Churrasco de galera - é carnaval!!!!

São 14:08 da tarde de sexta-feira antes do carnaval e eu estou no trabalho, malemolentemente procurando alguma atividade entre as muitas que tenho pra fazer que não me leve à fadiga, que não demore muito pra ficar pronta e, principalmente, que não abale o espírito de Pierrot que se apossou da minha alma (a ficar ali até quarta-feira de cinzas). Ou seja, de todas as muitas atividades que tenho a fazer, todas ficaram para quinta feira, depois do carnaval, quando devo reunir o que sobrou de mim para, finalmente, abrir o ano comercial nesse nosso Brasil varonil.

Diante de tal situação, a única atividade a qual Pierrot dentro de mim permite se submeter é a de escrever neste blog. E este blog não faz parte do meu trabalho, logo, torçamos para que o patrão nunca saiba da existência deste post. E vamos parar de falar de trabalho, que isso está me deixando cansado.

Carnaval é bagunça, é beber até cair e me dá um dinheiro aí, é beijar a mulher do próximo, desde que ele não esteja próximo, é olha a cabeleira do Zezé, é coitado do jacaré e é, claro, churrasco. Todo mundo vai fazer ou participar de algum churrasco nos próximos 4 dias que vêm por aí. E churrasco no carnaval é sempre de galera. E você, bom churrasqueiro, deve tomar alguns cuidados.

Quem leva a carne? Quem leva a cerveja?
Quando eu estava na quarta série, fazíamos os famosos bailinhos no quintal da casa de alguém. Quem nunca participou de um evento assim que taque o primeiro chinelo. E nessas festinhas, as meninas levavam os salgadinhos, e os meninos os refrigerantes (faz tempo que eu não participo de uma festa com refri, viu). Num churrasco, é um pouco diferente.

Pedir pro pessoal levar a carne é meio perigoso. O churrasqueiro sabe escolher uma boa carne, tem a estratégia de que tipo de carnes vai fazer, peças que saem rapidamente, peças que demoram um pouco mais.. Se você pede pra galera levar carne, todo mundo corre no supermercado e compra a maior peça mais barata. Aí o churrasco corre um sério risco de ficar ruim e a culpa é sua, parceiro. 

O ideal é instituir a regra de uma caixinha de breja por pessoa, ou por casal. Assim você gasta um tutu com as carnes, e a casa fica cheia de brejas. Tá, comprar carne pra um regimento inteiro do exército de Napoleão pode ser um preju. Nesse caso, recomendo que acione dois ou três amigos próximos, conhecedores de churrasco, e peça a eles que levem uma carninha. No final, acaba ficando razoável.

Tá, todo mundo foi bacana e levou breja.... mas tá quente, inevitável. Você, astuto leitor, ode se antecipar à intempérie. Pouco antes do pessoal chegar, compre uma ou duas caixinhas, um saco de gelo e monte um belo isopor PERTO DE VOCÊ. Não se esqueça de que todos levarão brejas, e como a casa é sua, a sobra também é sua. Ou seja, essas duas caixinhas podem ser consideradas investimento, e não prejuízo.

Assim, você será o detentor da cerveja gelada, vai tomar todas enquanto prepara a comida, e todo mundo que bebe vai conversar com você, porque entre uma pegada de breja e outra sempre rola um papo com o churrasqueiro.

Mais algumas dicas:
  1. Carne se come com a mão. Não sirva em pratos, sob o risco de elouquecer a sua mãe, patroa, empregada ou a você mesmo com a montanha de louça pós-churrasco;
  2. Tenha um telefone à mão e monitore a quantidade de cerveja e carne. Se notar que algo está pra acabar, ligue para aquele amigo que tá atrasado e peça a ele. Ninguém se nega;
  3. Procure comprar bastante carnes como fraldinha, maminha, frango, linguiça toscana.. que saem rapidamente e custam barato;
  4. Uma boa peça de ponta de agulha seria muito bem-vinda, não acha?
  5. Nos churras de galera, farofa, pão, esse tipo de coisa acaba sendo bem aceito. Não dá pra alimentar 300 de esparta só de carne, né?
  6. Fique bêbado. O mais que puder, cuidando apenas para não cair dentro da churrasqueira. Fora pode, sem problemas. É que dentro, queima :-P
Acho que já tá legal assim. Passou um tempão, entrei mais ainda no espírito de carnaval e minha única preocupação agora é arrumar algum motivo pra enrolar e não trabalhar mais, porque hoje. PAREI.

Bom carnaval a todos, que Deus olhe pelos vossos fígados, e que o patrão jamais leia este post.

Comentários

  1. Dá-lhe Daniel!! Pois então, hj é o dia (trabalho até as 19h00, mas como sou um dos donos, saio a hora que bem entender hehe, I must be jocking !!). Mas já comecei a esquentar os neurônios do princípio-meio-e-fim do churras do domingaço. Qual carne, brejas (só não vale estupidamente ...quente), o resto a gente embroma. Aí, é partir prô abraço.
    Bom Carnaval todos!

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Carlos

    Valeu a mensagem! Espero que o teu carnaval tenha sido tao bom quanto foi o meu.
    Ah, quanto a ser dono e sair na hora que bem entender, não se esqueça de que eu também posso estar brincando. Isso aqui é uma obra de ficção! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Fala Daniel!!!
    O "I must be jocking" explica tudo. São só amenidades.
    Abç
    Carlos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.