Camarão na moranga

O calendário gregoriano é mesmo uma coisa de louco. Caso o nobre leitor não saiba, gregoriano é o calendário que nós utilizamos, onde cada semana tem 7 dias, cada ano tem 12 meses, cada dia tem quase 24 horas e quase todo ano temos 365 dias.

O papa Gregório XIII inventou tal aparato para corrigir o falho calendário Juliano, desenvolvido anteriormente pelo incauto romano Júlio Cesar, que já deu nome a um monte de gente, mas perdeu a autoria do calendário e teve de aceitar essa pro papa. 

A loucura começa pelo fato de termos um calendário feito por um papa. É como se tivéssemos uma estrada construída por um criador de javalis, ou uma cidade arquitetada por um garçom. Não que o garçom não tenha seus talentos, mas eu aaaaacho que construir cidade é uma coisa meio complexa. Enfim.. A segunda loucura é que o seu Gregório inventou um calendário falho pra substituir um calendário falho. Taí o ano bissexto que não nos deixa mentir. Ou seja: deu um chega pra lá no imperador e até hoje temos que trabalhar um dia a mais de 4 em 4 anos.

E, já que o assunto aqui é gente que faz caca, venho eu admitir que sim, malacamente fiz uso da incompetência gregoriana pra assumir que tive, nos últimos meses, uma semana tão longa que faria corar Maias e Astecas, com seus calendários assombrosamente finalizados neste malfadado ano de 2012. Se o leitor vislumbrou o post passado, pode notar que, dizia eu, que "semana que vem" redigiria a doce história de um camarão que penetrara (ui) na moranga para produzir uma quente e cremosa gororoba, porém jamais imaginava que passaria por uma semana que começaria em janeiro, e terminaria quase em abril. Culpa do seu Gregório, o XIII.

Pois bem, já que começamos com as pataquadas astronômicas do bondoso papa, vamos nós nessa aventura que o querido leitor vai ver com seus próprios olhos como se vai do céu ao inferno numa única receita.

O camarão na moranga é uma comida típica brasileira, e basicamente compreende uma das mais improváveis combinações gastronômicas já imaginada: Trata-se de uma gororoba de camarão com catupiry enfurnada dentro de uma doce e assombrosa abóbora. 

E vem comigo que a coisa por aqui vai ficar feia.

Primeiro, vamos à gororoba de camarão.

Tudo começa, como quase tudo em culinária, no bom e velho refogado. Se o leitor não sabe do que se trata, é uma fritura de cebola, tomate e alho picados. Mas vamos fazer esse treco direito.

Picota bem pequenina uma cebola média. Tira a casca, faz a coisa direito. Sem chorar, cowboy. Reserva esse trem aí num pote. 

Agora picota uns 2 ou 3 dentes de alho. Reserva em outro pote. Vais sujar um monte de louça mesmo, depois vc se vira com ela.

Picota uns 2 tomates grandes também. Tendo em mente aquela coisa chata dos coliformes fecais, recomendo seriamente que dê uma lavada nos tomates antes da lavagem picotagem*.

* adendo: eu havia escrito que deviamos lavar o tomate antes da lavagem. Os sábios leitores me avisaram do grande erro lógico que me acometera. Agradecido!

Aí você pega uma panela grande (não esquece que vais jogar catupiry, camarão e mais um monte de coisa lá dentro), joga azeite até cobrir o fundo e deixa dar uma esquentadinha. Quando achar que tá meio quentinho, taca a cebola lá dentro. Uma folha de louro ajuda. 

Quando a cebola começar a ficar amarelinha e meio transparente, joga o alho e mistura bem. O alho frita rapidinho, então fica esperto nos pontos pretinhos na panela. Quando o primeiro pontinho preto aparecer, fica esperto e taca lá dentro todo o tomate que já tenha picado. Se não deu tempo de lavar, manda com coliforme e tudo, o que não mata, engorda.

Dá uma mexida aí nessa coisa, vc vai notar que os tomates começam a se desfazer. Vai mexendo gostosinho gostosinho rebolando até o chão [/leandro e leonardo].

Tenha em mãos um belo e glamouroso kilograma de camarão limpo. Pode ser qualquer camarão, e a razão diretamente proporcional entre o prejuízo no seu bolso e o tamanho do camarão impacta diretamente no sucesso da sua receita. Desde que esteja limpo, sem pele, sem rabo, sem cabeça e sem pezinhos. Tirou tudo isso, pesou 1kg, é disso que a gente tá falando.

Manda esses caras pra dentro da panela. Mexe mexe que é bom de novo.

O camarão começa a perder um monte de água, e eles vão diminuindo de tamanho, enquanto você acompanha, literalmente, o seu dinheiro evaporar. 

Primeiro, faz um monte de líquido na panela. Depois, esse líquido vai evaporando e o caldo começa a ficar mais grosso. Tamos chegando no caminho.

Se você tiver um cubinho de caldo de camarão, taca dentro. Se não tiver, taca um de legumes. Se não tem de legumes, nem pensa em mandar aquele tempero de feijoada, sazon ou caldo de carne. Aquele lance da propaganda que todo mundo acha gostoso e sai gritando que É O AMOOOOOOOR só acontece no comercial. Se você mandar um caldo de carne no camarão, estragou o camarão. Se não tem caldo nenhum, ao final da receita vc acerta o sal e pronto. 

Entornando o caldo, o que temos aqui é uma panela fervilhando de camarão, tomate, cebola, alho, tempero e água. Joga lá dentro um vidrinho de leite de coco, isso aí dá um agrado ímpar a essa receita.

Quando der uma boa evaporada no seu rico dinheirinho na água do camarão e o caldo estiver ficando grosso mesmo, joga lá dentro metade de uma daquelas bandejas de catupiry. Pode ser uma bisnaga, enfim. O ideal mesmo é aquele catupiry que vem no potinho (que parece uma bandeja, que antes era de madeira), mas pode ser o de bisnaga.

Mais uma vez, a razão entre o quanto pagou no queijo e o quanto sua receita vai ficar gostosa é diretamente proporcional. Resumindo: não manda aquele "requeijão biriba" pra uma receita cheia de camarões. Manda catupiry de verdade, ou alguma coisa BOA lá pra dentro.

Ok, feito isso, mistura um pouco e deixa. Vamos pra abóbora.

Eu, sinceramente, nunca entendi os americanos. O fato deles acharem que a capital do Brasil é Buenos Aires, eu até aceito. O fato deles comerem pasta de amendoim e omelete de manhã, até dá pra entender. O fato deles não gostarem de futebol e acharem o máximo jogar taco no estádio, passa. Mas esse lance muito louco de ter medo de abobora eu não entendo MESMO. Tá certo que é helloween, aquela coisa toda, mas poxa.. uma abóbora, sempre vai ser uma abóbora. Um vegetal, como cenoura, pepino e acelga. Embora acelga seja meio esquisita mesmo.

Pra provar que esse lance de medinho é coisa de maricas, cá vamos nós bancar o sacripantas e retirar o cérebro da fruta lá de dentro.

Você pega uma faca afiada, e arranca a tampinha do alto da cabeçona dela. Imagina uma tampinha redonda, começa a cortar. Tá feito. 

Mete o mãozão lá dentro (dá uma lavada, né fanfarrão), retira todo o conteúdo e pronto. Você vai ter uma abóbora oca, inofensiva, incapaz de assustar o mais frágil dos barak obamas. 

E antes que você possa falar "Shake Your Ass, mr. Pumpkin-head", passe a mão no óleo da sua cozinha e esfregue nas paredes internas da cabeçona de abóbora ali. Pouco óleo, é só pra dar uma molhadinha.

Pra que? Pra passar batom, de que cor? de cor de violeta. Na boca e na buchecha Pra abobora em si começar a ficar molinha.

E por falar em molinha, saca que moleza: mete a aboborona dentro do seu microondas e deixe lá uns 2 minutos. Abre, cuidado pra não queimar esse dedão duro. Se ela tá ficando um pouco mole, tira de lá. Se ainda tá muito durenga, vai deixando mais um minuto, conferindo o estado da fruta com frequencia.

Aqui vem o grande momento da sua abóbora. Pensa comigo:

At the blue corner, você tem uma abóbora acéfala, meio molenga. E at the red corner você tem um líquido muito louco de camarão e mais um monte de coisa. A missão aqui é colocar um dentro do outro, preferencialmente o camarão dentro da moranga, sem nocautear a sua receita e sem golpe abaixo da linha de cintura.

Se você não tomar cuidado, sua abobora vai quebrar e todo o seu dinheiro camarão vai pelos ares pelo chão.

Portanto, não faça como eu fiz, e coloque uma bandeja debaixo da abóbora. Feito isso, deposite no fundo da abóbora o outro meio pote de requeijão. Feito isso também, jogue aquele líquido todo de camarão e coisas. Isso tudo vai, agora, pro forno. Não se esqueça da lambança que acontecerá caso esqueça da bandeja debaixo da abóbora.

Veja com seus próprios olhos:


sim, leitores. isso aconteceu comigo.
aí aprendi a forrar a abóbora, como podem ver na de cima.

Recolhido do chão, a família nem percebeu o gostinho de ODD. 
malandragem também faz parte da culinária, vai aprendendo com o tio.

Agora, deixe no forno o tempo de você tomar umas duas cervejas, retire com todo o cuidado do mundo e seja feliz.

Comentários

  1. Véio, Beleza?

    Explica este treco de "recomendo seriamente que dê uma lavada nos tomates antes da lavagem". Tipo assim: não entendi?

    Hahah, brincadeira essa receita hein?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Faaaala dom Caio Racca

    Ah, sei lá, né cara... Já tem camarão, a chance de bater um piriri nessa receita é grande.. Vai que te dá uma caganeira, pelo menos é bom saber que não veio do tomate kkkk

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Véi....
    Eu tbem num tindi....
    comé qui lava antes da lavagem??????
    kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Putz, agora que me liguei na bobagem que eu escrevi... kkkk

    Obrigado, já corrigi lá

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Fala grande amigo daniel!!!

    Grande receita, excelente texto... grandes risadas.. e no final da tudo certo.. cara ri muito de como fico seu fogão kkkkk

    abração do gordo de valinhos!!

    ResponderExcluir
  6. Fala Carlão

    Cara, isso aí corta o coração. O pior de tudo, o fogão nem era meu.. era da minha avó, numa das únicas oportunidades da vida dela, onde ela permitiu que algum homem utilizasse a sua cozinha. Imagina a lambança kkkk

    Valeu parceiro!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. poutz.. ri alto!! kkkkk

    acontece... vó sempre perdoa...

    ResponderExcluir
  8. Carlão

    Perdoa, mas mais ou menos, viu....

    depois desse episódio, eu me separei, e morei 9 meses na casa dela. Em todo esse tempo, ela me deixou pegar na cozinha dela uma única vez, e só pq eu insisti muito kkkkk

    Abração
    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Michelle Goldschmidt Nogueira22 de março de 2012 às 17:03

    Daniel, cara de pastel...

    Não vou nem dizer que isso é marcação com a minha pessoa...
    Ontem mesmo futriquei o blog 500 milhões de vezes durante o dia, na esperança de ver essa postagem... ainda ia deixar outro comentáriozinho malcriado reclamando da sua demora e dizendo que: SIM, EU IA FAZER A "ABRÓBA" ANTES DE VC...
    Maaaaaaaassss... estava eu em casa, num dia de preguicite aguda, fazendo um exame chato durante todo o dia... Filho na escola, irmão fora de casa, OPA! (casa liberada, os véi tão viajando...) Fui pra cozinha e fiz uma Pavlova de frutas vermelhas (sim, sou metida a chef).. Sobremesa aprovada, vizinhos batendo à minha porta, eu expulsando todo mundo, atrasada pra pegar o filho na escola, a mãe no trabalho, o céu desabando, enfim... Prometi que faríamos uma reuniãozinha na casa da vizinha, já que moro num apertamento. O combinado seria (será, semana que vem) fazer o nhoque da fortuna (sorte, amor, o que quiser) no dia 29... Sábado passado nos reunímos na casa de outra vizinha, pra comer tambaqui na brasa, vatapá e torta sorvete de tapioca (eu que fiz essa aí). Fotos e mais fotos no facebook, conversa daqui, conversa dali, meu avô faleceu, não pude ir à SP pro velório, trocando de empresa no trabalho, confusão, confusão, puf, dei piti e terça não fui trabalhar... fiquei curtindo depre em casa e pra aliviar um pouco, fiz um antepasto de beringela com torradas com manteiga aromatizada, queijo branco e um bela latinha de Itaipava trincando. Postei e pronto... me lasquei-me a mim mesma...
    Isso tudo pra contar que na terça à noite fui intimada a fazer um camarão na moranga na quarta à noite. Opa! Uma receita? Daniel? afff... O blog às moscas... Pergunta daqui, pergunta dali... pesquisa, manda comprar os ingredientes...
    Fiz a olho, não segui receita de seu ninguém, minha abróba ficou perfeita, não fiz essa melequeira pq eu sou intiligentii, não lavei louça, pq se eu cozinho eu não lavo... E é só sucesso!!!

    MAAAAAAAAAAAAAAAAASSSSS... Vc disse ali que "põe um dentro do outro e volta pro forno o tempo de tomar 2 latinhas"... Eu não sei quantas eu tomei não, pq quando eu comecei a cortar os temperos, começaram a enxer o meu copo... e sinceramente, me privei de contar quantas vezes ele foi "enxido".. kkkkkkkkkkk

    Qual a próxima receita??

    Abraços, desculpe a bíblia e desculpe as brincadeiras... Mas leio vc "falando" e me vejo aí...

    Michelle Nogueira

    ResponderExcluir
  10. Oi Michelle

    Imagina, o seu relato foi divertidíssimo!! Adorei as suas aventuras gastronômicas.

    Porque é aí que tá a farra: comida sempre tem que estar ligada a divertimento, a bem-estar. Senão, vira obrigação e esse blog não teria muito porque existir.

    Achei sensacional como vc conseguiu exprimir a sua personalidade em pouquissimas palavras. Isso aí numa dinâmica de grupo ia fazer o maior sucesso! hehehehe

    Gostei, Michelle

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  11. Legal a receita.

    O texto como sempre, erudito...rs

    Eu já fiz uma lambança parecida com a sua (vazou menos), também tendo a abóbora como protagonista, só que com carne de sol e queijo de manteiga no recheio.

    Parece muito com a receita que minha avó faz. Só que ela SE LEMBRA de cortar o "tendão na barriga" do camarão, como EU ENSINEI, pra ele não enrolar e sumir no molho...KKKKKKKKKKKKKKK

    Abração

    ResponderExcluir
  12. Ayrton

    Aqui no gato na grelha, é muito tênue a linha que divide o tosco do erudito.. kkkk

    Legal, essa dica do tendão... um dia eu acho onde fica isso hehehehe

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  13. É só dar um corte onde seria a barriga do bicho (na volta de dentro) que ele pára de enrolar e fica esticado...KKKKKKKKKK

    Ou pode fazer isso:
    http://2.bp.blogspot.com/-LEu2-faiJ6k/T3EIJqyovFI/AAAAAAAAAhY/2fVkUaIsot8/s640/camara%CC%83o+palito.jpg

    Espete o palito, cozinhe e depois use. Dá mais trabalho, mas também funfa.

    ResponderExcluir
  14. Daniel,

    Desculpe se não entendi direito, mas na semana santa eu quero fazer essa receita e fiquei com uma duvida é para colocar o cubinho do caldo de camarão e acrescentar água, ou vai na água do camarão ?

    Um abraço,

    Edson

    ResponderExcluir
  15. Texto muito divertido, sem contar que quando vi a cena da moranga espatifada tive muita vontade de dar uma de Chaves e gritar. "Que burro..., da zero pra ele!!"hahaha. Também tenho um blog de gastronomia que inclusive esta abandonado não por falta de cozinhar mas sim por falta de tempo de postar pois meus posts dão um trabalho imenso.

    Brincadeiras a parte, uma boa opção ao Catupiry é o Requeijão da Tirolez (de preferência o de bisnaga, pois o de copo não tem a mesma consistência), não sei como é a distribuição dele por aí..., em São Paulo, se acha relativamente fácil, entre o Catupiry bisnaga e ele fico com ele facil, fácil..., gosto muito de fazer camarão na moranga e também utilizo o esquema de dar uma pré-cozida no microondas para ganhar tempo.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. Ayrton

    EXCELENTE dica... sempre fico revoltado que o camarão some no meio da minha receita.. Daqui pra frente, só quero saber de camarão esticado kkkk

    Valeu, parceiro!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  17. Edson, como vai?

    Não precisa por água, não... Você vai perceber que, quando jogar o camarão no meio do refogado, ele mesmo perde muita água e faz a coisa toda virar uma sopa.. Aí você manda o cubo de tempero.

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  18. Fala Anderson

    Lembrar do Chaves foi ótimo, rachei o bico aqui kkkk

    Excelente a dica do Tirolez.. Tem um atacadão perto da minha casa que vende de bisnaga, é mto mais barato que o catupiry.. Vou comprar sim, sem falta..

    Valeu!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Anderson...o requeijão da Tirolez é MUITO bom, seja em bisnaga ou copo.

    Não sei que mágica esses caras fizeram, mas taí um produto bom e barato (ou mais em conta, se preferir).

    Abração

    ResponderExcluir
  20. Po Ayrton, taí uma que eu não sabia...

    Amanhã recebo o salarinho, e vou no atacadão dar uma experimentada nesse tirolez ae..

    abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.