Maturatta é maturada?

Recentemente, surgiu uma discussão nos comentários do blog, acerca da linha Maturatta, da Friboi. A bola que foi levantada ali, é porque surgiram dúvidas se a carne é realmente maturada, ou se foi dado esse nome numa fanfarrice pra ludibriar o consumidor.

Maturação é um processo de apodrecimento controlado. Não tenha nojo disso, entenda que a parte do "controlado" é muito mais importante do que a parte do "apodrecimento". Lembra do queijo gorgonzola, que parece podraco, mas é uma delícia. Pois é, com esse "apodrecimento controlado", a carne tende a ficar bem mais macia e saborosa, pois algumas enzimas agem e clica aqui pra conhecer como funciona. Legal, mas isso tudo tem um custo. Economicamente falando, o frigorífico mata o boi e começa o maior samba do criolo doido pra mandar aquele boi o mais rápido possível pra dentro da sua churraca. E deixar o boizim maturando ali custa grana. Por isso a carne maturada é mais cara. E a carne Maturatta é cara. Mas não fica claro se passou ou não pelo processo.

Sinceramente, conheço vários produtos da Friboi e não acho que eles seriam assim sacanas, mas confesso que não encontrei no site, nenhuma informação bem clara: "Essa parada é maturada" ou "Essa parada não é maturada, você comprou, a gente ganhou e você perdeu".

Com isso, façamos valer a voz do consumidor, a internet taí e a gente tem o trombone pra meter a boca. O trombone, ok?

Mandei um e-mail pro SAC do site da Maturatta. Que, diga-se de passagem, carece de conteúdo mas é um belíssimo site.

E-mail este que transcrevo abaixo, assim como transcreverei a sua resposta, ou reclamarei a ausência dela. Afinal, o intuito aqui não é brigar com a Friboi, e sim informar aos leitores.


Olá. Escrevo regularmente num blog sobre receitas de churrasco, e recentemente os leitores levantaram um assunto que julgo bastante pertinente. O grupo Friboi possui uma linha chamada Maturatta, onde as carnes são embaladas à vácuo. Tanto o nome, quanto o fato de estarem no vácuo, nos sugere que estejamos comprando carne maturada. Porém, não encontrei nenhuma informação que realmente afirmasse que as carnes em questão são maturadas. Gostaria de uma posição da Friboi para poder transmitir a informação correta, seja ela qual for, aos meus leitores. Agradeço Daniel Rodrigues Deitando o Gato na Grelha


Vamos aguardar. Como diria o cid moreira: estamos de oooooolho.

Comentários

  1. Daniel
    Acho um absurdo o preço da carne maturada e por isso acabo nao comprando...
    mas escrevi mesmo pra pedir uma dica de como assar a costelinha Suina , é o seguinte , comprei um pacote de costelinha suina a Aurora tencionando fazer Ribs on Barbie, mas vai rolar um churras no sábado na base do cada um leva uma carne e a bebida, pensando que vai ter um engraçadinho que levará mais bebida do que carne, quero colocar a costelinha na roda mas não sei exatamente como assar, qual a melhor forma de fazer e etc... ps. eu n~;ao sou a churrasqueira mas como meu marido é eu preciso dar pitaco no trabalho dele sacou?
    aguardo um retorno
    um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carne apodrecida foi foda...
      Desculpe escrever aqui nas respostas.
      Mas o autor não pode escrever neste sentido de confundir as pessoas. .
      Enfim come gorgonzola ou outro queijo nada "haver" com carne...sem mais delongas. .desculpa as palavras mas o autor foi infeliz nestas palavras "carne apodrecida "...
      Obs; li todo o texto..

      Excluir
  2. Oi Creuza, beleuza? Vixe, que trocadilho infame. hehehe

    A carne maturada é sempre mais cara mesmo, afinal, alguém tem que armazenar essa carne no "apodrecimento controlado" por um tempo, e obviamente isso tem preço. O chato mesmo vai ser se essa linha "maturatta" tiver um nome desse e não for maturada. Mas enfim...

    Bom, quanto à costelinha de porco, tem uma receita que vai, com toda a certeza, arrebentar nesse churrasco. Vai na costelinha de porco ao chimichurri, que fica demais. Mas faz o chimichurri, como na receita.

    Essa aí já fez vegetariano comer carne aqui em casa. E isso não é brincadeira, fez mesmo.

    O link tá aqui: http://deitadonagrelha.blogspot.com/2009/06/costelinha-de-porco-ao-chimichurri.html

    Boa sorte, depois conta como foi!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. CARNES MATURADAS - são carnes submetidas a um processo de autólise controlada (=evitar que apodrecam). Após a desossa, os cortes são embalados a vácuo e mantidos durante 15 a 20 dias a uma temperatura que varia entre -1 a +1ºC.
    Acho (não sei) que o nome MATURATTA é somente um nome alusivo. Evidentemente que induz ao povo achar que é MATURADA. As vezes compro carne resfriada para churrasco e associo com alguma MATURADA (a marca do Chitãozinho e Xororó hehe), esqueci o nome. Lembrei! Montana Grill. A maturada deles é gabaritada.

    Abração

    CSá

    ResponderExcluir
  4. Fala Carlão

    Pois é, essa discussão nasceu num comentário de um post antigo (que teve até comment seu), e eu acho legal abrir espaço aqui pra discussão. Já ouvi de um monte de gente que a maturatta não é maturada de nada. Maaas... acho legal abrir o espaço e chamar a friboi pra brincar.

    Vamos ver como eles respondem. Se a maturatta não for maturada, vamos cair de pau, com certeza.

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Para mim Maturatta é puro marketing. Serve somente para agregar valor e dar um certo status para vender a carne mais cara. Mas espero que esteja errado e vamos aguardar a resposta do seu e-mail.
    Apesar disso, o Coração de Alcatra dessa linha da Friboi foi uma das carnes mais saborosas e macias que esses meus caninos já apreciaram.

    Mudando de assunto.
    Dias atrás conversando com um conhecido, este me falou sobre o churrasco amazonense. Não sei se é verdade, mas deu vontade de experimentar. O processo é o seguinte: Assa a carne sem sal e quando estiver no ponto, fatia as carnes e joga sal fino. Achei interessante o processo, pois, pode-se fazer uma picanha mais bem passada sem deixar ela dura, pois como irá assar sem o sal, este não irá reter o líquido da carne.
    Bem, vou fazer um teste e te falo, mas se quiser adiantar e ver no que vai dar, fique a vontade.
    Abraço Daniel! Suas dicas são 10!

    ResponderExcluir
  6. Fala Raphael, o Personal Grill!

    Eles ainda não me responderam. Tou começando a ficar preocupado mesmo. Tou relutando bastante, mas eles estão me levando a achar que essa maturatta é picaretagem. Sabe aquele povinho que compra um monza 86 vermelho e cola o cavalinho da Ferrari? Então... enfim, aguardemos.

    Boa dica essa do churrasco amazonense. Vou experimentar. Se não chover, experimento hoje mesmo.

    Na verdade, lá no apartamento que a família tem na praia, não tem churraca na sacada. Eu faço as vezes com uma elétrica, que por sinal funciona super bem. E como ela tem um tempo da carne diferente, eu uso sal fino.. deixo ela assar um pouquinho e jogo o sal fino. Fica muito gostoso, também.

    Valeu a dica ai!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Olá, Realmente a Maturatta é Maturada. A linha toda passa por um processo de Maturação de 15 dias em túneis de Maturação nas unidades do Grupo JBS/FRiboi.
    Obrigado pela dica de conteúdo do site www.maturatta.com.br; realmente temos que aprimorar e faremos isto com o auxilio de vcs.
    Obrigado pelas dicas
    Flavio Saldanha - Ger. Mkt - Grupo JBS

    ResponderExcluir
  8. Tá explicado!! Dúvida tirada.

    CSá

    ResponderExcluir
  9. Flavio Saldanha

    Muito obrigado pelas informações. Sabia que a Friboi não ia vacilar!!

    Vou escrever um post especialmente sobre a sua resposta.

    Muito obrigado em meu nome, e dos leitores deste blog.

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,
      Por favor, indique marcas de picanha maturadas tão boas quanto a Maturatta.
      Valeu,
      Keithe

      Excluir
    2. Daniel,
      Por favor, indique marcas de picanha maturadas tão boas quanto a Maturatta.
      Valeu,
      Keithe

      Excluir
  10. Beleza, vou acreditar hein?!
    Agora me surgiu mais uma dúvida. A linha Maturatta têm Coração de Alcatra, isso não seria o mesmo que Miolo de Alcatra? Coração é um nome mais bonito? Ou existe alguma diferença.

    Daniel,
    Fiz um teste do churrasco amazonense, porém em uma "churrasquinha" de boca de fogão, aquelas que parece uma forma de pudim. E não é que deu certo! Fiz com um pedacinho de contra filé e com o olhar desconfiado da patroa achando que não ia dar certo. Ficou bom. Mas pretendo ainda fazer na churrasqueira mesmo e com uma boa picanha. Fiz um churras para 50 pessoas neste fim de semana e pretendia experimentar com um pedaço, mas a turma que me contratou não me deu tempo nem de beber água e o teste acabou ficando para o próximo evento, pois neste deu até cãimbra no braço.

    Valeu! Espero seu próximo texto!

    ResponderExcluir
  11. Raphael, beleza?

    Olha, vou até comprar uma maturatta pra colocar a minha opiniao aqui. Na real já comprei e é mesmo uma carne boa, mas vou comprar especialmente pra isso: avaliar aqui. E vou pesquisar se há alguma regionalidade nisso, mas até onde sei, o coração de alcatra e o miolo da alcatra são a mesma coisa. Tenho uma história engraçada a respeito, escrevo de uma vez no post.

    Caramba, churrasco pra 50 pessoas é complicado.. dá mesmo muito trabalho. Como disse, não sou profissional, mas em abril desse ano me aventurei num desses, pro aniversário da minha sobrinha.. Bicho, precisei de uma semana inteira pra me recuperar do trabalhão. hehehe

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Esclarecedor sobre o que é maturação. Mas então acho por 3 vezes de umas 6 que comprei carne maturada, 1 vez da friboi, outras vezes não lembro. As empresas definitivamente não conseguiram controlar a maturação porque quando abri a embalagem as carnes já estavam putrefatas.

    ResponderExcluir
  13. Então.. eu não tenho muita certeza, mas acho que o fato de a carne estar putrefata se deve muito mais ao armazenamento do mercado ou açougue do que com o processo de maturação em si.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se tem outras marcas de carne maturada além dessa linha maturatta?

    ResponderExcluir
  15. Nossa, dificil saber.. depende muito do local onde você está.

    Mas tem sempre boas marcas de carne maturada sim.

    Boa sorte

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  16. Eu moro aqui no Rio. Fiz a pergunta porque estou querendo abrir uma hamburgueria e gostaria de fazer um hambúrguer com carne de picanha maturada.

    Desde já agradeço atenção!!

    ResponderExcluir
  17. Oi parceiro

    Aí sim, eu tb queria abrir uma hamburgueria... Na verdade eu gostaria de trabalhar com comida, seja ela qual for....

    Enfim, sobre a picanha maturada: Sou de SP, então não sei muito bem como as coisas acontecem por aí. Mas aqui é facinho encontrar boas picanhas maturadas nos açougues de bairro... Existem vários frigoríficos menores que também fazem picanhas maturadas a preços bem honestos, coisa de qualidade sim.
    Uma boa idéia pode ser fazer uma pesquisa com frigorificos de Minas Gerais. Geralmente tem carne muito boa e barata por lá.. De repente você fecha um contrato de fornecimento com algum deles.

    Boa sorte com a hamburgueria!! Hamburger de picanha maturada deve ser uma delicia mesmo. Excelente idéia.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu um sabe nada.. só enrrolou o cara.

      Excluir
    2. Comprar Hambúrguer para moer não é mais viável, é possível encontrar Hambúrgueres artesanais da Wessel e da VPJ com custo bem inferior e com altíssima qualidade.

      Excluir
  18. Olá, Keithe, tudo bem?

    Não conheço outras marcas... Mas dá um pulinho num açougue do seu bairro que vc encontra coisa boa sim...

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  19. Também sempre tive essa dúvida. Ainda mais com os recentes casos de enganação da Friboi. Que a picanha normal vem suja demais, cheio de pelanca justamente por onde não se vê pela embalagem.

    E sobre marca boa pra Picanha Maturatta, tem a da Swift, sempre gostei dela, só que comparada com a da Friboi ou outras marcas, é bem mais cara, mas vale muito mais a pena. Só pelo tamanho da gordura você já sente a diferença, da Friboi vem com uma camada da altura de um hambúrguer e da Swift vem mais grosso que 1 dedo.

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre tive essa dúvida.
    E sobre outras marcas boas, eu aconselho a Swift.
    É mais cara, bem mais cara, mas vale muito a pena se for pra poucas pessoas.
    Eu prefiro até comprar o contrafilé dela do que as picanhas da Friboi e outras marcas, que por sinal é muito, muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Fala Anderson, tudo bem?

    Vou responder aos seus dois comentários de uma só vez. Vamos aos fatos..

    O primeiro é que o post foi escrito muito antes de a Friboi ter sido envolvida em quaisquer dessas coisas que são faladas por aí. Então, eu nao tenho condição de defender e nem de atacar ninguém. Na época, eu questionei, o pessial da Friboi se mainfestou e eu achei, apenas, justo.

    Sobre o fato de comptrar o contrafilé, isso eu concordo sim.. Fazendo direitinho, ele tem grandes chances de ficar até melhor do que a picanha sim....

    Valeu pela sua opinião, mano

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  22. O Minerva tem picanha maturada, muito boa e tem a linha Prime que todos os cortes passa pelo processo de maturação de 14 dias, linha ótima!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Letícia, tudo bem?

    Que boa notícia!!

    Tá dada a dica, pessoal, Quem quiser comprar picanha maturada, pode procurar essa marca!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  24. Quero receber a resposta deste email. Grata.

    ResponderExcluir
  25. kkkk calma, Vera.

    Manda o email que a gente ve o que faz, tá?

    Att
    Daniel

    ResponderExcluir
  26. ola,fiquei espantada com tamanha desconfiança das pessoas com a marca maturata do friboi pois trabalho no friboi de goiania ha bastante tempo e tudo que a empresa divulga sobre o produto e a mais pura verdade,nao e a toa que e a maior produtora de carne bovina do mundo pois a linha maturata tem a mais alta qualidade desde a seleçao do boi para o abate ate o embarque tudo e supervisionado pela inspeçao federal que e do ministerio da agricultura e pela garantia da qualidade que nao deixa passar nada de errado principalmente o processo de maturaçao que nao e um apodrecimento como muitos pensam e passam pra outras pessoas e sim um processo de resfriamento por varios dias nos tuneis da empresa com temperaturas muito baixas o que resulta numa carne especial com mais sabor, maciez e suculencia fora do comum,por isso que e tao cara pois e pra pessoas de bom gosto e nao pra qualquer um e pra quem gosta de apreciar o melhor da carne entao, se nao der conta de comprar nao reclama do preço, pois muita gente compra e fica satisfeito.

    ResponderExcluir
  27. a maturaçao nao e nada de apodrecimento e um processo rigoroso de resfriamento em baixas temperaturas nos tuneis da fabrica,e acompanhado pela inspeçao federal e garantia da qualidade que e muito rigida.entao a qualidade da carne e inconfundivel com outras,muito macia e saborosa.

    ResponderExcluir
  28. ola, gostaria de esclarecer uma coisa; a maturaçao e um processo de resfriamento nos tuneis da fabrica e a carne e submetida a temperaturas muito baixas,que quebra as moleculas das fibras e a carne fica muito macia e saborosa, por isso que e tao cara,pois e de alta qualidade e pra quem gosta de apreciar o melhor da carne, entao o que as pessoas falam sobre apodrecimento e mentira,e porque nao da conta de comprar a maturata e fica inventando coisas que nao existem.

    ResponderExcluir
  29. Amigos... se é Friboi tanto faz se for maturada ou não. Vai ser lixo de qq jeito.

    ResponderExcluir
  30. Fala Rei, tudo bem?

    Olha, vou ser bem honesto.. quando esse post foi escrito, a Friboi ainda nem era da Swift, e depois disso eu nunca mais comprei ou consumi.

    Então não tenho nem como concordar e nem como discordar de você. A única coisa que posso garantir é que quando comi, e isso faz tempo, sempre achei legal a carne deles sim.

    Abração
    Daniel

    ResponderExcluir
  31. Comemos a da Swift que vem em bifes, chamada coração da paleta maturada e sinceramente fizemos de vários jeitos e é horrível, nunca comi uma carne tão ruim e olha que meu pai é um cozinheiro de mão cheia. Que carne horrível,essa nunca mais eu compro.

    ResponderExcluir
  32. Oi Amanda, tudo bem?

    Muita coisa mudou desde que escrevi esse post.. A swift foi comprada, a friboi virou coisa do lula, enfim...

    Mas nao é a primeira vez que ouço que as coisas da swift caíram de qualidade.. Que pena.

    Bom saber, na dúvida, compro outra :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  33. NO SITE DA FRIBOI ELES FALAM QUE MATURATTA E A LINHA MATURADA DA FRIBOI. PORTANTO MATURATTA É SIM MATURADA

    ResponderExcluir
  34. É sim, brother... Leia os comentarios acima, o próprio gerente de marketing dos caras entrou aqui pra falar...

    Charada matada :-)

    Abraçao
    Daniel

    ResponderExcluir
  35. Adoro churrasco de picanha, principalmente com a maturada. Mas considero extremo mau gosto da Friboi comercializar a maturata, confundindo o cliente; pois de maturada não tem nada. A que comprei enganada, estava até dura e sem gosto!Eles não me enganam novamente. Vera.

    ResponderExcluir
  36. Pois é, Vera...

    Esse post era antigo, a Friboi era de outra empresa, faz um baita tempo.

    Que pena que as pessoas tem reclamado. Na época, era uma boa linha de carnes sim.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  37. Picanha maturatta Friboi é TD de bom, fiz em churrasqueirinha e ficou muito macia.

    ResponderExcluir
  38. Bom,

    cheguei aqui,em 2017, por assistir um comercial da Maturatta e pensei:"será que essa carne é da Friboy, a marca envolvida nos escândalos de corrupção?" Depois de ler sobre a carne e saber que Maturatta pode ser uma alusão ao processo de "apodrecimento controlado" e saber,de acordo com o especialista aqui do blog,que a carne não é nada maturada, vejo como a malandragem da grande JBS continua sendo propagada livremente na TV.

    ResponderExcluir
  39. Oi amigo, tudo bem?

    Só para que nao fiquem injustiças no ar: Quando escrevi este post, a marca Maturatta ainda nao era da JBS, e sim da Swift.

    E nos comentários você poderá encontrar o posicionamento de um gerente de qualquer coisa da empresa, que se dispos a explicar o processo utilizado entao para a maturacao da carne.

    Mas isso já tem muito tempo, nem sei se continuam com as mesmas premissas.

    E sim, eu tenho uma dificuldade gigantesca de aceitar o que esse povo da JBS fez com o nosso país, juntamente com nossos tao amados políticos.

    Abraçao!
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  40. Oi amigo

    É um apodrecimento controlado. Foi apenas uma maneira de falar. Fica tranquilo, eu nao enganei ninguém.

    abs
    daniel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.