Preparando um bom cupim

O cupim é uma carne extremamente saborosa e macia, mas a diferença entre um bom cupim e um cupim cagado (gostei do trocadilho, junta com a fraldinha e.. xapralá) é muito tênue. É uma carne demorada de preparar e muito fácil de errar. Portanto, se você for convidado a algum churrasco e tiver cupim, tenha certeza de que o churrasqueiro sabe o que tá fazendo.

Já expliquei que o cupim fica em cima das costas do boi, o Nelore, e é cheia de gordura, certo? Na verdade, uma das mais gordurosas do boi. Pois é, mas o cupim não é como a picanha, por exemplo, que tem a gordura bem definida sobre a peça. A gordura do cupim fica entrenhada no meio da carne, junto com uns nervinhos, e se você vacilar, fica tudo uma pedra. Portanto, a palavra que me vem à cabeça é: paciência. O cupim é o primeiro que vai à churrasqueira e o último que sai. Ou seja, se você faz o tipo ansioso, ou tem hiperatividade, tome um chá de passiflora antes de começar o churrasco. 

Pra assar um cupim, você precisa de uma churraca responsa, daquelas de vários andares. Isso porque você tem que preparar a peça em duas etapas, e ambas precisam de uma certa distância do fogo. 

O primeiro passo é espetar o cupim, e enrolar naqueles celofanes de churrasco. Não sabe o que é isso? Gooooogle, parceiro. Só não mete um celofane qualquer, você não tá encapando um caderno, tá preparando uma carne e é melhor que tenha um mínimo de noção nessa cabeça. Recomendo utilizar um espeto único, como o das fotos abaixo e não daqueles duplos. 

Quando você enrola a peça de carne no celofane, é por um bom motivo, então não o faça com preguiça nem de qualquer jeito. A carne vai aquecer, a gordura do meio da carne vai derreter, e vai ficar presa no celofane. Vai aquecer junto da carne e vai ajudar a cozinhá-la. Ou seja, você vai cozinhar a carne na própria gordura dela. Sacou o espírito da coisa? Então segue os passos aí:

Taí uma peça de cupim. Na verdade, aí tem meia peça. A outra meia eu congelei.

Depois de espetada a peça, abra um bom pedaço de celofane sobre uma mesa, jogue um pouco de sal e enrole, sem deixar muita folga.

Uma vez enrolado, arrume um pedacinho de celofane ou qualquer outra coisa pra amarrar as extremidades.
Não se esqueça de que a gordura tem que ficar aí dentro, cozinhando a carne.
Não ficou lindo? Parece uma balinha 7Belo!

Agora bote o espeto no andar mais alto da churraca e deixa lá. Vai ficar ali umas 3 horas. A cada nova cerveja que você abrir, vire a carne com todo o cuidado pra não deixar o líquido escorrer. Você vai adorar quando a gordurinha começar a fazer borbulhinhas dentro do pacote. É o sinal que as coisas vão indo bem.

Não tenha pressa. Sirva toda a linguiça e contra-filé para os convidados mais afoitos, e deixe essa maravilha da natureza ficar boa por sí só. O segredo do cupim (nome de filme da tela quente, com Keanu Reeves) é justamente esse cozimento. Portanto, não tire ele daí. Não deixe esfriar. Não deixe o fogo apagar. Não economize carvão. Não deixe ele mais baixo, perto da grelha, achando que vai ficar pronto mais rápido. Não fure o celofane. Enfim, não seja besta que a carne fica boa sozinha.

Depois que se passarem pelo menos 3 horas, e dentro do celofane estiver um furdúncio já há algum tempo, é hora de abrir. Chame os bombeiros que essa parte é cruel.

Você não tem outro jeito: precisa abrir a embalagem com aquele caldo gosmento dentro. Quando fizer isso, vai cair aquela gordura toda na churraca. Se você tiver uma pia por perto, leve a peça até a pia, faça um rasguinho com a faca e abra a porra toda. Se não tiver, vai ter que ser na marra mesmo. Nesse caso, certifique-se de que não tem nenhuma outra carne nos andares de baixo do cupim. Vai cair uma avalanche de gordura e vai lavar a carne em questão, fica uma merda. Se você aguentar o calor, recomendo posicionar uma latinha de cerveja (VAZIA, HEIN) embaixo pra tentar recolher o máximo possível do caldo que vai cair. Depois você dá a latinha pro cara das batidas beber e tudo ok.

Agora você pode descer o cupim "pelado" pro andar de baixo, mas ainda a uma distância média do fogo. Tire uma lasquinha e veja se há a necessidade de sal. Se sim, pode espalhar um pouco na peça. Não preciso te falar quanto, qualquer um que já temperou uma salada sabe quanto sal colocar na comida, vá.

A melhor maneira de servir o cupim, é ir virando ele, e à medida que vira, você vai tirando as lasquinhas que ficaram mais queimadinhas. Este processo se chama "casqueirar", ou seja, você vai casqueirando a carne. Se você não errou nada nesse processo todo, fica de comer falando palavrões. Eu mesmo já soltei vários puta-que-paris pra essa carne.

Da primeira vez, recomendo fazer sozinho ou num churrasco com menos gente. Você não vai querer errar numa festa pra 30 pessoas, vai?

IPDA: marromeno 14 reais uma peça de 3kg. Mega barato.
Rendimento: não tenha como a única carne no churrasco. Imaginando que fica pronta no final, alimenta uns 6 ou 7 caboclos.
Tempo de preparo: umas 8 latinhas. Adoro essa parte!

Comentários

  1. Che, muito fera! Sou fã de cupim e não fazia a mínima idéia de como prepará-lo. Só troco o teu "casqueirar" por lasquear :D

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala pagodeiro!!

    O cupim é mesmo um tesão. Só que precisa de paciência, se tirar antes ou muito depois ele fica um lixo..

    Ah, casqueirar é legal, vai.. mas lasquear funciona melhor, admito.

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel fiz da maneira que vc ensinou, e ficou perfeito parabéns pelas dicas vou fazer constantemente a diferença é que não fiz na churrasqueira e sim em uma lata de tinta com um pouco de carvão no fundo, ficou lindo e extremamente saboroso obrigado

      Excluir
    2. Eu asso cupim exatamente dá forma que vc descreveu e não perdi nenhum até hoje, mas o importante é fazer com alegria como você escreveu, quando se tem positividade tudo que se faz fica bom, quando compramos carne assada e o churrasqueiro estiver nervoso, e preferível não comprar a carne porque vai estar ruim, mesmo que a aparência esteja boa, Parabéns, não só pela receita mas principalmente a for.a animada e positiva de demonstrar a receita, Acredito que se vc fizesse um vídeo teoria e prática de assar um cupim vc faria um sussesso maior, teu otimismo e excencial

      Excluir
  3. o cara é bom me convidap uma dessas ai

    ResponderExcluir
  4. Fernando

    Beleza, aparece ae! hehehe

    abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Buda que o bariu !!!!!!!!!Ficou um tezão ,tá certo que eu já tinha tomado 283 latinhas de skol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel Rodrigues muito obrigado pelas dicas, segui todos os passos e o resultado final ficou lindo e muito saboroso, e diferença é que eu não fiz em uma churrasqueira e sim em uma lata de tinta ficou perfeito e super macio (derretendo) obrigado!!!

      Excluir
  6. Falou o senhor de todos os sortilégios!!

    Buda bariu. Mr M mariu e o Cupim Cupiu!

    É nóis mano!! E que viva a caixa de skol!!

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahaha amei suas dicas, sempre faço os churras daqui ( sou a menininha da churrasqueira rsrs) mas confesso que sempre tive medo de tentar o cupim pq ja comi cupins horriveis de duro, mas amanha tentarei desse modo ai. Thank u pelas dicas rsss

      Excluir
  7. esse é o melhor metodo de explicar algo

    ResponderExcluir
  8. Flavião

    Acho que não, cara. Qualquer garota que tem um poder de convencimento muito maior.hehehe

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. quem redigiu esse texto só pode ser uma ótima pessoa, um bom amigo e um expert na a´rea da churrasqueira, já havia feito cupim, o que ele escreveu pra mim, não tinha novidade, a não ser o carinho com que o fez.
    grande abraço a todos os churrasqueiros de plantões
    Gustavo Lucci

    ResponderExcluir
  10. Fala Gustavo, beleza?

    Valeu a força aí, cumpadi!! Mas eu não sou boa pessoa não, hehehehehehe


    Abração a todos os churrasqueiros, isso aí!!

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. bá,esse churrasqueiro é foda mesmo rsrsrsr,obrigado por postar essa receita!um abração

    ResponderExcluir
  12. Hahahaha

    Valeu ae, parceiro!! Apoios como o seu que me incentivam a escrever merda aqui hehe

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. a ta loko paguei 16R$ no cupim e agora n vo faze tudo isso n vo faze na panela da pressão q vi em outra receita e pronto n to podendo n, mas o cara é da hora putz junta c a fraudinha é dose

    ResponderExcluir
  14. Ludiana

    nao entendi muito bem, mas torço pro seu cupim ficar bom.

    dizem que fica bom na panela de pressão. nunca experimentei.


    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  15. Valeu ai colega, vou tentar fazer, vai ser a primeira vez,,,,,torce pra mim ai...
    blz...

    ResponderExcluir
  16. Matheus

    Vai tranquilo, é só vedar direitinho o celofane e ter paciência. O resto, a natureza cuida :-)

    Boa sorte, tou torcendo aqui

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. Vou tentar fazer um cupim esse domingo,mas tenho uma duvida? a minha churrasqueira e daquelas de tampa como é que vou fazer?
    Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilian, como vaii?

    Bom, nunca fiz o cupim na churrasqueira de tampoa, mas eu acho que você pode fazer até sem celofane nem nada, como se faz com a costela.

    Mas de qq maneira, pra não errar: enrola ela no celofane, mantem longe das chamas com a churraca aberta e tenha muita paciência, pois demora mesmo

    Boa sorte!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  19. Cara eu nunca li uma coisa tão ridícula na minha vida quer fazer em gracinha em tudo tsc.. tsc.. tsc...

    Boa Marcos Mion!

    Quanto ao sal junto com a carne no começo se erra pra mais esquece você fudeu tudo...

    Agora se você deixa ele na salmora de cerveja de um dia pro outro com mais alguns condimentos ai ele vai começa a falar verdadeiros palavrões na degustação.

    ResponderExcluir
  20. Anonimo querido

    Obrigado, mas eu não entendi nada do que você tentou escrever aí. afinal, você não gostou do que eu escrevi, foi isso?

    Quanto ao sal, você tá certo. Se errar pra mais, um abraço. Joga fora e pede uma pizza.

    Boa idéia essa de marinar na cerveja. Vou experimentar

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  21. Salve, salve parceiro! Mandou bem.

    Marcelo Moreira de Fortaleza

    ResponderExcluir
  22. Fala Marcelo, beleza?

    Valeu a força ae, camarada!

    Inveja de você que tá em Fortaleza. estou aqui em sp congelando

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  23. CHURRASCO É UMA ARTE! É PRA QUEM GOSTA DA FAMÍLIA DOS AMIGOS DE APRECIAR A VIDA. NÃO PRA QUEM SE AVENTURA, OU QUER SE APARECER SEM SABER.
    VC MANDA BEM!

    PARCEIRO MANDA AÍ UMA RECEITA DE COSTELA NA BRASA. FICO MUITO GRATO,

    Marcelo Moreira

    ResponderExcluir
  24. Velho! acredito que aqui hoje deva está com uma sensação térmica de uns 39 a 40º, sério! Hj é um belo dia pra comer caranguejo e tomar banho na praia do futuro. Seja convidado a vim aqui, irmãozinho.

    Marcelo Moreira

    ResponderExcluir
  25. Marcelo, beleza?

    Nossa, aqui está uns 11 graus. E olhe lá. Detesto isso, vejo minha churrasqueira no quintal, congelada e não posso usá-la. Não tem idéia da vontade que eu estou de preparar um costelão! hehehe

    Aqui tem receita sim, dá uma olhada nas tags, ou faz uma busca que você acha várias!

    Sobre a arte de fazer churrasco. Concordo, é uma arte. Mas uma arte que independe de dom, qualquer um pode aprender. O que acha?

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  26. Grande Daniel;

    Sempre fui um fã incondicional de Cupim, nunca me aventurei por achar dificil a empreitada... Achei o teu site e Fiz... CARALHO meu velho ficou de babar... A galera aqui de Floripa te saúda... Com certeza foi muito util e deliciosa... Parabéns...

    Abraços.

    Juliano Marcos de Farias

    ResponderExcluir
  27. Fala Juliano, beleza?

    Olha só, Floripa na área!! Que legal que o pessoal curtiu.

    Aproveita e na próxima vez, joga uns dentes de alho picotados dentro do celofane. Fica de lavar a alma

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  28. Fala aí Palmeirense!!!! Saudações Corinthianas rsrsrs.

    Ficou muito bom mesmo.

    Ah! O tempo de preparo é realmente oito latinhas rsrsrs

    Valeu! Abraço.

    Roberval Gavião Peixoto/SP

    ResponderExcluir
  29. Cara, vc disse que nao seria interessante errar um cupim numa festa com 30 pessoas. Achei interessante, pq estou no trabalho agora, saindo ás 14h e vou direto pra casa, onde vou dar uma festa e fazer o churrasco pra umas 50 pessoas! Ou seja. FU-DE-O!
    Ainda bem que comprei 5 picanhas e nessa eu nao costumo errar, fora linguiça, coxinha, pao de alho e o resto todo. ;)

    Mas, é isso. Boa sorte pra mim e vou seguir seu conselho. So que o tempo pra assar a peça, pra mim, sera de umas 12 latinhas. nao gosto de cerveja quente. rs

    abração!

    Contato: aqueiroz88@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Roberval

    Que legal que deu certo. O cupim é mesmo muito gostoso, né?

    Aliás, depois da ponta de agulha que fiz ontem, hoje acho que vou de cupim :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  31. Fala Anonimo

    Camarada, vai na fé que não tem erro. Veda direito o celofane, deixa no calor mas longe das labaredas e tenha paciência que esse bicho fica bom demais!!!

    Boa sorte no churras pra 50 pessoas, isso aí dá trabalho pra caramba!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  32. Segui tuas dicas e enrolei, apertei e cuidei com esmero da peça na churrasqueira.
    Divergi apenas no tempero. Segui a receita à moda Pato Bragato, que é assim:
    1 peça de cupim
    80 g de sal ou 8% do peso do cupim
    6 dentes de alho
    1 tomate sem pele e sem semente
    1 cebola média
    2 folhas de louro
    3 folhas de sálvia
    3 ramos médios de salsa
    2 talos de cebola verde
    1 copo (200 ml) de vinagre branco
    2 copos (400 ml) de vinho branco seco
    pimenta a gosto
    Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe de molho no mínimo 8 horas.

    Ficou tão bom que desconfio até que meu paladar foi influenciado pelas propriedades alucinógenas da sálvia.
    Bacana teu sitio, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  33. Fala Companheiro, beleza?

    Pela tua maneira de escrever, posso imaginar que estamos falando de um cupim d'além-mar, não?

    E pela receita, posso imaginar que se trata de um cupim extremamente saboroso. Gostei muito disso.

    Amanhã farei um churrasco de grandes proporções, para os amigos da minha filha. Olha onde eu fui me meter hehehehe..

    Bom, vou preparar o seu cupim para os pequenos ogros. Já estou ansioso.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  34. burro é uma m####...
    Eu leio os comments pelo Feed...
    Daí que lí esse do amigo Luso e fiquei encafifado... Ué...Desde quando o Parmerense tem "popiedadi rurá"????
    Vim no site ver do que se tratava e só depois que lí a resposta consegui entender...mas demorou um pouco....
    Falta carne na minha corrente sabguinea, com certeza...
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Falae Adriano

    hehehehe.. mas esse lance de faltar carne é fácil de resolver.. o feriado taí, parceiro!

    abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  36. Eu utilizo papel lumínio... Acho que também da pra usá-lo.

    ResponderExcluir
  37. Fala parceiro

    Sim, alumínio também resolve, sim. A diferença é que o celofane é mais eficiente. A carne fica pronta mais rápido, e você não perde NADA de líquidos, desde que feche direito.

    Mas, quem não tem cão, caça co gato. Alumínio mia nessa hora :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  38. Cara,
    Foi a melhor receita de cupim que achei, a narrativa foi excelente, como nunca vi antes. Mas sem dar muitas risadas, quantas latas de coca cola terei que tomar? kkkkk parei de beber depois de inumeras burradas. Valeu irmão foi muito boa mesmo.
    Vou fazer neste fim de semana.
    Haroldo Gonzaga
    hformagio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Grande Haroldo, tudo beleza aí?

    Que bom que se divertiu com a narrativa da casa :-)

    Olha, se abandonaste o álcool, faça a tua alegria com a coca cola, com o guaraná. Só recomendo cuidado com a Fanta Uva, essa costuma derrubar reputações das mais viris das almas :-)

    O tempo do refri é o mesmo da cerveja, se consumido com prazer e alegria.

    Bem-vindo, parceiro! Faça a receita, divirta-se e vamos nessa!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  40. Caro Daniel, tenho uma pequena peça de cupim ( meio quilo)para fazê-la na churrasqueira é o mesmo metodo? e o tempo? e as latinhas?

    ResponderExcluir
  41. Fala Marcos, tudo bem?

    Sim, o processo todo é o mesmo, sim. O tempo pode até ser um pouco menor, mas não precisa. Pode deixar ali umas 3 horas que ele vira uma manteiga.

    Boa sorte!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  42. fala ai companheiro meu marido é um ótimo churrasqueiro,amanhã ele fazer um cupim,depois eu te digo como ficou ele vai arrasar um abraço.

    ResponderExcluir
  43. Oi moça!

    Que bacana, tomara que o cupim fique legal. É uma carne deliciosa, se feita com carinho

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  44. Wellingthon Fidelis Starck18 de dezembro de 2010 às 15:26

    Grande Daniel....Parabéns pela maneira atenciosa em que passou a receita...show de bola..
    Mas,só podia ser Palmeirense né....hahaha...e Viva "Nóis"

    Wellingthon.

    ResponderExcluir
  45. Fala Wellington, beleza?

    Pelo tom da sua mensagem, você só pode ser curintiano hehehehehe

    Mas tudo bem, tem saúde e sabe escrever, né? Pra curintiano tá bom demais hehe

    Bem vindo, cara. apareça mais vezes

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  46. vou fazer pra ver se vai dar certo ,se não der,a culpa é da churrasqueira,rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  47. Parceiro

    Essa é a prerrogativa básica: meta a culpa na churraca e seja feliz :-)

    Se ficar bom, o mérito é seu

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  48. gostei muito da receita...vou fazer e depois falo se errei ou acertei! valeu

    ResponderExcluir
  49. Oi fernanda

    Boa sorte, tomara que fique bacana! Só vedar direitinho com o celofane que nao tem erro

    Boa sorte!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  50. gostei da sua dica vou tentar fazer domingo promixo.vlw DANIEL

    ResponderExcluir
  51. Gislene

    Fico feliz que gostou! Experimenta, o cupim fica mesmo uma delícia...

    Boa sorte, depois conta como ficou!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  52. Grande Daniel! Parabéns pela vitória do Verdão ontem!
    Meu Mengão tb tá detonando...

    Agora, falando de coisas sérias, eu faço o cupim com uma receita que aprendi no programa de uma certa jovem de outrora cheia de Botox etc etc etc.

    Eu duvidei e fiz, e sou idolatrado até hoje. Realmente fica de se comer aos palavrões.

    A única coisa diferente em relação à sua é que se usa sal fino. Enche-se a mão (que deve estar seca, ou seja, larga-se a lata de cerveja e seca-se a mão na roupa - a mulher adora essa parte) com sal fino comum e passa-sa na carne toda, tal qual reboco na parede. De resto, exatamente igual à sua.

    Uma vez fiz um de 3 kg e o esqueci na churrasqueira. Dezoito horas depois... Acredite se quiser, ficou SHOW!

    Tudo bem que quase enfartei quando me dei conta que havia esquecido no fogo... sorte que a gordura não saiu!

    ResponderExcluir
  53. Fala Gilson

    a apresentadora matinal, jovem de outrora bem outrora às vezes acerta a mão sim. Principalmente quando lê o Gato na Grelha HAHAHAHAHA.

    Boa idéia essa do sal fino. Eu tenho em casa um moedor de sal grosso, igual àqueles de pimenta, só que de sal grosso. Na próxima, vou experimentar assim...

    O cupim é demais mesmo, né? Se ele não perder a gordura, fica sensacional. Só não pode deixar secar, aí vira uma borracha.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  54. Grande mestre Daniel...
    Hoje é o grande dia, tou preparando para assar a Bixinho... vou seguir seus ensinamentos e lá pela uma hora vamos estar no melhor momento do dia. obs: Sou doas antigas nos temperos.. gosto de carne+sal+cerveja+certanejo... o resto é frescura.. ehehhe

    Abraço
    Junior Xavier

    ResponderExcluir
  55. Fala Junior, beleza?

    Po, vi a sua mensagem agora, bem na hora que o cupimzim deve estar ficando pronto...

    Tomara que tenha dado certo, parceiro!

    abs
    Daniel, com inveja do cupim alheio

    ResponderExcluir
  56. Beleza Daniel! Um cupim macio é muito bom!!So tive uma dúvida, pois li um artigo em que o camarada disse que precisa enrolar o cupim com 6 voltas nesse papel celofane pra churrasco! Que budega é essa? Quantas voltas em torno da carne espetada?, uma, duas, trez... Sou um camarada que gosto de fazer as coisas da melhor forma possível, muitos dizem ser perfeccionismo, mas quanto melhor, melhor, ok! um abraço!

    ResponderExcluir
  57. Fala compana

    Seguinte, esse negócio de enrolar 6x é bobagem. O lance mesmo é estar bem fechado. se tiver fechado, já era.

    Pra ficar mais fácil de vedar, é melhor não estar espetado. Embora eu tenha explicado diferente no post. Enfim, funciona do mesmo jeito, mas se você não tem a manha, faz sem espeto.

    Boa sorte ae!!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  58. ôpaaaaa!!!! Maravilha de Cupim... Já fiz uma vez e ficou bão, tava numa "churraca" de responsa, amanhã vou arriscar de novo, só que dessa vez numa dessas "churraquetas" de alpendre, será que vai dar certo?

    Abraços! Tilips - Itabira/MG

    ResponderExcluir
  59. E ae compana, beleza?

    A, dá certo sim.. Só ficar quente e não deixar pegar labareda que funciona sim.. eu já fiz cupim até em churrasqueira eletrica kkkk

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  60. Parceiro, valeu pela receita.

    Vou testar esse fds e te falo o resultado.

    A única coisa que vou acrescentar à receita é manteiga, vou deixar pegando o gosto de um dia para o outro.

    ResponderExcluir
  61. Fabio, parceiro...

    Vou te contar uma coisa.. eu acho, repito, acho que a manteiga deixaria o cupim muito engordurado. Já é uma carne gordurosa, pensa nisso..

    Geralmente, eu jogo um gole de cerveja na hora de fechar o celofane. Fica legal, viu..

    Depois me conta como ficou, beleza?

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  62. fera em...vou fazer hoje...acredito que vai ficar maravilhosa! abraço aos churras de plantão!

    ResponderExcluir
  63. Fala Parceiro, beleza?

    Cara, posso garantir: é só dar um jeito de vedar bem o celofane, que fica maravilhosa sim. O segredo taí: tempo na churraca e colefane fechado.

    Boa sorte, tomara que seu cupim fique tão bom quanto a vontade que eu estou de meter os dentes em um :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  64. Grande receita, adoro cupim, nunca fiz desse jeito, mas os seus comentários foram ótimos...dei muitas risadas.....Eu faço as vezes marinando no vinho branco seco, um pouco de pressão e forno....ou churrasqueira depois, pode ser inteiro ou fatiado para os mais apressadinhos..... Valeu
    Alexandre

    ResponderExcluir
  65. Alexandre, tudo bem?

    Que bom que gostou da maneira porca como eu escrevo as receitas aqui.. fico feliz :-)

    Essa de marinar no vinho branco é uma boa idéia, deve ficar legal sim... Estou me preparando pra fazer um cupim de forno, acho que vou usar essa sua idéia de fazer no vinho branco..

    Valeu compana!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  66. Cara, voce tem talento.
    Pra churrasqueiro, vou opinar depois que fizer o meu cupim domingo.
    Pra escrever, cara achei o máximo, você tem um texto muito divertido.

    grande abraço.

    Henrique

    ResponderExcluir
  67. Fala Henrique

    Obrigado, parceiro!!

    Que bom que se divertiu lendo. Não imagina o quanto eu me divirto escrevendo aqui!! hehehe

    Valeu! Vai na fé que o cupim fica bom também hehehe

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  68. Heheeh nunca foi tao engracado ler uma receita..rs...Parece um episodio de Family Guy...rsrs
    Já imaginou essa linguagem espirituosa num programa daqueles de culinária...rsrsrs... Parabéns!

    ResponderExcluir
  69. Falae Guilherme, tudo bem?

    Legal que vc curtiu. Fico feliz de saber que as pessoas se divertem lendo isso tanto quanto eu me divirto escrevendo.

    Valeu cara

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  70. ola, acabei de ler a sua receita de cupim e gostaria de saber se dar para fazer com o papel celofane no forno bem baixinho,meu marido quer inventar moda mas adorei sua receita,pena vc ser palmerense, pois nosso fluzão esta ai batendo na porta...tchau mariana viana

    ResponderExcluir
  71. Oi Mariana, tudo bem?

    Diante do atual cenário futebolístico do meu time, vou desconsiderar a parte do seu comentário que corresponde ao esporte bretão, ok?

    sobre o cupim, dá pra fazer no forno sim, sem problemas... Mas deixe o forno beeeem baixo, senão ele seca! Pra ajudar, antes de fechar o celofane, de uma golada de cerveja... Uma em você e outra no cupim. Fica ótimo!

    Boa sorte, tomara que o maridão curta a receita!

    Bjo
    Daniel

    ResponderExcluir
  72. Ola, fiz o cupim ficou maravilhoso,acredito que com a cerveja teria ficado melhor ainda, mas aprendi que não se pode deixar muito tempo no fogo eu deixei tres horas e ele ressecou um pouco, mas recebi elogios, o molho entao ficou de lamber os dedos e olha que não gosto de molho em carne...obrigada pela receita.Mariana

    ResponderExcluir
  73. Oi Mariana, tudo bem?

    Olha, se o cupim ficou seco, é porque o celofane não ficou bem fechado... O que não estraga a carne, mesmo, mas ele tem que ficar até meio cremoso, quando chega ao ponto...

    Na próxima, tenta fechar melhor, você vai sentir a diferença..

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  74. oi tudo em ordem? Sou Deymakson da Paraíba.

    Adorei a receita e a forma espontânea q vc nos ensina. Show de bola.
    Só tenho uma dúvida: existe alguma forma mais rápida de prepará-la ou sempre vai demorar em torno das 3 horas?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  75. Fala Deymakson, tudo beleza aí na Paraíba?

    Que bom que curtiu a maneira como ensino as receitas.. Fico feliz, obrigado!

    Bom, tem outras tecnicas sim, mas todas elas vão alterar o sabor do cupim.. Aí cabe a você decidir o que acha melhor fazer.

    Uma delas é embalar no celofane e colocar no forno baixo. Diminui esse tempo de calor de 3 pra umas 2 horas. Não ajuda muito, pra falar bem a real.

    Outra é colocar numa panela de pressão, com água, uma lata de cerveja e um tablete de caldo de carne. Depois de uns 40 minutos, tira tudo e bota na churraca. Fica gostoso tb, mas muda bastante o gosto do cupim..

    Boa sorte, parceiro

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  76. Bom dia Daniel!

    Parabéns por sua didática e gostaria de solucionar uma dúvida, quantas voltas na carne você dá com o celofane?

    Desde já agradeço sua atenção e desejo-lhe um feliz 2012!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  77. Felipe, tudo bem?

    Obrigado, espero poder ajudá-lo!

    Olha, eu costumo dar de duas a tres voltas na carne.. Não precisa de mais que isso, e se não fechar direito, não faz a panelinha de pressão dentro do celofane, que é o que interessa mesmo

    Abs e Feliz 2012 pra vc tb
    Daniel

    ResponderExcluir
  78. Sou eu da Paraíba novamente. Aqui tá tudo em ordem (fora o calor neh? rsrs).
    Bom queria saber como temperar a asa e o peito de frango para um churras amanhã (pode ser algo simples).

    Adoro a parte em que vc fala do tempo de preparo nas receitas, quase morro de rir. hehe

    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  79. Fala parceiro, beleza?

    Inveja de você que tá aí no calor.. aqui em sao paulo tá chovendo em pleno 31 de dezembro kkk

    Bom, aqui no blog mesmo tem algumas receitas de frango.. O peito eu não gosto muito, mas tempero de frango serve pra qq pedaço do bicho, né?

    eu gosto muito de temperar o frango com mostarda preta e mais alguns temperinhos.. Mas dá uma navegada pelo blog, tem vários temperos diferentes, vc acha um que te agrade..

    Boa sorte, depois conta se ficou legal

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  80. Saudações a todos!
    Segui o passo a passo, até pq não fazia ideia nenhuma de como preparar o cupim e deu certo!
    Show de bola !!! Obrigado

    ResponderExcluir
  81. Ow, parceiro

    Que bom que deu tudo certo por aí!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  82. Oi Daniel... Vim aqui relatar que meu cupim..rs... deu muito certo, fez um sucesso, corri o risco e fiz num churrasco para umas 30 pessoas, isso é que é ter certeza que daria certo né.. Valeu pela dica!

    Carol

    ResponderExcluir
  83. Oi Carol, como vai?

    caramba, garota, que coragem hein!!!

    parabéns, que bom que deu certo. O cupim é uma carne super dificil mesmo.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  84. É meu amigo fiz o cupim hoje, churrasco pra galera e tinha gente que nao comia cupim pois era uma carne dura...
    Mandei 4hs de fogo meia peça...
    Já tem gente querendo saber que dia que tem mais e como que fiz.
    Indiquei a "bibliografia" e agradeço a dismistificação do corte.
    Grande abraço
    Murta

    ResponderExcluir
  85. Fala Murta!!!

    Valeu pelas indicações, parceiro!!

    O cupim é mesmo uma delicia, mas pra fazer tem que ter paciencia... qualquer coisa menos do que 4 horas no fogo e a peça fica ruim mesmo

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  86. Grande Daniel!!!
    Cara adorei seu metodo e explicações... Nunca tinha feito um CUpim e confesso que estava com medo de não dar certo.. BOBAGEM!!! Ficou um TESÃO!!!??.. Obrigado pelas dicas.

    Abs,

    Sidnei

    ResponderExcluir
  87. Falae Sidnei!!!

    Que beleza!!!! Carnavalzão rolando e todo mundo com o dente do cupim do Sidnei kkkk

    Brincadeira!! Que bom que o cupim ficou legal.. Eu disse, é só ter paciencia que o bicho fica bom

    Valeu

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  88. Posso usar papel aluminio no lugar do celofane ?

    ResponderExcluir
  89. Camarada, fiz o cumpim hoje, que delícia! Fiz sucesso com a carne, todos elogiaram! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  90. Anonimo, querido

    Seguinte.. Se você embrulhar direitinho, pode. Mas o celofane é infinitamente superior.

    O que acontece com o aluminio é que, como ele não veda, a carne pede líquidos, que acabam por evaporar, secando a carne.

    Recomendo o celofane mesmo, viu..

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  91. Fala Werner, beleza?

    Poxa, quando eu era criança, tinha um amigo da escola chamado Werner.

    Que legal que o seu cupim fez sucesso.. essa carne é mesmo uma delícia, né? Se tiver paciência suficiente, fica um espetáculo mesmo..

    Obrigado!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  92. Fala Daniel,
    cara Fod... Minha esposa esta nesse momento convidando umas 30 pessoas para come r meu cupim.... E ai tenho uma peça só da? SOCORRO!!!!
    Abs
    Sidnei

    ResponderExcluir
  93. Fala Sidnei, beleza?

    Compana, uma peça de carne pra 30 pessoas não dá não... Se vc tiver outras carnes (e, em se tratando de uma carne que demora pacas pra ficar pronta), dá sim.

    Mas tenha mais que uma peça, apenas.

    Boa sorte aí! :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  94. 2 dicas que eu dou como bom churrasqueiro desde meus 8 anos de idade...hoje eu tenho 30 e uns rsrs.

    1º - Cupim bom é o cupim que tem bastante gordura. O cupim é uma carne como a costela, quanto mais gordura tiver mais macia e suculenta fica a carne.

    2º - Para que o cupim fique com um temperinho suave, isso mesmo eu disse "SUAVE" (afinal sou contra colocar temperos em carne de churrasco). Afinal churras é só sal e ponto final. Deixa o cupim da noite para o dia marinando com salsinha bem picada uns 3 punhados e tempero pronto arisco. Se for uma peça de 3 a 4 kilos pode por um pote inteiro (não vai salgar a carne relaxa). No dia seguinte tire o tempero e faça o mesmo procedimento descrito no blog exceto que não se deve colocar o sal grosso este vai por ultimo quando o cupim já estiver pronto. quando for dourar na grelha salpique um pouquinho se sal e bom apetite. Terá um cupim melhor do que qualquer outro que já comeu em qualquer outra churrascaria granfina.

    ResponderExcluir
  95. Fala Fábio, como vai?

    Po, que dicas preciosas, cara!!!

    Eu sempre procurei aquele cupim mais "marmorizado", aquele que vc ve os risquinhos de gordura nele. Agora vc realmente confirmou que é isso mesmo que tem que fazer.

    Sobre o tempero, eu juro que não entendi onde entra a salsicha nessa história, com o perdão do trocadilho kkkkkkk

    Mas parece legal esse tempero aí.. vou experimentar.

    Valeu pelas dicas, parceiro

    abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  96. Daniel, mto boa a dica! Preparei um na semana passada (Sem as dicas) e o cupim ficou duro... amanhã é o dia da vingança, com suas dicas! hahahaahahha! Deixa eu te perguntar.. será que eu posso colocar na grelha ao invés de usar o espeto? Pq o "projeto inteligente" da churrasqueira do prédio não previu que deveria haver suporte para o espeto do outro lado... Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  97. Fala Xará, beleza?

    Olha, na verdade, se você fizer na grelha fica muit mais fácil de acertar. Nessa receita da foto, eu ainda usava o espeto, depois aboli a idéia e agora faço sempre na grelha mesmo.

    O segredo é fechar a embalagem bem forte, pra não deixar escapar o vapor de lá de dentro quando a coisa estiver fervendo..

    Boa sorte com a vingança kkkk

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  98. Então... hj fiz o malvado, o tempero ficou bom, usei sal grosso e alho. Dei umas 6 voltas no celofane e prendi bem as pontas. Coloquei na grelha, a uns 90 cm do fogo e ele ficou lá por 4 horas. Eu virava de meia em meia hora. Contudo ele não ficou do jeito q eu queria, ficou um pouco seco e não consegui casquerar. Ele até dissolveu, mas não estava molhadinho. Será que eu deixei mto tempo? Será q o cupim era de qualidade ruim? Não consegui deixar mais alto.

    ResponderExcluir
  99. Falae Daniel!!

    Bom, provavelmente vc deixou o vapor escapar com essa coisa de virar. não precisa virar, não...

    Pq o vapor nada mais é do que a água do bicho, dentro da embalagem.. Se vc deixar escapar, seca mesmo..

    Na próxima vez, não precisa de 6 voltas, não.. Umas 3 ou 4, fecha mto bem as pontas e deixa ele quieto..

    O tempo se conta por 3 horas + 1 hora por Kg.

    abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  100. VOU TENTAR SE DER MERDA EU DIGO QUEM ENSINOU. ABRAÇO, CLICEU FERREIRA

    ResponderExcluir
  101. Fala Cliceu, beleza?

    Fica tranquilo. Se você disser que fui eu, eu meto a culpa em alguém..

    Mas nao tem erro, essa aí dá certo. o segredo é cuidar do celofane e ter paciencia

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  102. sei q e bom mesmo. pena q acordamos tarde p fazer ( e q fazemos o fogo em familia - com meus filhos)
    se quiser fazer um cupim tipo aperitivo em 5 minutos e so cortar um cupim nao magro em bifes finos e pedir ao açougueiro passar no batedouro de bifes mais de uma vez. assa no fogo bem alto, na grelha ou na chapa e serve fatiado com farinha.
    tempo: uma lata p fazer e outra p comer

    ResponderExcluir
  103. Fala parceiro, beleza?

    Excelente dica!! Ja tinha experimentado ele nesse esquema de bifinho, é realmente gostoso, mas acho que bater como bife antes é certeza de maciez..

    Valeu, vou experimentar com certeza :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  104. ae brother

    vou preparar esse cupim amanhã...acabei de chegar das compras....vamos ver como vai rolar esse cupim!

    abssss
    Wagner

    ResponderExcluir
  105. E ae Wagner, tudo bem?

    Mano.... keep calm and vai cupim que a coisa fica boa.

    Boa sorte, parceiro!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  106. Daniel, parabéns pelo seu post. Sou muito fã de cupim. Fiz o bichinho para a ceia de final de ano só que o assei no forno convencional, não quis encarar a churraca... O pessoal gostou bastante e não sobrou nada pro almoço de ano novo, mas ele ficou um pouquinho ressecadinho, não ficou tenro como eu queria, ainda que tenha ficado macio. Acredito que o forno o tenha deixado ressecado, a embalagem ficou bem fechadinha, não saiu nem um vaporzinho. Da próxima vez eu quero fazer na churraca, acho q vai ficar como eu quero; se for fazer no forno, vou deixá-lo menos tempo. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  107. Marcelo, tudo bem?

    Geralmente, alguns fatores fazem com que o cupim resseque..

    Um deles é o vazamento. Se não vazou nada, deixemos essa de lado.

    Outra é a temperatura, pode ter ficado alta demais. O cupim tem de ser assado bem devagar, em temperatura baixa..

    Pra facilitar, eu sempre mando um gole de cerveja dentro do celofane.. É certeza que fica molhadinho.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  108. Daniel, tudo bem sim, e você? Eu coloquei na temperatura mais baixa... O que eu acho que o ressecou é que eu o temperei com o tempero pronto, salgado, mais vinagre, limão e cerveja, e ficou a noite toda até o meio dia seguinte. Isso só já o desidratou... Aí ficou umas quatro horas de forno no fogo baixo. Concluindo, acho que menos tempo no forno ou se o fizer na churraca vai ficar show. Valeu de novo... Abraço.

    ResponderExcluir
  109. Marcelo, beleza?

    Cara, eu acho que esse limão, somado ao vinagre, deve ter destruido a gordura da carne durante a marinada.. Mas não sei.

    Acho que na churraca ficaria mais legal mesmo. Po, manda essa receita aí, pareceu bem saboroso..

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  110. Então, eu fiz um misto do que eu vi de comentários aqui mesmo! kkkkk... Peguei uns comentários de quem fez e falou que ficou bom... Peguei as suas dicas e embalei direitinho pra não sair nenhum vapor; pra temperar usei o tempero pronto completo (Arisco - só não pode usar o pote inteiro, como dito, porque senão fica muito salgado; eu usei metade em uma peça de 2,5 kg e ficou salgadinho); espremi um limão e meio, um pouco de vinagre (nem meio copo) e uma lata de cerveja; uma folha de salsa, uma cebolinha e umas duas de louro. Furei a carne, reguei-a com esse tempero e deixei marinando... O gosto ficou bom sim, foi bem avaliado (hehehe)... mas da próxima vez eu vou fazer como da sua receita, só no sal grosso, alho e cebola. Fica mais a minha cara! Valeu de novo!

    ResponderExcluir
  111. Caramba, Marcelo

    Deve ter ficado bom mesmo, cara.. Deu água na boca aqui.

    Vou experimentar, sem dúvida.

    Uma legítima receita de catadão do blog kkkk

    Valeu man

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  112. cara vc é um idiota,

    ResponderExcluir
  113. Jovem me diz uma coisa, consegui uma peça de cupim finalmente, foi um parto pra achar, tu acha que pode ir enrolado em papel alumínio (com certa folga pra gordura cozinhar) e ir preso na grelha??? Abraço pro amigo.

    ResponderExcluir
  114. Vinicius, td bem?

    Pode ser que de certo sim... Tem que fechar bem, a idéia é que ele cozinhe no próprio vapor.

    Depois conta se deu certo

    Boa sorte, man

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  115. Maurício disse : - meu irmão! fiz pra rapaziada aqui do RIO e ficou tão bom que nem cachorro comeu, só a cachorrada que bebe cerveja. valeu a dica . realmente é de falar palavrão a cada mordida. abraço.

    ResponderExcluir
  116. Fala Mauricio, beleza?

    Que bom que deu certo... comecei a ler o seu comentário e vc falou que nem o cachorro comeu. Achei que tinha ficado ruim e ia levar uma bronca agora kkkk

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  117. Fala ai Daniel.
    Cara, você deve gostar muito de tudo isso, nunca vi alguém com tanta disposição pra responder a todos os comentários. Estou com uma peça grande de cupim aqui e vou me arriscar também, más acho que o tempo de preparo vai de no minimo umas 38 latinhas....kkkkkk grande abraço.

    ResponderExcluir
  118. Falae JR, beleza?

    Cara, são dois fatores.. O primeiro é que eu gosto mesmo de churrasco. E o segundo é que eu gosto muito desse blog, da interação que temos aqui.. Se você notar, vai encontrar dicas até melhores do que as dos posts, nos comentários da galera. Fiz bons amigos aqui, gente que nem conheço pessoalmente, mas que está sempre em contato.. Isso é legal, faz tudo valer a pena.

    Valeu, seja bem-vindo, parceiro :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  119. Daniel, Bom Dia.
    primeiramente devo dizer que já fiz Cupim na panela de pressão (achei que ficou sem gosto e aguado) e já fiz também no papel alumínio (achei que ficou seco) após ler a sua receita resolvi tentar, confesso que não segui a risca, pois já tinha convidado mais de trinta pessoas e não bebo cerveja, somente Wisky com água de coco, mas vamos ao que interessa, coloquei conforme instruções e no finalzinho não sei se por deixado demais no fogo ou se eu bati alguma coisa no celofane acontece que o líquido secou e o celofane deu uma queimada, por sorte eu consegui tirar ele antes de acabar com o Cupim, tirei ele e a carne já estava cozida e começando a ressecar nem precisou deixar muito no fogo para começar a lasquear, da próxima vez tomarei mais cuidado mais vc está de parabéns pela receita e a forma didática de ensinar coloque mais receitas. Ps. Para aproveitar o fogo e o celofane coloquei também uma costela de ripa e aconteceu exatamente como descrito, pena que só foi uma ripa, da próxima vez colocarei ela inteira.

    Abraços. Ronaldo - Brasília

    ResponderExcluir
  120. Fala Ronaldo, tudo bem?

    Pelo seu descritivo, eu acho que o celofane não ficou muito vedado.. Nos dois casos, o que parece é que o celofane não ficou vedado, aí não faz pressão e a água evapora. Aí a peça seca mesmo e chega bem perto de ficar ruim.

    Uma dica legal pro cupim, quando ele seca, é cortar bem fininho e colocar na grelha. Aí você deixa ficar bem passadinho e corta em pedaços pequenos. Já fiz isso aí até na frigideira e funcionou legal..

    Feliz 2015, parceiro!!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  121. Gostei da receita!
    com papel aluminio da certo?

    ResponderExcluir
  122. Fala Gabriel, tudo bem?

    Acho que sim, parceiro. Mas você tem que fechar bem. O segredo do celofane é que ele veda a carne e não deixa os líquidos evaporarem. No alumínio, acho que evapora sim. Tem que fechar bem.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  123. Oi! Amanhã meu marido vai fazer cupim na brasa. Temperei a carne com alho e condimentos agora a noite. Só não botei sal pq ele comprou sal grosso e fiquei com medo de salgar. Não vi vc falando em alho em lugar nenhum... Tomara que de certo o que vamos fazer! Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  124. Oi, tudo bem?

    Verdade, eu não falei em alho... Mas pode colocar sim, sem dó. Ibclusive, alho com cupim funciona perfeitamente...

    Boa sorte. Só que toma cuidado com o sal, é bom colocar na marinada sim. Como é uma carne densa, pode ser que não pegue tão bem.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  125. Bom dia daniel!

    Será que da pra fazer naquela ''televisão de cachorro'' ? hahahahaha...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  126. Fala Matheus, tudo bem?

    Dá sim, certeza. Mas ainda assim, acho que não dá pra fugir do papel alumínio ou celofane..

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  127. Opa, estava procurando uma receita e achei esta sua, que parece formidável. Cupim é uma carne nobre e saborosa, que merece ser tratada com respeito. Vou testar com uma peça menor e depois assistir meu Avaí na Ressacada. hehehe. Abraços

    ResponderExcluir
  128. Grande Avaí, Alexandre!!!!

    Tem uma outra maneira de fazer que é bem legal.. Corta a peça em cortes finos e faz na churraca mesmo... Fica bem legal

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  129. Em Goiás e no interior de Minas e SP eles fazem o cupim no espeto, assado em fatias finas, servido bem passado também. Fica bom demais. Acho que é dessa maneira como vc tá descrevendo. Vou tentar colocar umas imagens dele depois de pronto:

    http://www.churrascariazebu.com.br/carnes/24/cupim-fatiado
    https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTpUdE5PQYHrzL4yekaDpbpstBqG_3cSG_QBbXIjx4_mb6WKSq14KQ-qnuS8A

    Essa churrascaria de Uberaba serve o cupim pré cozido, o fatiado e o defumado... Tem fotos no site.

    https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4Ax7N2_YAU8e4KKMKXZujaeUfL0C-v3fA_Gmim_BC5SJMLnUWzDcQnVi2


    http://1.bp.blogspot.com/_c4ILJ1vwdO4/TBLhdFUDdjI/AAAAAAAAAM4/icN4Cj_KYRs/s1600/Birigui+IX.jpg

    Reparem que a textura da carne depois de pronta fica bem diferente, pois não tem mais aquele aspecto de carne cozida,desfiando. Se a carne for boa, não fica nem de longe borrachudo. Nas churrascarias lá eles chamam de cupim fatiado pra diferenciar do outro, que pelo que entendi é pré cozido em panela de pressão ou nesse processo de celofane ou papel alumínio antes de ir pra chirrasqueira, além de ser assado inteiro, enquanto o outro é assado em fatias. Em rodízio por lá costumam servir os dois. Claro que só de olhar no espeto se vê a diferença, pois um vem a bola no espeto pra tirar as lascas e o outro vem as fatias. Alguns oferecem o cupim defumado ou maturado tbm. Mas o mais comum por lá nas churrascarias a la carte e em espetinhos de rua mesmo em qualquer cidade do interior é do tipo "fatiado", que não é não pré cozido.

    Sou de Goiás, mas moro em Manaus desde pequeno, e aqui só de faz o cupim pré cozido. E muito mal feito, por sinal. Em churrascaria, é jogar $ fora, não tem gosto de nada, parece um cozido de panela sem tempero. Não sabem fazer mesmo, só fazem em rodízio pra dizer que tem. Casas a la carte, por exemplo, nem trabalham com o corte. Levei um povo daqui em uma churrascaria em Goiânia pra experimentar o tal do cupim 100 dizia que comia quando era criança e era muito melhor... Aqui não tem nenhuma churrascaria que sirva assim, nunca tinham visto. Gamaram no trem. Agora vou ter que dar um jeito de fazer isso aqui.... Acho até que ser mais fácil e bem mais rápido que o outro, não?

    ResponderExcluir
  130. Falae Leonardo, tudo beleza?

    Cara, em primeiro lugar, obrigado pela quantidade de informação que colocou aqui. Agradeço :-)

    Man, o cupim é uma carne muito versátil. Demorei muito tempo pra entender como o cupim funciona, antes eu achava que a única maneira era essa do celofane.

    Acho que o principal a ser compreendido é o seguinte: a carne do cupim, em si, não é tão tão tão saborosa. Quem tem o sabor mesmo é a gordura. Só que a gordura é dura, então o segredo é extrair o gostoso da gordura usando ao mesmo tempo a textura fabulosa da carne.

    Então, você pode colocar a carne na pressão pra amaciar. Mas saiba que a gordura vai derreter e virar caldo. Então, tempera esse caldo, que vc mantem a carne saborosa. Uma cebola junto com ela na pressão, por exemplo. Depois vc pode mandar pra churraca, comer assim mesmo, tanto faz.

    Uma maneira muito legal que eu fiz o cupim é até surpreendente: corta o cupim cru em fatias finas (tipo bife mesmo) e põe na churraca quente, ou frita na chapa. Fica muito bom também.

    Estive conversando com um dono de lanchonete aqui em SP, e o cara deu uma dica super legal. Hamburger é 80% carne e 20% gordura, não é? Então, o cupim tem mais ou menos essa composição, não tem? Então mói ele e monta seu hamburger assim. Não experimentei, mas deve ficar uma delicia mesmo.

    Enfim, a gente vai vivendo e aprendendo kkk

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  131. Oi prazer gostei da dica estou trampando de churrasqueiro vai me ajudar muito....MEU zap 38998124280 gostaria de tirar umas dúvidas c vc

    ResponderExcluir
  132. tá com pressa espera a azinha. kkk churras na laje...

    ResponderExcluir
  133. Que beleza, Ronaldo!!

    Nao importa se é na churrasqueira, lata de tinta, roda de carroça ou qq lugar.. Se tem calor, é só meter a carne e boa!!

    Valeu man
    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  134. Adorei o texto! Muito bom,obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  135. Oi Daniele, tudo bem?

    Obrigado! Espero que o seu cupim tenha ficado bom :-)

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  136. Oi Lais, tudo bem?

    Ah, menina do churrasco é sempre uma menina corajosa. Ou tem um namorado preguiçoso hahahahah

    Boa sorte!! Esse cupim fica bom sim. Na hora de fechar o celofane, joga um pouco de cerveja preta que fica bem gostoso tb..

    Bom churras, moça

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  137. Bom dia Daniel! Primeira vez que entro em seu blog e já não quero mais sair daqui! Rsrsrsrs vou fazer essa receita de Cupim no domingão, muito obrigada pelas explicações! Show! Sucesso! Depois que passar a ressaca das cervejas eu posto aqui o resultado rsrsrsrs Valeu!

    Andressa Souza - RJ

    ResponderExcluir
  138. Oi Andressa, tudo bem?

    Que bom que gostou do blog.. Espero ter ajudado com alguma coisa :-)

    Me deu até vontade, acho que vou preparar um cupim nesse final de semana, viu.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  139. Fala parceiro (a), beleza?

    Eu tb acredito nisso. O humor, o carinho e o cuidado interferem diretamente no sabor da comida.

    Valeu, parça!

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  140. Boa tarde
    Estou fazendo um cupim temperado com leite!!!! Realmente essa carne é top Daniel!!! Valeu por sua dica também!!!!
    Donizeti

    ResponderExcluir
  141. Uia, conta esse receita de cupim com leite aí, brother...

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  142. Buenas tche!!
    Baita dica de preparo de cupim. Conhecimento só é valido quando compartilhado. Comer já comi várias vezes. Agora será a primeira vez que assarei. Tenho certeza que ficará ótimo com tuas informações.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  143. Buenas, Tchê!!!

    Os amigos gaúchos sempre marcando sua presença por aqui :-)

    Boa sorte com o cupim, mas uma dica que vai além do post: embala ele no celofane, mas sem o espeto. O ideal é que fique muito bem vedado. Vira tipo uma panelinha de pressão lá dentro.

    Bom churras, parceiro

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  144. Boa receita, mas que cara boca suja.
    Acho que pensa que a humanidade toda é igual a ele.

    ResponderExcluir
  145. Mas que filho da puta esse blogueiro, nao!!!

    Melhor pegar a porra dp google e ir ler qualquer bosta em outro blog menos cagado.

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.