Como preparar uma FEIJOADA de mestre

Segunda feira chata como sempre, final de expediente, você aí dando aquela enrolada no trabalho, dia das mães já passou, bin laden bateu as barbas, e cá estamos nós, eu e você, já pensando na lambança gastronômica do final de semana. E, se o assunto aqui é esse, lambança rima com lembrança e vem comigo nessa rima pobre relembrar os primórdios da nossa culinária, chafurdando no caldeirão [/luciano hulk] de um dos mais tradicionais instrumentos da nossa cultura.

Assim como o futebol, o samba e a bunda, esse belo país em formato de bisteca também é conhecido no mapa-mundi pela Feijoada.

A história da feijoada todo mundo conhece, mas não custa dar a nossa versão relembrar: No século dezenove - eu odeio números romanos. odeio romanos [/asterix], a rapaziada mais abastada, assim como hoje em dia, não tinha lá muito apreço por pegar no batente, não. Assim como muito político que a gente conhece, nesse mundão sem fronteiras, quem tem dinheiro não faz, manda fazer. No século 19 as coisas eram ainda mais cruéis, vai vendo.

O coronel Coriolano, que aliás tem um belo nome, não tinha muito apreço pela fadiga. Gostava mesmo era de contar os seus contos de réis, devidamente ornamentado pela sua bombacha sobre a carroagem que o levava pela pradaria. Coronel Coriolano era um cara de vocabulário arcaico, por isso profiro aqui palavras tão prolixas.

Porém, para multiplicar os seus contos de réis, alguém naquela fazenda tinha que trabalhar, e nós aqui já sabemos que não seria o coronel Coriolano. Mas se o distinto senhor possuía providências, logo poderia comprar alguém para fazer isso no lugar dele, não? Pois foi assim que o coronel Coriolano procedeu, e logo aportou em algum local desse Brasil varonil um navio cheio de negros, feitos escravos.

Coronel Coriolano, um grandecíssimo calhorda, gordo como um porco, ficava ali, deitado eternamente em berço esplêndido, enquanto os negros trabalhavam no lugar dele.

Aí, o coronel mandava um negro abater aquele porco gordo (o bicho, não o coronel), retirava as partes nobres e mandava pros negros o que sobrava. Pés, orelhas, rabo.... E, gordo como um porco (o coronel, não o bicho), ria-se das desgraças daqueles pobres negros que, sem a menor culpa no cartório, sofriam as mazelas da escravidão no seu lugar.

Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada, já dizia o velho ditado. Se a vida lhe der um feijão, faça uma feijoada, diz o velho blogueiro. Se a vida lhe der um violão, faça uma feijoada. Se a vida lhe der um irmão, faça uma feijoada. Se a vida lhe der um sermão, faça uma feijoada. Se a vida lhe der um caminhão, faça uma feij... Você entendeu, aconteça o que acontecer, faça uma feijoada. E foi o que os escravos fizeram: juntaram todo aquele resto de porco, meteram dentro de um feijão e assim tava criado um dos pratos mais incríveis da nossa gastronomia.

E se for pra fazer uma feijoada, siga o procedimento abaixo. E, caros leitores.. o procedimento é longo e a labuta é árdua.

Portanto, agradeçamos à Princesa Isabel que, ao contrário de todas as outras princesas da história, fez alguma coisa realmente relevante e aboliu a escravidão. Escravidão esta que nem deveria ter existido, mas como algum idiota achou que seria legal dar um pulinho na África e cometer um dos maiores erros da história da humanidade, ainda bem que nós tínhamos a dona Isabel, que azedou com a graça do coronel e de mais um monte de aproveitadores, safados e vagabundos e botou todo mundo pra trabalhar.

Agora vamos ao procedimento. Estamos levando com consideração que você vai fazer uma feijuca pra um monte de gente, portanto a quantidade de ingredientes vai ser colossal. Prepara que você vai, literalmente, suar sangue.

Pela primeira vez na história desse blog, vamos abrir mão da sacanagem de simplesmente ir jogando ingredientes a esmo no meio do texto, e vamos fazer uma listinha com tudo o que você precisa ter em mãos pra preparar uma boa feijoada.


Hora do prejuízo. Prepara o pelego, monta no pangaré e dirige agora essa carcaça surrada até o supermercado mais próximo. Pegue um carrinho grande e senta que lá vem a história.


  1. Esquece o bacon defumado. Compre uns 400g de barriga de porco, aquela crua mesmo;
  2. Se não tiver arroz na sua casa, compre. Feijuca sem arroz é como mulher na TPM: não adianta o quão você se esforçar, você não vai conseguir comer;
  3. 1kg de feijão preto;
  4. Salsa;
  5. Alho;
  6. Umas 4 cebolas grandes;
  7. Um maço de couve-manteiga, que não tem nada de manteiga, mas assim foi denominada;
  8. Uma peça de costela de porco de uns 2kg;
  9. 1/2kg de carne de charque, um tipo de carne seca;
  10. Duas orelhas de porco, daquelas salgadas;
  11. Um rabo de porco, igualmente salgado;
  12. Um pé de porco, salgadinho, salgadinho, só no sapatinho [/só pra contrariar];
  13. Uma linguiça portuguesa defumada;
  14. Uma linguiça calabresa também defumada;
  15. Dois paios, defumadinhos defumadinhos, só na fumacinha [/bob marley];
  16. Um codeguim, seja lá o que isso signifique, mas já chegamos lá;
  17. 1kg de bisteca de porco em fatias;
  18. 1/2kg de farinha de mandioca;
  19. 6 limões;
  20. Pimentas diversas, se vira;
  21. Colorau;
  22. Umas folhas de louro;
  23. Azeitonas.

Já deu pra perceber que isso aqui vai dar trabalho, não é? Assim como já deu pra perceber que o preju aqui vai ser grande, não é? Pois é, mas isso aí serve pra alimentar um pelotão. Portanto, se você pretende alimentar um pelotão, siga os procedimentos e leve o prejuízo.

O primeiro passo é lavar 1/2kg de feijão preto. E como lava? Mete num pote, abre a torneira e deixa passar água. Parceiro, meu lado ogro me diz que esse negócio vai ferver tanto, mas tanto, que você nem precisa se preocupar com bichos ou agrotóxicos. Chora, Doutor Bactéria, que dessa vez a gente vai levar os anticorpos da galera ao limite!

Lavado ou não, pegue o 1/2kg de feijão e mergulhe na água. Pega um pote bem grande, joga o feijão e manda água pra dentro. Sabe aquele lance que a gente chafurda na cerveja e fica todo inchado? Então, acontece o mesmo com o feijão. Então, pensa num pote grande, porque os grãos vão crescer bem. E enche bem de água. Deixa isso quietinho e vai acender a churrasqueira.

Churrasqueira??? O mais sensato dos leitores certamente vai pensar que este blogueiro está viajando na maionese, na mostarda e no catchup, mas não: eu não estou viajando.

Vamos por partes, já diria o jack estripador, embora eu prefira muito mais o jack daniels.

Pé, orelhas charque e rabo do porco
Como lidar com essa verdadeira carnificina suína salgada e depilada que tá aí na sua frente? É, essas partes são meio bizarras quando cruas, mas não tem jeito: você tem que meter a mão nesse trem aí. Abre a torneira, lava bem pra tirar o sal e chafurda numa bacia grande, cheia de água. Você tem que fazer isso pra tirar o sal dessas peças.. Se deixar do jeito que tá, a sua feijoada vai ficar mais salgada que o mar morto. Se não entendeu a piada, vai pro goooooogle. É importante deixar de molho umas 5 ou 6 horas, trocando a água de hora em hora. Fica atento no silvio santos, passou o resultado da tele-sena, troca a água.

Costela e barriga
Você acendeu a churrasqueira, certo? Então joga um salzinho em cima da costela e coloca na churraca, de maneira que as labaredas não encostem na costela. Nem na sua e nem na do porco. Se você sabe o que fazer com a barriga, empurra com ela fatia ela em pedaços da espessura de uma caneta e coloca ela na grelha. Mas coloca beeem longe da labareda, porque a barriga perde muita gordura, que faz as labaredas ficarem encapetadas. Pra evitar um incêndio, deixa a barriga longe, de maneira que ela asse, mas demoradamente. De vez em quando, dá uma passada na churraca e tira as peças quando elas estiverem bem assadas, com cara de bem passadas. Quando a costela estiver OK, use uma faca e separe as costelas no osso, como se fosse servir. E tira esse olho gordo e essa mão boba daí, senão vai faltar costela na sua feijoada. Deixa isso tudo bem guardado num buraco na periferia de jalalabad.

Pensa no timing da coisa: você colocou as coisas na churraca, e não vai ficar ali de bobo do lado dela esperando ficar pronto enquanto tem uma trabalheira te esperando lá na cozinha, vai? Sim, vai Não, não vai, né? Então pensa que o procedimento abaixo pode ser feito durante o procedimento anterior. Uma verdadeira confusão, mas vai por mim que no fim dá certo.

O couve, parte 1
O couve é meio esquisito, mas é assim que a couve se chama. O couve. Nos tempos modernos, quando rapaziada muda de roupa, muda de time e valdemar vira valdirene, relaxa e chama a couve de o couve.  O que importa realmente é que você precisa lavar esse treco aí. Abre bem, separa as folhas, mete numa bacia cheia de água e com um gole de vinagre. Deixa lá por uma meia hora e vai fazer outra coisa. E não é playstation, é trabalho, merrrmão!

Por falar me trabalho, vamos inaugurar os trabalhos? Corra o mais rápido que puder até a sua geladeira, abra uma latinha de cerveja e fique mais feliz.

A farofa
Você deve cortar meia cebola em rodelas, o que é bem fácil. Nem vou te contar como fazer isso, você vai saber. Aproveita essa levada toda de picotar as coisas em rodela, e picota umas 5 azeitonas em rodela, se lembrando de retirar os caroços antes, sob pena de causar sérios danos à lâmina da sua faca. Picota também uns 3 dentes de alho, de qualquer jeito. Não precisa ficar muito bonitinho não, desde que esteja pequeno.Corra na churrasqueira e retire umas 2 fatias de barriga, mesmo que elas não estejam prontas. Picota a fatia em pedaços do tamanho de uma ervilha.
Pronto, agora vamos pra panela. Jogue uma golada de azeite na panela, bote pra esquentar. Na sequencia, jogue lá dentro os pedaços de barriga, e uma folha de louro. Mexa com uma colher de pau, senão as barrigas grudam no fundo da panela, e nós não queremos isso. Quando achar que tá ficando bacana, jogue também as cebolas e azeitonas em rodelas. O cheiro já começa a ficar complicado de segurar.. Mexe até que as cebolas comecem a ficar amarelinhas. Na sequencia, jogue o alho e mexa, até que o alho comece a escurecer um pouco. Agora, jogue a farinha, e mexa muito, sem parar. Por uns 20 segundos, depois você deve desligar o fogo. A farofa queima muito rápido, portanto é bom desligar. Experimente um pouquinho, e se achar que deve colocar mais sal, adivinhe: coloque mais sal. Feito isso, pode guardar a farofa num esconderijo numa mansão no paquistão.

O feijão, parte 1
Bom, vamos começar a cuidar do feijão, afinal de contas, isso aqui é uma feijoada e nós não estamos aqui pra enganar ninguém com uma feijoada sem feijão. Jogue o feijão todo numa panela de pressão, com o pé de porco, a orelha, o charque e o rabo, que já devem ter passado por todo aquele procedimento de lavagem. Ponha água até o limite de segurança da sua panela, feche e mande pro fogo por uma meia hora.

O couve, parte 2
Enquanto o feijão tá levando muita pressão [/bonde do tigrão], enxágue as folhas do couvão, junte todas, enrole e comece a cortar fininho. Entendeu como faz? Você tem umas folhas grandes e precisa fazer aquilo ficar como um macarrão, que é o jeito que o couve fica quando vai pra mesa. Usa a cabeça que você vai entender. Feito isso, picote uns 2 dentes de alho. Numa panela, jogue mais uma golada de azeite, e comece a fritar o alho. quando ele começar a mudar de cor, manda lá pra dentro todo o couve feito em tirinhas. Mexa bastante, e frite até ficar escuro e molenga. se precisar, manda mais azeite pra dentro. Quando escurecer e amolecer, jogue um pouco de sal e guarde nas cavernas do afeganistão.

A bisteca, parte 1
Num pote, esprema (JAMAIS inverta o P e o R de lugar, sob sério risco de acabar com a receita. Se fizer isso, nem me chama pra comer essa bomba) um limão, picote um dente de alho e dê uma colherada pequena de colorau, com umas pitadas de sal. Misture todo esse treco e mergulhe as bistecas.. feche o pote e chacoalhe como se não houvesse amanhã. Pensando bem, uma pitada de pimenta do reino deve ajudar essa mistura aí. Deixe descansar, por mais que o porco já esteja morto sem a menor necessidade de descanso. Enfim, você entendeu.

Nesse tempo, se a meia hora do feijão já passou, tudo bem. Deixa todo mundo fechado dentro da panela e segue os procedimentos.

O feijão, parte 2
O procedimento é abrir a panela tomando todo o cuidado do mundo com a pressão que tá rolando lá dentro. O ideal agora é você transferir tudo pra uma panela realmente grande, que caiba o dobro do feijão que você tem, ao menos. Feito isso, deixe a panela aberta no fogo médio até o final da receita toda. O lance da pressão é que ela ajuda a amolecer um pouco o feijão, mas todo o resto fica melhor em panela aberta. Põe bastante água nesse feijão e mexe de vez em quando, pro feijão não colar no fundo da panela.
O tempero do feijão é simples. Tenha em mãos, mas não necessariamente NAS mãos, uma cebola picotada, 4 dentes de alho picados, duas folhas de louro e o resto todo da barriga de porco cortada em pedaços pequenos. Numa outra panela, jogue uma golada de azeite e deposite ali as barrigas todas com as folhas de louro. Siga a sequencia das cebolas, alho e pronto. Quando todo mundo estiver bem fritinho, jogue na panela do feijão, com azeite e tudo.

Pescaria
Pode largar a varinha e a minhoca (ui), o lance agora é dar uma olhada no meio do feijão, e tentar resgatar o pé do porco. Isso porque ele tem muito osso, e nós não queremos que aquela tia bacanuda que gastou vinte mil reais na sua prótese detone a lustrosa dentadura com um pedaço de osso, certo? Portanto, é legal pescar o porco pelo pé, retirar toda a carne possível e jogar o osso fora.

O arroz
Ah, esse post já tá muito longo e eu não vou ensinar ninguém a fazer arroz. Pelo menos não agora. Dá seus pulos aí, parceiro, e prepara um arroz

Feijão, linguiças e costela
Com a panela aberta, você mexendo toda hora e aquele caldo começando a engrossar, hora de descobrir onde enfiar toda aquela linguiça. E antes que o leitor utilize o lado negro dessa mente putrefacta, as linguiças todas devem ser depositadas na panela do feijão, sem furar, sem abrir, sem fatiar. Linguiça inteira, compana. Manda pra panela, elas devem ficar pelo menos uma hora lá dentro. O mesmo pras costelas. Aliás, a costela tem uma tendência a desmanchar, e você pode deixar desamanchar mesmo, ou separar metade das costelas pra colocar só na hora de ir pra mesa.

O molhinho de pimenta
Essa parte fica em aberto. Muita gente põe a pimenta sozinha na mesa, muita gente faz um molho usando o caldo do feijão, mas eu vou ensinar um molhinho que eu acho porreta, receita da vovó (claro, né). Bom, picota meio maço de salsinha, espreme uns 6 ou 7 limões, e adiciona um pouco de pimenta vermelha. Só isso. Esse molhinho, quando jogado em cima do prato de feijoada, faz o palhaço chorar.

A bisteca, parte 2
Tamos quase lá, rapazeada. Tá acabando a trabalheira e tá chegando a hora da comilança. Aqui não tem segredo, é só fritar as bistecas até ficar bem passada. Na hroa de servir, joga em cima dela um pouco de salsinha e põe limão cortado na mesa.

Pronto, pessoal Acabou a saga. Agora é tirar tudo o que estava escondido por aí, colocar todo mundo na mesa e lavar a alma. O resultado é esse aqui:




Custo: Ah, é caro. Dependendo de onde você vai comprar, dá pra gastar mais de R$60,00 com esses ingredientes.
Tempo de preparo: Demora muuuuito. Só o feijão, fica no fogo umas 5 horas, fora o tempo pra tirar o sal do porco, churraca, enfim. Se você ficar bebendo cerveja o tempo todo, vai servir a feijuca em coma alcoólico. Toma cuidado com esse pé de cana aí, parceiro.
Rendimento: Dá pra uma galera. Já fiz feijoada pra 16 pessoas com esse volume de ingredientes.

    Comentários

    1. Nossa! Isso é um compêndio... Se os escravos gastavam todo esse tempo pra fazer a feijoada rococó, até que a vida deles era mansa.
      Mas o que eu gostei mesmo, foi saber o sexo do couve! kkk
      Da próxima vez farei algo parecido com minha feijoada (tenho que ir decorando aos poucos, né?)
      Abs
      João

      ResponderExcluir
    2. Fala joão, beleza?

      Pois é, você percebe que tá ficando louco quando descobre que ta na internet discutindo o sexo dos vegetais. kkkkk

      Cara, naquele tempo, escravo passava o dia trabalhando como louco e levando bordoada sem ganhar nada com isso, imagina se eles não mereciam dar um capricho na própria comida, né? Merecido, po...

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    3. Uai, não tá no trampo hoje? rsrs
      JB

      ResponderExcluir
    4. João

      Não, troquei de trampo :-)

      O antigo trampo tinha suas vantagens, mas não tinha acesso a gmail, tiwtter, hotmail, yahoo, youtube e nem o blog eu conseguia acessar. Não nasci pra ficar preso nem vigiado como ladrão hehehe

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    5. Huuuummmm, deu até saudade dessa feijuca!!! e adorei a História da Feijoada.. Posso te dar uma sugestão? Poste tbm a receita da caipirinha, q vc faz nuito bem, (apesar de que nada vai pra churraca nessa receita), e poste a História da Pinga, q é tão boa qto! bjo!! Va

      ResponderExcluir
    6. Credo! Então vc estava que nem o Bin Laden naquela mansão de Islamabad?!
      Abs
      João

      ResponderExcluir


    7. Eu tb estou com saudade da minah feijuca.. Qq dia eu faço uma :-)

      A receita da caipora tá no blog, acho que é só jogar na busca... e a história da pinga, eu vou ter que me informar, porque essa ai eu nao conheço não..

      bjo
      dani

      ResponderExcluir
    8. João

      Não, tava pior. O Bin Laden pelo menos podia respirar, lá eu nem isso podia :-)

      Sério mesmo, acho bizarro esse pensamento retrógrado

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    9. Fala, Daniel! Tava sumido, hein, cara!

      Sexta-feira agora é Dia da Abolição, e vou fazer uma feijoada na lenha aqui em casa!

      Já fiz uma vez e o sucesso é garantido!

      Um forte abraço!

      ResponderExcluir
    10. Fala Gilson, beleza, companheiro?

      Ando sumido, mas esse tempo de sumiço se foi. Daqui pra frente, muitas novidades virão, senta que lá vem a história!!!

      Puxa, é verdade, sexta-feira é dia da abolição.. Putz, deu vontade de feijoada de novo kkkk

      Abração
      Daniel

      ResponderExcluir
    11. o dr, q bom a volta dos posts.... fez muita falta...

      mas voltaram excelentes como os outros.. abração do ogro carlao de vls!!!

      cara.. que feijuca é essa?? deu agua na boca veio...rs

      ResponderExcluir
    12. fala dr blz...

      deixei um coment no seu blog e sumiu... q acontece amigao

      de qq forma boa sorte no novo trampo...

      abracao carlao vls

      ResponderExcluir
    13. Falae Carlão, beleza?

      Eu vi o seu comentario, nao pude responder na hora, depois ele sumiu, achei que você tivesse removido.. Não sei o que aconteceu com ele

      Obrigado, o trampo novo é infinitamente melhor do que o antigo :-)

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    14. Dani,


      cê ta de sacanagem..............
      Cade a foto da caipirinha ??????????
      Feijoada sem caipirinha e como churrasco sem carvão.........

      Agora, vamos e venhamos,,,, fejuca master, igual a da dona Judith, só que a de casa, multiplicamos o pé de porco por 28 X
      Mas trocar o bacom por barriga eu não conhecia, vou testar ......

      abs
      Beto

      ResponderExcluir
    15. Daniel,

      Boa noite, caí sem querer no seu Blog procurando um tempero especial para espetinho e cheguei no seu. Vou provar ele no final de semana e depois eu comento. Só queria deixar meus parabéns pelo blog, muito original e bem funcional, sem frescuras e sofisticações inúteis.Sou um adepto e fã de churrascos e outras iguarias...me encaixo no perfil barrigudo e cervejeiro...rs. Perdi minha tarde vendo suas receitas e histórias, mas, com certeza foi melhor que trabalhar...kkkk. Ganhou um novo leitor!!!

      Abc
      Claudio

      ResponderExcluir
    16. Betão

      A caipora boa mesmo é a do Seu Roberto.. hehehehe

      abs
      Dani

      ResponderExcluir
    17. Fala Claudião

      Po, que bom que você curtiu as coisas por aqui. Fique à vontade, se tiver dicas, dúvidas, qualquer coisa pra falar que não seja propaganda e nem ofensa, a casa é tua, compana

      Seja bem-vindo! E que o patrão não te leia!!! kkk

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    18. Daniel,
      Minha mãe faz 92 anos no próximo dia 24 de maio. Vamos reunir a familia aqui no sitio, no domingo, para um almoço festivo. Adivinhe o que a "velha senhora" pediu-me para o almoço: Feijuca! e vou aproveitar diversas dicas do teu posto aqui.
      Obrigado
      João

      ResponderExcluir
    19. Grande João!!

      Puxa, que bacana, tens uma mãe com 92!! Parabéns pra ela, pode adiantar!

      Boa sorte com a feijuca. Como sei que é bom nas panelas, imagino que não há muita novidade na produção da feijuca, né? Se serve como dica, pensa na costela na churraca, e no molhinho de limão, salsa e pimenta.

      Uma dica legal, é o tal codeguim. É uma linguiça portuguesa que fica perfeita na feijoada... Mas é dificil de achar.

      Boa sorte, e parabéns pra mamãe!

      abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    20. Oi, amigo!
      Obrigado pelos parabéns! O bom é ter uma mãe de 92 anos e melhor ainda, quando é perfeitamente lúcida como a minha.
      Olha que eu sei fazer codeguim (ou codeguino) mas é à moda italiana. Tem até a receita em meu blog, publicada em 9/9/10 - "Easy Rider parte III". Leia lá, é uma desgraça de tão saborosa.
      abs
      João

      ResponderExcluir
    21. Caramba, hein João...

      Agora senti firmeza... Sabe fazer codeguim? Nossa, pirei

      Vou lá conferir já!!

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    22. o maninho blz??

      cara, acesso teu blog todo dia desde a primeira vez q acessei... viciei..

      e nao tinha me tocado q nem te seguindo eu tava?? mancada...

      agora sim... abração do carlao...

      o se precisa alguma coisa de informatica.. .pode pergunta la no meu tb...

      http://blogdoprofessorcarlospiton.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    23. E ae Carlão, beleza, compana?

      Valeu pela força ae!!! Fica à vonts, a casa é sua!

      Parabéns pelo blog, curti!!!

      abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    24. Daniel, viu a receita do codeguin?
      O último post é de uma receita de galinhada caipira que fiz no domingo. Bão de mais, sô!!
      Abs
      João

      ResponderExcluir
    25. Fala João

      Vi sim... eu estou temporariamente sem cozinha, depois explico melhor... senão já tinha feito.. Mas falei com a minha vó e ela disse que é isso mesmo, a receita tá certinha

      fiquei curioso de experimentar

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    26. dia dr blz??

      cara se ta sem cozinha... e ate outro dia atras se falou que tava sem churraca???

      vai entra em depressao desse jeito..rs

      abraço

      Carlao - Vls

      ResponderExcluir
    27. Ow, Carlão, nem me diga, compana...

      Minha vida virou 2 milhões de graus do avesso nos últimos tempos. E tou mesmo sem churraca e sem cozinha.. por isso as coisas tem andado meio devagar por aqui.

      um dia eu me acerto de novo kkkkk

      abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    28. Tô aguardando seu parecer sobre o Churrasco Feito na Panela de Pressão, "ensinado" pela pirotécnica AMB...rs

      ResponderExcluir
    29. Ayrton

      Ah, o parecer é muito simples e direto: churrasco na panela de pressão nãoé churrasco. Dona Ana é muito doida, aquele monte de plástico na cara dela tá começando a trapaiar os pensamentos kkkk

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    30. dr, bas noite

      como faço pra linkar o seu blog no meu??? ja to te seguindo e tals...mas nao sei faze isso no blogspot...

      nao me dou bem com programação... fiz 5 anos mas ainda nao da... por isso q gosto de infraestrutura de ti...

      abraço

      ResponderExcluir
    31. KKKK... sobre o churrasco na panela: coisinha sem cor, sem graça e num sei...fez-me associar à sexo com boneca inflável!!
      Abs
      João

      ResponderExcluir
    32. Carlão, beleza?

      Me manda um email que eu te ajudo, isso é bem fácil..

      danielwalterrodrigues@gmail.com

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    33. João, beleza?

      A sua assicoação está perfeita: tão parecido com sexo com boneca inflavel, porque sexo com boneca não é sexo. Assim como churrasco na panela de pressão não é churrasco

      é muito botox indo pra mente da moça.. dá um desconto :-)

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    34. oh daniel beleza? meu amigo me tira uma duvida. Qual a melhor costela? a ponta de agulha pra fazer porção ou a gaúcha?

      ResponderExcluir
    35. Danilo, beleza?

      Não, compana.... Tanto a gaúcha quanto a ponta de agulha são costelas bovinas...

      Na feijuca, toda a carne é de porco, não tem nada de boi, não...

      É só colocar uma costelinha de porco que tá tudo redondo..

      Vou até revisar o post, acho que não deixei claro.

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    36. oh meu amigo, desculpa nao explicar melhor, rsrsrs na verdade perguntei sobre a costela pra assar, qualdas 2 tem um sabor melhor e qual a mais macia, desculpa perguntar no post da fejuca. rsrsrs

      ResponderExcluir
    37. Danilo

      Ah, bom... então você tá fazendo como eu: desorganizando a informação e confundindo todo mundo hahahaha

      Cara, eu prefiro a ponta de agulha.. acho a carne mais saborosa... Mas a gaúcha é ótima também..

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    38. Grande Daniel!

      Sumi, porém entrei aqui quase na hora certa pelo assunto que (começou na feijoada) e agora falando da costela.
      Digo isso, pois me aventurei a preparar uma. Como você já sabe eu nunca tive tempo para assar, pois nos churrasco que organizo o tempo é escasso e o espaço da churrasqueira também não ajuda.
      Pois bem, em Beagá, achar uma costela digna de ser gaúcha é complicado, pois os açougues já cortam em tiras para o preparo da Vaca Atolada, mas achei um ótimo açougue perto de casa que o dono corto e separa as partes da costela, digamos que do modo correto. Então comprei uma linda peça.
      Meu sonho seria de assar em fogo de chão, mas como o único espaço que eu tinha seria o jardim de flores da minha mãe, achei que não seria uma boa ideia. Então peguei meu tambor, tumultuei os carvões todos em um canto, peguei a costela coloquei bem apertada nessas grelhas comum e coloquei a bichinha em pé, simulando um fogo de chão. Foram 4 horas de calor somente do lado dos ossos e mais 1 hora para assar o outro lado.
      Para mim valeu como uma terapia, economizei com o psicólogo. Sem contar que a costela ficou maravilhosamente macia e saborosa. A patroa tirou uma fotos, assim que der um tempo irei postar no meu blog (que está às moscas).

      Grande abraço!
      Raphael

      ResponderExcluir
    39. Grande Raphael!!!!!

      E aí, garoto, quanto tempo não aparece por aqui, mano velho!!!

      Po, essa costela aí é a melhor do mundo, parceiro... eu, que agora não tenho mais uma churrasqueira, fico babando só de ler o que você escreveu aí.. Qualquer dia eu vou até BH só pra comer uma dessa com você kkkk

      Atualiza aquele blog lá, compana... mensagem de natal em junho tá complicado hein hahahaha

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    40. Demorou Daniel!
      Pode ter certeza que caso venha aqui, reservo um dia para enchermos a barriga e o fígado.

      Quanto ao blog, tenho um post reservado, mas te andianto de antemão.

      Dias atrás uma moça procurou o meu serviço. Detalhe: Ela era gaúcha.
      Ia fazer uma festa para a filha e os convidados, a maior parte família dela, viria do Rio Grande. Imagina a história, um mineirinho fazendo churrasco para gaúchos.

      Só lhe digo que passei com louvor no teste. O resto do causo deixo para postar no blog.

      Abraço
      Raphael

      ResponderExcluir
    41. Raphael

      Eu falei de brincadeira, mas tem uma chance de eu ir parar em BH, sim.. aqui na empresa em que estou trabalhando, temos alguns clientes aí da região. Qq dia pinta uma reunião.

      Po, que moral, hein cara... Fazer churrasco pra gaúcho é coisa de quem sabe o que tá fazendo hehehe

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    42. Só uma dica, pra fejuca ficar com todos ingredientes pretinhos, eu costumo dar uma cozinha em tudo na pressão por uns 5 minutos, junto com o feijão...

      ResponderExcluir
    43. Parceiro ou parceira.

      A dica é sim pertinente. Bacana, uma cozidinha de todo mundo junto na pressão ajuda a ficar tudo molinho..

      Mas cuidado com o tempo na pressão. Corres o risco de servir sopa de feijão, ao invés de feijoada.

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    44. Sou um tanto jurássico na arte da culinária e metido a cheff na cozinha. Toda forma de manuseio e preparo dessas gulosemas deve ser um show, e este show você somente consegue com criatividade nas brincadeiras e malabarismos gastrônomicos como figura nesta receita de Fejuka com ingredientes extras de bom humor. O único risco que você corre após encher o padú de fejuka é com o excesso de risadas, pois pode ficar com dor de barriga das peripécias do cheff...Parabéns cara...sou teu fã...

      ResponderExcluir
    45. Fala Mauro, tudo bem?

      Obrigado pela força... Mas é bom tomar cuidado mesmo... Com a quantidade de feijuca que eu devoro quando faço a receita, a piada não precisa nem ser boa pra me matar kkk

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir
    46. Poxa velho imperdoável, tu esqueceu da caipora

      ResponderExcluir
    47. Fala Valdo, beleza?

      Parceiro, eu não esqueci não... Na verdade eu bebi tudo e não tive condições de escrever aqui hahaha

      Abs
      Daniel

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.