Follow me on Twitter RSS FEED

Picanha ao alho sem nhaca

Nas categorias
No post anterior, falamos sobre como preparar a picanha em bifes, a coisa mais simples do mundo depois da pipoca de microondas. Então vamos dificultar essa receita um pouco, pra fazer uma delícia de lavar a alma.

Alho é bom pra caralho, mas te deixa com o estômago em frangalho e te faz virar um espantalho? Espante a rima ruim da sua vida, leia essa receita e seja feliz!

A Lu Monte, do Dia de Folga, já tinha me falado sobre um alho assado que ela certa vez experimentou. Segundo palavras dela, perfeito pra passar na torrada. Como esse negócio de torrada é coisa de mulherzinha e aqui o sistema é bruto, fiquei de inventar alguma coisa pra fazer com esse alho assado. E tinha que ser carne, senão podia pegar mal.

Pensei comigo mesmo: bora lá tacar esse alho na picanha, porque picanha com alho a gente sabe que funciona. E o resultado ficou animal, diferente da picanha com alho que a gente come na churrascaria, porque o alho é assado antes de grudar na picanha. Então ele fica levinho, dá um sabor muito bom à carne e você não fica com aquela sensação de que comeu um javali. vivo.

Prepara a picanha como indicado no post anterior. Só não põe ela no fogo, criatura. Vamos preparar o alho primeiro.

A idéia é assar o alho na churraca com casca, talo, tudo o que tem direito.  Aproveitei pra dar uns toques demoníacos ao cabeção do alho. Sigam-me os bons!

Pegue uma cabeça inteira de alho. Não desmonte ela, nem tire a casca, nem lave, nada. Só pra fazer uma maldade, passe uma colher de manteiga Aviação no exterior da cabeça (do alho, mente suja). Use manteiga Aviação, vale a pena gastar 2 reais a mais numa manteiga de qualidade. Se passou pela sua cabeça passar margarina ou qualquer merda light, pode parar de ler este blog agora mesmo e vai pro site da ana maria braga. Certamente você vai achar alguma receita de alho com mel e temperos indianos e outras merdas.


Assim que se faz a maldade. Põe uma manteiga boa e deixa todo mundo assar juntinho. 

Ok, passada a manteiga na cabeça, e embrulha com papel alumínio e joga na churraca pra assar. Pra funcionar mais rápido, você pode colocá-lo lá dentro da churraca mesmo, junto do carvão, numa beiradinha onde o fogo não vai torrá-lo. 

Deixa lá por aproximadamente 4 cervejas. Quando começar a ficar pronto, vai dar pra sentir o cheirinho de alho com manteiga.. bão demais!!

Quando você não agentar mais a tortura, retire do calor e abra o papel alumínio. Retire um dente do alho e abra pra ver a textura. O dente tem que sair facinho, e o alho em si tem que estar uma pasta, parecendo um patê. Se ainda estiver durinho, fecha e manda de novo pra brasa.


Essa foto nojenta é pra você saber a textura certa pro alho.
Se não estiver com essa aparência feiosa, ainda não tá bom.

Se estiver pastoso, basta passar no filé de picanha, dos dois lados. Não deixe o excesso de alho lá, não precisamos dele. Só o fato da pasta de alho passar sobre a carne já faz o milagre. E como o alho, uma vez assado, perde aquele ardido e fica até docinho (sério, experimenta um pouquinho), a carne fica com o sabor do bicho, mas sem aquela maldita nhaca que dá quando a gente come muito alho.

Espalha a pasta na carne e tira esses excessos.

Daqui pra frente o processo é normal: mete a carne na grelha, põe sal, vira, tira, corta e come. 

Depois vc me diz o resultado. É outro tipo de carne for dummies, porque a picanha não tem como errar, e nem o alho.  Só demora um pouquinho pra ficar pronto, porque tem que assar o alho antes. 

Mas vale a pena a espera, vai te fazer arrancar elogios das donzelas, vai por mim.

IPDA: quase o mesmo da picanha, o custo do alho é irrisório.
Tempo de cozimento: o alho leva umas 4 ou 5 brejas. A picanha, tá no post anterior.
Rendimento: depende do tamanho da picanha. Mas se prepara que fica bom e a galera avança!


35 comentários:

Lu Monte disse...

Fica uma delícia o tal do alho assado, né não? Adorei a dica de passar na picanha, vou pedir pro meu pai da próxima vez (eu NÃO faço churrasco, NÃO mexo em carne e NÃO como boi mugindo - pode me chamar de mulherzinha, hahahaha!).

Obrigada pelo link e parabéns pelo blog, que continua excelente!

Daniel Rodrigues disse...

Lu, tudo bem, não é todo mundo que gosta de carne mal-passada mesmo. Mas, daqui pra frente, esquece esse negócio de torradinha e passa o alho na carne. Mesmo que tenha que pedir isso pro pai.

Valeu!!

Vanessa disse...

Vou falar uma coisa: Um espetááááááculo esse alho na picanha!!! Eu particularmente detesto picanha com a lho, pq fica com gosto de alho com picanha, e a lambança tá feita: jogou-se a picanha no lixo, era melhor pegar qualquer bifinho sem vergonha pra estragar!
mas com esse alho assado, fica só um cheirinho de alho na carne, o sabor fica muito delicado ( comentário de mulherzinha ), e Lú, não resistimos, eu e a Dani passamos o alho na torrada e ficou muuuuuito bom!!! bela dica a sua!!

EDU disse...

Ficou show de bola a picanha com alho assado... O sabor do alho ficou bem leve, sem aquele bafão de alho que fica uma semana na boca... Minha patroa adorou, fiz mó média no feriadão com ela e os meus trutas... É a primeira vez que um palmeirense da uma dentro... rsrsrsrs...
Brincadeira... Abraço Daniel

ÔÔÔÔÔÔÔÔ o coringão voltou!!!!!!!!!

Daniel Rodrigues disse...

E aí, Edu, beleza?

Deixa só eu fazer uma observação: Edu, é a primeira vez que um CORINTIANO dá uma dentro. Questão de perspectiva, compana. hahaha

Que legal que a picanha ficou legal. Esse alho aí virou peça obrigatoria nos churrascos de casa.

Valeu a força
Abração
Daniel Rodrigues

EDU disse...

E ai Daniel, blz?

Concordo contigo(que esse alho vira peça obrigatoria no churras, não que é a primeira vez que um corinthiano da uma dentro...hehehe). Mas deixemos as questões futebolisticas de lado... Parabéns pelo blog e em breve vou fazer essa farofa de cebola pra mandar ver junto com o churras...

Daniel Rodrigues disse...

E ae Edu!!

Aproveita a farofa sim que ela fica boa. Usa uma manteiga, ou azeite extra-virgem pra fritar as coisinhas que não tem erro.

Já me disseram que ficaria legal colocar um ovo no meio de tudo, mas sinceramente, não experimentei.

Abração
Daniel Rodrigues

Anônimo disse...

karaka melhor que esta picanha so mesmo uma loira gostosa na minha cama ..

Daniel Rodrigues disse...

Pois é, parceiro. Tens toda a razão, mas fala baixinho senão a patroa me quebra aqui. hehehe

Abs
Daniel Rodrigues

Anônimo disse...

hahahaha um jeito inovador de passar as receitas, fiz gastronomia, sempre leio receitas chatas essas são as melhores hahaha

Daniel Rodrigues disse...

Fala companheiro!!!

Valeu ae!!!! Tb me divirto bastante escrevendo as receitas desse jeito, digamos.. delicado. hahaha

Me fala da faculdade de gastronomia.. tenho um certo interesse em voltar a estudar, mas acho que não teria saco pra uma faculdade muito teórica e tal.. Se não se incomoda de me contar a sua impressão, agradeço. E acho que mais gente aqui no blog tb gostaria.

Valeu a visita!!

Abração
Daniel Rodrigues

Dark Knight disse...

Gosto muito desse blog e já fiz umas experiências baseadas nele!! E hj o teste vai ser esse alho! Depois eu conto! Abraços!!

Daniel Rodrigues disse...

Dark Knight

Se você já fez algumas experiências por aqui, experimenta mais esta que é muito fácil e o resultado é animal

Valeu, depois conta como foi

Abs
Daniel Rodrigues

Danilo disse...

Daniel, eu ja fiz uma receita parecida, só q eu cortei a ponta do alho de forma q uma parte do alho fique exposta, aí coloquei bastante azeite e uns ramos de alecrim um pouco de sal grosso e envolvi no papel aluminio e coloquei pra assar, depois fiz o q vc disse fica animal mesmo.

Daniel Rodrigues disse...

Danilão

Cara, um leitor do blog que tá lá em cingapura me passou uma dica de fazer o alho com cerveja... eu experimentei e, brother, você não tem noção.

Me dá uns dias que eu escrevo aqui. Alho é um dos melhores temperos, que vai bem em qualquer comida!

Abs
Daniel

Danilo disse...

aí daniel, to esperando pela receita com cerveja. Tem coisa melhor no mundo? Cerveja, carne assada e alho. Só uma mulher do lado pra ficar perfeito. husashasu

Daniel Rodrigues disse...

Danilo

Fica tranquilo, essa semana vem

Abs
Daniel

Anônimo disse...

meu, tu escreve bem pra caralho. Curto ler suas postagens!
Abraco

Daniel Rodrigues disse...

Ae parceiro, obrigado!

Fico feliz!

Abs
Daniel

Mariana disse...

Hahaha, estou me divertindo com essas receitas... Pelo menos a leitura tá ótima, vamos saber o sabor logo logo....

Daniel Rodrigues disse...

Mariana

Alguma coisa aqui tinha que ficar minimamente decente, né? Aqui, se não funciona a receita, funciona a leitura.

Mas falando sério: a picanha fica melhor do que o post kkkk

Abs
Daniel

Anônimo disse...

GOSTO DO JEITO QUE ESCREVE,ENTREI NO TEU BLOG POR ACASO POIS TAVA PROCURANDO UMA RECEITA DE PEIXE ASSADO NA GRELHA COM CERTEZA ENCONTREI, GOSTEI E ME DIVERTI OBRIGADO.
TEMPO DE PREPARO VC FALA QUE É ALGUMAS CERVEJAS É QUE VC NÃO VIU MINHA MÃE TOMANDO É ASSUSTADOR ACHO QUE NÃO DA TEMPO NEM DELA SENTOR O GOSTO.RSRSRSRS.

Daniel Rodrigues disse...

Fala companheiro, beleza?

Obrigado pelas palavras, fico feliz que tenha gostado da maneira porca como escrevo as coisas por aqui :-)

Sobre a sua mãe... Bom, espero que ela mantenha esse apetite voraz longe da minha geladeira kkkk

Abs
Daniel

Isabel Silva disse...

Muito legal, você passa as receitas na maior simplas, gostei fácil de entender

Isabel Silva disse...

Em casa na maioria das vezes, quem pilota a churras sou eu, adoro gosto de fazer coisas diferentes, gostei do seu jeito de mostrar a receita me fez rir,legal.

Daniel Rodrigues disse...

Isabel

Mais uma vez, obrigado pelas palavras!

Pode experimentar essa picanha ao alho, essa receitinha é matadora mesmo.

Valeu!!

Abs
Daniel

Nuno Himura disse...

oi Daniel,

Parabens pelo blog, excelente!
Aqui em Portugal, passo o tempo a ler tudo o que postou, e a aprender aos poucos os segredos da picanha Brasileira ^^

Vou fazer um churrasco sábado..para cerca de 20 pessoas, recomenda a picanha com alho ? ou como é muita gente é mais seguro a normal , so com sal ? ( podem nao gostar da outra )

Abraço

Daniel Rodrigues disse...

Fala Nuno, tudo bem, parceiro?

Que bom que até em além-mar se gosta das pataquadas aqui do blog..

Conheço um pouco da deliciosa culinária portuguesa, e lembro que se usa bem o alho por aí, não?

Acho que podes tentar a picanha ao alho sim, amigo.. Acho que o pessoal vai gostar sim..

Boa sorte!

Abs
Daniel Rodrigues

Cassio Luiz do Amparo Pedro disse...

Daniel,

Só vou dizer uma coisa: SENSACIONAAAAAAALLLLL!!!

Cara, fiz essa picanha com alho pra mim e minha garota, meu amigo... o cheiro ficou tão bom que até minha sogra foi lá bicar e malocou um pedaço, ela ficou de cara!!!

Obrigado pela receita!!!

Daniel Rodrigues disse...

Fala Cassio, tudo bem?

Taaí uma receita que sempre faz sucesso.. Esse alhinho aí é uma delicia, né?

Valeu, man

Abs
Daniel

FaustiniJr disse...

Cara... ao invez de manteiga, coloca azeite... fica top!

FaustiniJr disse...

Ao invez de manteiga, poe Azeite!

Daniel Rodrigues disse...

Fala Faustini, beleza?

Cara, boa dica!! Vou experimentar sim, deu até água na boca

Valeu

abs
Daniel

Anônimo disse...

Tô organizando um churras de aniversário pro maridão , e pesquisando sobre o assunto, vim parar por aqui!
Ótima escrita, amo quando eu vejo a estima de tempo: 2 brejas kkk.
Parabéns pelo blog cara, e valeu pelas dicas, tô anotando tudo pro dia. Beijo!

Jessica Paloma
Pernambuco

Daniel Rodrigues disse...

Oi Jessica, tudo bem?

Que legal, tomara que as dicas sejam uteis pra você, e que o churras do maridão seja um sucesso!

Boa sorte!

Abs
Daniel

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.

Blog Widget by LinkWithin