro com medo do churrasco não andar perfeitamente e segundo com medo de ficar muito amigo dos contratantes e deixar de cobrar pelo serviço. Como disse, o maior problema é que todos os contratantes oferecem aquele copinho de cerveja. Sempre respondo: "agora não, mas quem sabe no fim da festa?" Teve um caso engraçado de um senhor que me contratou, muito gente boa, ficou a festa toda me oferecendo e eu resistindo, no fim do expediente estava recolhendo minhas tralhas e arrumando minha bolsa, quando ele chega com umas 5 latas na mão e enfiou para dentro da minha bolsa. Fiz desfeita? Claro que não!
    Falando em gente boa, o interessante é que todos contratantes são gente boa, não sei por que, seria bom um estudo sobre o assunto. Acredito que a maioria são pessoas que já tem uma vida estável e que gostam de conversar, gostam de churrasco, mas não querem perder o tempo na frente da churrasqueira.

    O blog do ceguinho já conhecia! Ótimo blog! Fiquei curioso com uma receita de fígado na churrasca.

    Abraços e me desculpa por te encher o saco mais essa vez.

    ResponderExcluir
  6. Raphael

    Tenho uma teoria sobre esse lance de todos os seus contratantes serem gente boa. Acontece o mesmo aqui.

    O churrasco em si, acho até por uma questão antropológica, representa boas energias. Pense no instinto dos bichos, que nós tb temos e imagine o neanderthal dividindo a caça com os seus. Pode parecer viagem, mas acho mesmo que, inconscientemente, as pessoas se sentem bem com tudo o que envolve churrasco.

    No começo, eu ficava super preocupado com os comentários do blog, moderava tudo e tal.. Agora, deixo aberto mesmo, e desde o início do blog, nunca tive que barrar um comentário sequer. E porque isso? Porque as pessoas que vem aqui já estão predispostas a se sentirem bem. Pensam no churras, nos amigos, nas merdas que eu escrevo. E todos, absolutamente todos os comentários daqui são positivos.

    Na verdade, isso é assunto pra um post inteiro, né? Aliás, voltando ao assunto original desse post, foi por isso que eu peguei super leve com a Friboi quando levantei a questão da Maturatta. E por isso que aplaudi tanto a atitude do gerente deles. Porque eu corria o risco de fazer esse blog virar um ambiente anti-friboi, sem nenhum motivo. E quebrar essa corrente legal, essa vibe positiva.

    Por isso que eu te falei sobre o lance das fotos. Imagina que show, vc consegue fazer o teu blog ficar legal, as pessoas entram e veem os outros alegres, e te contratam. Depois veem as proprias fotos no teu blog e ainda mandam o link pros amigos.. pode te fazer trabalhar muuuuuito. hehehehehe

    Boa sorte aí.

    Abraços
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Daniel,

    Obrigado pelo apoio e confiança. Li os comentários e vou providenciar as alterações no site e reforçar a comunicação no Ponto de Venda. Parabéns pelo Blog e conte conosco.

    Sucesso!!!

    abcs

    Flavio Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Flavio

    Parabéns à Friboi por ter em sua equipe uma pessoa como você.

    Seja bem-vindo quando quiser, a casa é sua :-)

    E conte conosco para dicas, ou qualquer coisa relacionada ao site. Com essa galera que interage através dos comentários, você pode notar que conteúdo não falta por aqui.

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniel, tudo bom?

    Trabalho na agencia CasaNova, a friboi é nosso cliente. Qual email posso entrar em contato com você?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  10. Olá, André, como vai?

    Pode me procurar no meu e-mail pessoal danielwalterrodrigues@gmail.com, ou no profissional daniel@energyinteractive.com.br

    Abraços
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Trabalho no Friboi e a linha Maturatta nao tem condiçoes de permanecer 15 a 20 dias em uma camara de maturação, do jeito que vende muito rapido a linha maturatta, as vezes a produção do mesmo dia ja tem caminhoes esperando o carregamento, então elas nao ficam 20 dias em camaras, talvez a idéia foi essa, mas a realidade é outra, pois 20 dias lotaria todas as camaras e nao teria espaço para produzir, pois nao teria onde estocar o produto.

    ResponderExcluir
  12. Fala parceiro, tudo bem?

    Eu acho que você está fazendo uma acusação bastante grave.. Só que se você não assina seu nome, acaba perdendo credibilidade.

    De maneira que eu não consigo levar a sua denuncia adiante.. Fica ela aqui, acredite quem quiser acreditar..

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  13. Olha eu aqui de novo,
    Anonimo é mais fácil de falar o que acontece e Friboi não é tudo isso que mostram nos comerciais, a realidade lá dentro é outra e não é só la, todos os outros lugares sao a mesma bagunça, o que ele fazem é mascarar as coisas

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Vou te falar uma coisa...

    Eu não tenho interesse nenhum em defender empresa alguma. mas tb não tenho em atacar.. principalmente porque eu não sei o que acontece lá dentro e tal..

    O caso que eu quis deixar registrado é que, no caso da maturatta, e somente nesse caso, eu fiz um questionamento que foi muito bem abordado pela empresa.

    Desde que escrevi esse post, a friboi, que era da JBS, foi comprada pela Swift e daí por diante.

    Então entendo que, inclusive, as coisas podem ter mudado muito lá dentro. Pra melhor ou pra pior, não tenho nem como saber.

    Mas minha abordagem não foi essa, não me compete falar de coisas que não sei.

    O que eu deixo registrado foi apenas o fato que ocorreu: eles agiram muito corretamente NESTE CASO.

    De qualquer maneira, obrigado pelo depoimento, embora que anonimo.

    Só finalizando: nada, nenhuma empresa é como aparece no comercial. publicidade é isso aí :-)

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  15. Balela dessa Friboi. O processo de maturação é feito com as carcaças, andes da desossa. Se carne embalada a vácuo sofresse maturação, toda carne embalada a vácuo viraria matutada.

    ResponderExcluir
  16. Amigo, acho que vale a leitura do post com um pouco mais de atenção. Ou talvez um google no esquema da maturação..

    O processo não fica restrito a simplesmente embalar a carne a vácuo.. Enfim, não sou um grande conhecerdor do assunto, mas acho que as coisas não podem ser tao simplistas assim..

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.