Pensamentos de uma cabeça de alho

Cabeça vazia, oficina do diabo, já dizia a minha vó. Aposto um bulbo e um cerebelo como a sua também dizia isso. Aliás, pensando aqui com meus botões, já parou pra pensar como a vó de todo mundo usa as mesmas expressões? E já parou pra pensar como é mal-pensada essa expressão de parar pra pensar? Quero pensar sem parar, essa maluquice de parar pra pensar só existe na cabeça de quem pensou esse pensamento. Parado, provavelmente. E por falar em existir, existe a máxima que diz: "penso, logo existo". E quem não pensa, não existe? Conheço uma meia dúzia de seres que não parecem pensar muito, não. Eles não existem?

Existem sim. Se não existissem, ninguém passaria na porta da minha casa com o som do carro no último volume, no qual uma garota esganiçada grita A PORRADA COME, entre outras pérolas e impropérios. Quem mora na periferia, assim como este que vos escreve, sabe do que eu tou falando. Para aqueles que tiveram a sorte de estabelecer residência longe do funk, o nome da música por si só é auto-explicativo.

A cabeça da gente é uma coisa louca. Isso porque a gente existe, porque pensa, e segundo o maluco-beleza, quem pensa, pensa melhor parado. E, embora eu não concorde com esse lance de parar pra pensar, tem que concordar. Ou não. E a cabeça que não pensa? A que não pensa faz funk. Ou tempera a comida, e é dessa segunda que vamos discorrer.  A cabeça do alho.

Pensando nisso...

Prezado escriba do Gato na Grelha. 

Vimos por meio desta informar-lhe que isto que vem fazendo não se trata de pensamento, mas sim de embromação. E das bem safadas. De modo que solicitamos ao setor responsável que dê fim à enrolação e adentre imediatamente ao assunto.

Att.
A4LBDGG - Associação dos 4 leitores do blog Deitando o Gato na Grelha

Assim sendo, vamos ao assunto.

Qualquer cabeça-oca sabe que o melhor lugar pra armazenar o alho é dentro do freezer. Congelado. Isso porque ele fica, por óbvio, sólido, tornando mais fácil o trabalho de picotar bem pequeno o dentinho dele. Além disso, no estado sólido, ele fica mais seco, a casquinha do dente solta muito mais fácil, e faz muito menos meleca na sua mão. Confia na dica: alho e chicabon, lado a lado, numa geladeira próxima de você.

Ainda no quesito meleca na mão, ouvi falar de um cabeça de bagre que manipulou um alho daqueles bem caprichados e depois foi fazer carinho no rostinho de uma bela garota numa noite de luar. Nem preciso dizer que a bela garota meteu-lhe um chapéu de touro pra decorar a cabeça, sapecou-lhe um pé na bunda e um tremendo safanão. E nós não queremos que isso aconteça, certo? Eu não quero. E imagino que você também não queira. Então, após manipular o alho, basta ligar a torneira e esfregar as pontas dos dedos nas costas da faca cuidando, claro, para não decepar os dedos. Alguns poucos segundos nesse esfrega-esfrega de dedo nas costas da faca e pronto: sai sangue pra caramba os dedos perdem aquele cheirão de alho, livrando suas mãos do mal cheiro e evitando antena no seu telhado.

Aí tem a dica da cabeça de alho na cerveja no canto da churrasqueira. Receita esta já anteriormente abordada aqui neste blog, mas se você prefere, pula comigo de cabeça nesse flash-back, que eu te conto o segredo da longevidade: Basicamente, você toma alegre e supimpamente uma lata de cerveja, depois pega a faca e tira fora a tampa da cerveja. Como? Simples: cortando em qualquer lugar o alumínio desde que fique do meio pra cima da lata. Corta de qualquer jeito mesmo, sem carinho e sem delicadeza. Aí você joga lá dentro uma cabeça inteira de alho, cobre com aquela cerveja vagabunda que o cunhado levou, e bota no cantinho da churraca. De vez em quando, dá uma completada na cerveja, pro alho ficar sempre hidratado. Funciona assim: 10 goles pra você, um gole pro alho. Mais 10 goles pra você, mais um gole pro alho. Repita o procedimento por, mais ou menos, uma hora. Aí você usa essa cabeça pra tirar a lata lá de dentro sem queimar a mão, tira o cabeção do alho lá de dentro, e, com as costas da faca, sempre ela, espreme sobre a tábua. O alho vira uma pasta super saborosa, sem aquela nhaca que costuma deixar aquele bafo sem-vergonha. Aí você pode comer com pão, com qualquer coisa. Eu, sinceramente, recomendo passar na barriguinha de uma bela peça de picanha e mandar de volta pra churraca. É uma coisa de outro mundo, por mais que pareça um loucura jogar alho na lata de cerveja e mandar ambos pra churrasqueira esperando um patê como produto final. Mas acredite, é bom.

E, pra completar, eu falei tanto de alho, que no final das contas eu vou contar uma coisa que vai te deixar de cabeça quente. Eu aboli o alho da minha culinária. Sério. Não confunda com abolir o alho da minha alimentação, que isso já é demais. Acontece que eu me casei com uma garota que, apesar de linda, não gosta de alho. Ninguém é perfeito, já dizia o piloto Peter [/corrida maluca]. Aí comecei  a reduzir o alho da minha comida, e quando dei por mim: cadê? tinha desencanado de colocar tal condimento na maioria das coisas que faço. E sabe o que eu acho disso tudo? Nada. A comida continua gostosa, a mocinha gosta e eu não sinto falta do alho, não.

O que não significa que eu não goste mais, ou que tenha entrado em alguma dieta pós-moderna da desconstrução da alimentação enquanto chaga da sociedade, porque não tem nada disso. Apenas experimentei algo diferente.

Coisa de gente cabeça :-)

Comentários

  1. Até que enfim o dono do Blog apareceu e falando de condimento de maior supimpitude ainda mais na churraca pra fazer pasta pra passar em costela e afins.
    E vamo que vamo!
    Abraços
    Murta

    ResponderExcluir
  2. Falae Murta man, beleza?

    Pois é, quando você menos imaginar, tá lá o Deitando o Gato na Grelha mandando petardos da mais alta gastronomibilidade, se é que isso existe kkk

    Abração
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Pois é, achei até que a cerva tinha feito efeito alem da conta quando vi que tinha data nova no blog kkkkkk
    Zoeiras a parte,bom ver o blog tomando forma novamente.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Que nada, Murta

    Zoeira aqui é sempre bem-vinda por aqui, meu irmão

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Em tempo carnaval ta chegando e pretendo arriar os pneus dos carros, encher a geladeira de cerveja ( 600ml aqui é long neck, sabe como que é né,,,) e ficar todos os dias assando carne.
    Intimação ta feita!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh Murta.....

    Pode ter certeza, meu carnaval vai ser igualzinho.. A única missão é chegar vivo na quarta-feira de cinzas kkk

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Grande Daniel,

    Que bom que retomou o blog, estávamos preocupados com o sumiço de sua pessoa!! Sempre acompanhei suas publicações(receitas) e já fiz muita propaganda desse blog de grande utilidade doméstica e também de entretenimento. Continue sempre postando suas entusiasmadas receitas.

    Abraços,
    Carlos Ernica

    ResponderExcluir
  8. Fala Carlos, tudo beleza ae?

    Opa, valeu pela força e incentivo ae, compana... Pode ter certeza, quando você menos esperar, lá tá o Gato deitando na grelha de novo :-)

    Valeu!!

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Caramba, que excelente surpresa te ler de novo Daniel. engrena e volta com um post por semana vai. seus 4 leitores agradecem!
    Eu sou alho dependente. tudo o que faço vai alho, gosto demais.
    vou tentar no próximo Churras e te conto;.
    um abraçaço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Creuza, tudo bem?

    Quanto tempo, né? Obrigado pela força, fico feliz que tenha gostado da volta do blog...

    Olha, minha vida mudou muito, e certamente não conseguirei postar semanalmente de novo, mas vou tentar ser um pouco mais disciplinado com o blog, sim..

    Obrigado

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por este texto maravilhoso. Engraçado, parece que somos vizinhos........

    Manoel Teixeira

    ResponderExcluir
  12. Fala Manoel, beleza?

    Obrigado pelas palavras :-)

    Grande abraço
    daniel

    ResponderExcluir
  13. Será que cheguei tarde? Descobri o blog apenas hoje
    e vejo que faz tempo o último post. Li vários e gostei de todos, ótimas dicas que vão direto ao ponto, sem enrolação e com as histórias dignas de um livro de crônicas. Espero ver novas histórias.
    Marcus

    ResponderExcluir
  14. Faala Marcus, beleza?

    Que legal que gostou.. Navegue pelo blog, mesmo que eu não venha escrevendo com muita frequencia, ainda tem bastante conteudo por aqui..

    Vamos ver se eu consigo postar uma novidade aqui essa semana..

    Valeu

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  15. Os posts estão demorando...

    Vira o gato pra não queimar...rs

    ResponderExcluir
  16. Vixe, coitado do bichano, esse aí já ta virando carvão... hehehehehe

    Tenho um post bacana saindo do forno. Receita de bruschetta.

    Deixa esse meu trabalho louco dar uma trégua e eu posto aqui.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  17. Meu muito loko seu blog...meu niver é mês que já peguei várias dicas pro churras...e esse pão vo fazer concerteza e ainda vo pegar uns e colocar queijo!! hummmmmm

    ResponderExcluir
  18. Ow, parceiro... que bom que curtiu..

    Essa dica do alho na lata de cerveja é boa de verdade.. Nem lembro mais quem me ensinou isso, mas devo um rim pra esse cara..

    Boa sorte com o churras!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Lopes de Oliveira neto3 de janeiro de 2016 às 22:37

      Quando o criador do gato na grelha virá estreiar uma receita na minha churrasqueira aqui em Itapetininga?
      Ass: seu primo mais velho
      Abraço
      Antonio

      Excluir
  19. Faaala primo, beleza?

    Não sabia que anda lendo besteira pela internet, motivo que te trouxe até aqui kkkk

    Qualquer dia esse churrasco sai :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.