Muitos Danis e um pão de alho

Na minha turma tem Dani pra cacete. Eu sou Dani, a minha esposa é Dani. Tem a Dani do Pão (o Pão é uma pessoa, abordaremos esse assunto mais tarde). E tem o Daninho, o personagem desta fábula. 

Eu não sou de botar apelido, mas quando comecei a ver que a gente saía em 8 pessoas e apenas 4 nomes, achei que seria a hora de arrumar uma maneira de nos diferenciar. E chamei o Daniel de Daninho, afinal, eu sou grande e ele é pequeno. Mas o Daninho é um cara marrento, e na primeira oportunidade me chamou de Daninho de volta. E pegou o apelido. Nele e em mim. Ou seja, era pra diferenciar os dois, e confundimos mais ainda. E no final, temos 2 Danielas e 2 Daniéis que na verdade são 2 Daninhos, e no meio dessa bagunça a gente se entende. 

Pois ontem eu estava me preparando pro futebol quando o Daninho me ligou. Antes que você me pergunte, eu respondo: sim, eu jogo bola. várias vezes por semana. Lendo esse blog, dá pra imaginar que eu faço churrasco e tomo cerveja com uma certa frequencia, certo? Pois então, pra evitar que minha circunferência abdominal se assemelhe a de um barril, um cofre ou até um piano, eu jogo bola, no mínimo duas vezes por semana. Recomendo a todos os que lêem esse blog com o mesmo entusiasmo com que escrevo: pratiquem esporte! 

Voltando ao Daninho. Ele me ligou com péssimas intenções. Seguindo a nova lei do SAC, pedi a gravação e transcrevo aqui o diálogo:

Daninho ele: Daninhô, ce vai no futebas hoje?
Daninho eu: Vou, cara. Não sei se jogo porque meu tornozelo tá uma velha, mas pelo menos vou no campo.
Daninho ele: Tem certeza? (bote aí uma entonação maliciosa)
Daninho eu: Diz aí o que que você tem nessa mente maldita.
Daninho ele: Tem vinte e tantas cervejas na geladeira de casa pedindo pra serem consumidas.
Daninho eu: 20h30?
Daninho ele: 20h30.

Tá feita a merda. Na sequencia, chega um e-mail de daninho.thome@empresafodona.com.br (Daninho é um folião, mas no horário comercial se disfarça de advogado de uma mega empresa) sugerindo um tal pão de alho com uma receita anexa. Meu primeiro pensamento foi: receita é o escambau, pão de alho se compra pronto. Resolvi abrir o anexo e aí mudou tudo. O que se segue é uma receita de fazer a ana maria braga chorar! 

Façamos igual à novela, quando alguém viaja daqui pra Índia: entra no avião / cena de paisagem / desce do avião. Assim, pulemos para a pia da minha casa, já preparando o pão de alho. Só peça ao piloto pra fazer uma paradinha na padoca e providencie alguns pães. Como a receita é boa, compre logo uma dúzia. 

O lance é o seguinte. Você tem que fazer uma pasta nojenta pra passar no pão (o francês, e não o meu amigo).  Taque, num pote, 4 colheres de maionese. Sabe aqueles saquinhos de catupiry que tem uns 500g? Espreme meio daquele junto da maionese. Catupiry do bom ajuda a receita a ficar melhor, assim como todo e qualquer ingrediente que você usar. O próximo é o azeite, joga ali umas 2 colheres de sopa, mas não vá medir com a colherinha, hein! Macho que é macho põe os ingredientes no olho mesmo!

Picote 2 dentes de alho em pedaços bem pequenos. Seja paciente na hora de cortar, os pedaços menores ajudam a ficar mais legal. Se você é daqueles que adora um bafão de alho, pode colocar 3 dentes. Mistura tudo. 

Adendo => eu aaaacho que um tequinho de orégano ajudaria a ficar animal, mas eu não posso dar certeza, porque eu não experimentei.

Adendo 2 => eu também aaaaacho que passar uma manteiga na parte de fora do pão, e salpicar um pouco de alho frito deve ajudar a ficar mais animal ainda. Mas, como isso aqui é um adendo e eu não preparei assim, eu tou chutando e não posso garantir o sucesso.

Agora é o básico, abre o pão, passa isso lá dentro, manda pra churraca, quando começar a queimar a casquinha do pão, corta em pedaços pequenos e serve. 

Ah, as fotos dessa receita estão no celular do Daninho. Embora eu já as tenha pedido, ele ainda não mandou. Coisa de advogado, isso.. Quem quiser reclamar, daninho.thome@empresafodona.com.br.

Dica: Pão com alho faz o diabo de sujeira. Não seja besta de encher a tábua de migalha e depois deitar a picanha ali. É uma picanha, e não um sanduíche, ok? Não custa nada ter uma tábua e uma faca extras especialmente pra cortar o pão.

Preço: Pra mim saiu de graça, o Daninho comprou tudo. Chorem os que não tem um amigo desse. Quem quiser, me procura que eu passo o e-mail dele :-)
Tempo de preparo: Uma breja na cozinha, outra na churraca. Demore pra preparar e tome 2 brejas na cozinha.
Rendimento: Em 4 pessoas, comemos 6 pães, e ainda tinha carne. Se prepara porque é muito gostoso, a galera come de rodo.

Comentários

  1. Daninho, semana que vem lhe passo as fotos.
    abs
    Daninho. :-)

    ResponderExcluir
  2. Daninho
    Só acredito vendo. hahaha

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. daniel, deixa ver se entendi direito...
    vc abre o pao ao meio, como quem vai fazer um sanduiche..
    lambreca o troço e fecha prá colocar na churrasqueira ou vc coloca aberto, com o miolo prá cima?
    'vc acha que daria certo fazer como nos pàes-de-alho comerciais, ou seja, pequenos corte no alto do pao e nos vàos colocar o creme?
    amanhã, se tudo der certo, tenho que comemorar minha aprovação na banca de mestrado, e vou fazer um churras prumas 50 pessoas....fazer, não..comandar...pq amanhã eu quero me embriagar...
    hehehhe
    grande abraço e veja se atualiza mais o blog....
    adriano martins
    umuarama-pr

    ResponderExcluir
  4. Adriano, tudo bem, man?

    Em primeiro lugar, meus parabéns pelo mestrado, estamos aqui com o maior pensamento positivo pro teu lado. Afinal, um mestrado vai te ajudar a ganhar mais dindin, que vai te ajudar a fazer mais churrasco, e aí a gente fica feliz. Espero mesmo que você tenha motivos pra derreter o seu fígado de cachaça e de alegria amanhã. Tamos contigo, garotão!

    Bom, na última vez que fiz o pão de alho foi naquele churras de 40 pessoas. Como não tinha muito tempo pra preparar os pães, e nem muito espaço na grelha, eu rancava a tampinha dele (escolhe um dos lados e corta, fazendo com que o pão pareça uma caneca), metia o dedo lá dentro pra abrir espaço e sapecava uma colherada do alho lá dentro. Depois só dava uma passadinha por fora pra dourar e boa.

    Você pode abrir tb, a minha esposa diz que fica mais gostoso, pq dá uma torrada no molho de alho. Só não faça como os comerciais. Isso porque o alho do pão comercial seca e não faz nojeira, mas como temos catupiry, o nosso não vai secar tanto. E é bom ter como pegar o pão pra comer sem fazer lambança.

    Faça mesmo, esse pãozinho vai fazer a alegria da mulherada. Recomendo também a alcatrinha de porco com limão, a galera curte basntante.

    Quanto a atualizar o blog... tenho feito o possível, compana. Tenho várias receitas que eu fiz, fotografei, mas não dá tempo de escrever. Às vezes o trampo mata a gente. Vou tentar dar um gás nos próximos dias.

    O que mais vale em tudo isso são palavras de incentivo de gente como você. Isso é demais, agradeço imensamente.

    Valeu man! Boa sorte ae!!
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Grande Daniel! Mandei ver no churras de apartamento ontem, com direito a 3 dicas aqui do teu blog... Vou comentar nos 3 posts em separado, ok?

    Sobre o pão com alho!

    1º - Com preguiça de sair de casa, substituí o catupiry por requeijão cremoso (de boa qualidade), sem problema algum.

    2º - Um pouquinho de orégano fez um bom complemento à mistura, como você previu.

    3º - É bem diferente do tradicional pão de alho, mas tão bom quanto.

    4º - Comi pra caramba!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Graaande Alexandre!!

    Legal que você curtiu.. Você fez no apartamento com churraca de carvão ou elétrica? Se foi na elétrica é uma novidade pra mim, não imaginei que ficaria legal.

    Valeu pela confirmação do chute do orégano. Na próxima vez vou experimentar sim. Orégano é foda, onde você põe fica bom :-)

    Abração man!!
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Foi na elétrica... e por isso, todo cuidado é pouco pra não queimar o pão...

    Como a resistência fica muito perto da grelha, deve-se diminuir a temperatura (se houver controle).

    Como a minha não tem este controle, faço uma "gambiarra" pra colocar um "segundo andar", com outra grelha uns 10cm acima das carnes... Dá um cheirinho de churras no pão, esquenta por igual, e garante que o fundo não vai virar carvão.

    (tá bom, já que falei em queimar o pão novamente, eu admito: queimei na primeira tentativa hehehe)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Opa, agora senti firmeza!! Gambiarra pra churraca elétrica ficar com 2 andares é coisa de gente que entende. hehe

    Vou experimentar essa gambi no ap da praia, lá só tenho uma elétrica (o ap é o segundo andar, se eu ligar um carvão, defumo os 11 vizinhos de cima hehe).

    Quanto a queimar o pão, parceiro.. Acontece! O pão é chato pra fazer pq vc tem que ficar atento a ele, pq queima rapidinho. Se você esquecer, queima mesmo.

    Falou man! Vou experimentar a gambi do segundo andar no próximo feriado e conto o resultado.
    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Fiz essa receita hoje e ficou excelente! Só que coloquei salsinha além de orégano. Ficou bom demássss!!!

    E fiz com o pão aberto mesmo. Dei uma torradinha no molho de alho e foi sucesso total!

    ResponderExcluir
  10. Fala Dênis!!

    Fica bacana, né? Sou fã desse pãozinho.

    Na última vez que fiz, cortei o pão e fatias, ficou mais fácil de manusear mesmo.

    Vou experimentar com a salsinha, deve ficar gostoso mesmo, valeu pela dica!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Aeee Daniel, blz cara ? É a primeira vez que entro aqui no teu blog. Bom, é o seguinte, vamos juntar uns amigos, umas 15 pessoas e iremos fazer um churrasco num sítio neste domingo (04/12). Gostaria de umas dicas sua,quantidade, carnes boas, simples de fazer, e baratas, afinal o orçamento tá curto. rs Tô vendo que vc entende do negócio, por isto resolvi pedir esta força, se puder me ajudar, eu agradeço.
    O churras é tranquilo, mulekada, não é nada profissional, aliás, eles mais falam na cerveja do que nas carnes, mas enfim ....rs
    Parabéns pelo blog, muito maneiro !
    Abraços,

    Danilo
    São Paulo

    ResponderExcluir
  12. Fala Danilo, beleza?

    Po, pena que o tempo deu essa virada, né? Tomara que São Pedro não mande água no seu churrasco..

    Sobre as dicas, tem um post que eu escrevi chamado "como eu fiz um churrasco pra 40 pessoas com R$175". Acha ele aí na busca, que lá tem dica pra tudo, parceiro. Os preços estão um pouco desatualizados, pois escrevi isso em 2009.. Mas ainda dá parametro sim.

    Valeu, cara

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  13. Adorei a receita....vou fzr no meu niver de 26 aninhos...

    bju bju

    ResponderExcluir
  14. Oi Nathy, tudo bem?

    Essa receita é ótima mesmo... Isso aí vira tipo um patezinho de alho, dá pra servir com torradas, várias coisas... Nem precisa, necessariamente, colocar na churraca. Apesar de ser a melhor forma pra receita, claro..

    Parabéns, bjo!!
    Daniel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Torrou a picanha? Fez a receita e não deu certo? Dúvidas, sugestões, vai encarar? Escreve aí o que quer, mas não coloca propaganda que isso aqui não é a casa da sogra.